28 de março de 2024
Sem categoria

Solenidade marca comemorações pelo Dia do Aviador na ALRN‏

O Dia do Aviador, comemorado no próximo dia 23, foi lembrado na Assembleia Legislativa do RN (ALRN) numa iniciativa do presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PROS). A solenidade aconteceu esta manhã (20) e contou com a presença de representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e de autoridades dos diversos segmentos da sociedade civil.

A data foi instituída no dia em que o brasileiro Albert Santos Dumont sobrevoou, no ano de 1906, o Campo de Bagatelle, em Paris, com o 14 Bis, transformando em realidade o sonho de o homem voar.

“Desde então, o progresso da aviação foi uma conquista cada vez maior, encurtando distâncias e dirimindo fronteiras. É para nós uma grande honra prestar esta homenagem a Santos Dumont, à FAB e aos integrantes da Base Aérea de Natal (BANT) que há mais de 70 anos tem bons serviços prestados ao povo potiguar”, disse Motta.

Representando a BANT, o Comandante da Primeira Força Aérea, brigadeiro-do-ar Hudson Costa Potiguara, falou sobre a missão da FAB, que tanto leva alimentos, saúde e esperança aos vitimados ou desassistidos, quanto defende o espaço aéreo: “Levamos a bordo a responsabilidade e a missão, que tem uma tradição de glórias conseguidas em favor das batalhas e que tanto orgulho traz ao povo brasileiro”, disse.

O comandante afirmou que as asas treinadas para a defesa do espaço aéreo brasileiro, formadas por homens e mulheres que atuam nos mais diversos setores, protegendo o País e levando ajuda humanitária, tem o respeito no contexto nacional e internacional.

Ricardo Motta disse que a FAB merece todas as homenagens por mostrar seu valor nas ações mais diversas, seja nas operações de ajuda humanitária de que já participou em outros países, quanto na ajuda às populações dos rincões do País. “O Brasil que gerou Santos Dumont também se orgulha de ser um dos maiores inovadores na tecnologia e no aperfeiçoamento dos equipamentos e aeronaves. Em parceria com a Aeronáutica, a Embraer vem desenvolvendo projetos de ponta que tem o reconhecimento das maiores potências mundiais”, afirmou.

Foto: João Gilberto

z