20 de abril de 2024
Geral

Spray nasal contra Covid e influenza chegará ao Brasil em fevereiro

Buscando novas formas de proteção contra a Covid-19 e suas variantes, o primeiro lote de spray nasal contra infecções do coronavírus e influenza está previsto para chegar ao Brasil em fevereiro deste ano. O produto promete proteger até 99% contra os vírus que entram nas células do nariz, e a expectativa é que esteja disponível nas farmácias de todo o país a partir da última semana do mês que vem.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a solicitação da Belcher Farmacêutica no início de janeiro, autorizando o registro e distribuição do Spray Nasal Taffix. O medicamento é fabricado pela biofarmacêutica israelense Nasus Pharma.

“Assim que a pessoa aplica o spray, uma camada de gel ultrafina é formada na mucosa nasal. Essa proteção evita que até 99% dos vírus entrem nas células presentes no nariz, que é a principal porta de entrada para a transmissão da Covid-19 e outras doenças virais”, explica Dália Meggido, CEO da Nasus Pharma.

De acordo com a fabricante, essa camada protetora é formada 50 segundos após a inalação e assegura uma proteção contínua contra os vírus respiratórios por 5 horas. As evidências de proteção foram comprovadas por meio de vários estudos laboratoriais, entre eles os realizados na Universidade da Virgínia e pelo Ministério da Saúde de Israel.

A farmacêutica da Belcher, Camila Felix, conta que os estudos que comprovam a eficácia do produto já foram revisados e publicados em revistas científicas. Ela explica que a fórmula ainda reduz o pH da mucosa nasal para 3,5: além de criar um escudo para o contágio, torna o ambiente hostil ao vírus, que não consegue sobreviver.

“Dessa forma, o Taffix fornece uma proteção mecânica e química capaz de inativar os vírus frequentemente encontrados e transportados pelo ar, entre eles o Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19 e o vírus influenza, responsável pela H3N2. O Taffix não só impede a entrada, mas também mata o vírus”, esclarece a farmacêutica.

Comercialização

O produto já é comercializado em mais de 30 países, e poderá ser encontrado em farmácias do Brasil. Não será necessária receita médica para a compra do medicamento, apenas para menores de 12 anos e gestantes. A recomendação de uso de máscaras deve ser mantida. O remédio não substitui a vacina contra a Covid-19.

One thought on “Spray nasal contra Covid e influenza chegará ao Brasil em fevereiro

  • Fernanda Bonomo

    Olá, Heitor. Não consegui contato com você, por isso farei aqui um comentário. Seria possível, por gentileza, alterar o texto? É que o spray não é medicamento nem remédio, mas produto para a saúde. Abaixo, uma nota em que explicamos melhor.

    A Belcher Farmacêutica esclarece e reforça que o Taffix, spray nasal que auxilia na proteção contra a infecção por coronavírus, Influenza e vírus em geral, não se configura como um medicamento. Trata-se de um spray nasal em pó que se transforma em um gel na cavidade nasal e cria uma barreira ativa para proteger e desativar os vírus frequentemente encontrados e transportados pelo ar. O spray, portanto, se enquadra como um PRODUTO PARA SAÚDE (CORRELATO) de acordo com as normativas e regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    O Taffix caracteriza-se, ainda, como um produto para saúde de classe II, considerado de médio risco e classificado como uma barreira mecânica protetora contra alérgenos e vírus dentro da cavidade nasal. Dessa forma, o spray não se enquadra como um medicamento e não apresenta finalidade terapêutica, curativa ou diagnóstica.

    A Anvisa deferiu o pedido da Belcher Farmacêutica no início de janeiro, autorizando a notificação e comercialização do Taffix. O spray é fabricado pela biofarmacêutica israelense Nasus Pharma.

    Qualquer dúvida, estamos no [email protected]

    Belcher Farmacêutica

Fechado para comentários.