16 de abril de 2024
Geral

Sociedade civil e entidades importantes se unem na luta por mais leitos de UTI Infantil no RN

Na noite da última sexta-feira, 13, o Ministério Público do Rio Grande do Norte, a Defensoria Pública, Amico (Associação dos Amigos do Coração da Criança), OAB, Gaac, Neurinho, Instituto do Bem, Rotary Internacional, Pastoral da Criança, Grupo Fraternidade Cristã, médicos e demais profissionais da Saúde e a sociedade civil estiveram juntos na quarta reunião do #CriançaViva.

O movimento que há um mês foi criado após um chamado do anestesista e presidente da Amico, Madson Vidal, clama pela instalação de mais leitos de UTI infantil (Neo e pediátricos), públicos e privados, em todo o Estado.

Trata-se de uma luta apartidária hercúlea , uma vez que as estatísticas que estão sendo apresentadas (pelos profissionais que vivem a situação) e de acordo com o que preconiza as Sociedades de Pediatria e o Ministério da Saúde, nos dias de hoje, aqui no RN só há 1/6 dos leitos necessários para a população pediátrica do Estado.

São apenas 38 leitos, quando precisamos de 246. E diante do que parece ser simples números, crianças morrem TODOS OS DIAS, devido a este déficit. Os pediatras intensivistas, que enfrentam esse cotidiano, relatam que estamos vivendo uma medicina de guerra, escolhendo – a todo instante – quem vai ter a chance de viver e quem vai morrer. O setor público está em frangalhos e – pasmem – o setor privado em uma situação pior.

“Não há um só plantão em que não haja procura por leito de UTI, seja neo ou pediátrica. É péssimo ver crianças, bebês precisando de um leito para sobreviver e você sequer ter um ponto de oxigênio para oferecer”, lamenta Ruy Júnior, pediatra intensivista.

Para complicar ainda mais essa situação, as seis (6) vagas de UTI do PAPI estão fechadas até que o processo de negociação para a venda com o grupo Ritz esteja solidificado. O que significa que, com exceção do Convênio Hapvida – que possui UTIs Neo e pediátricas próprias – qualquer criança que precise de cuidados intensivos, seja ela minha ou de um político do mais alto escalão, seja do plano de saúde A, B, ou C, Golden, Platinum, Air, seja particular, assim como no SUS, terá de seguir para outro Estado.

Mas nem todas as notícias são desanimadoras, em apenas um mês, por meio do movimento #CriançaViva, pessoas e instituições já se engajaram e a causa está sendo ampliada. Tanto que alguns objetivos já estão sendo atingidos:

– Ação civil pública para abertura dos leitos de UTI fechados no HUOL;

– Ação civil pública contra a Unimed (contratualizar ou construir leitos de UTI em sua unidade própria);

– Ação civil pública contra a AMIL (para contratualizar e construir em sua unidade próprias leitos de UTI);

– Audiência na Promotoria de Defesa do Consumidor com todos os planos de saúde que atuam no RN;

– Audiência pública na Câmara Municipal de Natal, proposta pela vereadora Júlia Arruda, sobre as deficiências da assistência intensiva pediátrica (dia 25/05);

– Campanha para valorização dos profissionais de Saúde;

  • Já estamos em contato com a chefe da Casa Civil do RN, Dra. Tatiana Mendes Cunha, para termos o mais breve, audiência com o governador, provavelmente na próxima semana, com a seguinte pauta:

Ampliação dos 6 leitos do Walfredo e do hospital da polícia para 10 leitos)
Abertura de 10 leitos neo prontos no hospital Santa Catarina.
Transferência das unidades dos pacientes crônicos do Hospital Maria Alice Fernandes para o Hospital Dra. Giselda Trigueiro, para ampliar os leitos do HMAF.
Melhorias físicas da UTI do Hospital Maria Alice Fernandes e melhorias da assistência.