25 de abril de 2024
Poder

Subprocurador-Geral da República pede retomada das investigações da Operação Dama de Espadas ao STF

Em meio a tantos escândalos políticos pelo Brasil afora, um já conhecido no Rio Grande do Norte volta à tona: a Operação Dama de Espadas, que investiga suposto desvio de mais de R$ 5 milhões da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, sob o comando da então da Procuradora-Geral da Casa, Rita das Mercês Reinaldo.

A novidade em torno do caso é que o subprocurador-geral da República, Edson Oliveira de Almeida, encaminhou voto ao Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), opinando pela retomada das investigações.

Segundo informações conseguidas pela Tribuna do Norte, a Procuradoria da República ainda foi favorável a extinção das reclamações feitas pelas Procuradorias Gerais do Estado e da Assembleia Legislativa, que juntas alegaram a incompetência do juízo de primeiro grau que autorizou a investigação dos atos supostamente ilícitos cometidos no âmbito da Assembleia Legislativa do RN.

A investigação é referente aos anos de 2006 a 2011, período em que a Assembleia Legislativa era presidida pelo hoje governador Robinson Faria (PSD), que até então não é réu no processo, mas já teve áudios divulgados revelando a preocupação de Robinson com a Operação Dama de Espadas.

O principal trecho de conversa entre Rita das Mercês e o então candidato Robinson Faria, nestes áudios, ocorre no dia 26 de agosto de 2014, no fim de tarde. Servidores da Assembleia já estavam sendo intimados pelo MPE para esclarecer fatos da investigação. Robinson Faria pediu detalhes acerca da investigação do Ministério Público Estadual e questionou se “o nosso amigo” sabia de alguma coisa. O termo parece ser usado em substituição ao nome do procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis.

Clique aqui e escute os áudios entre Robinson e Rita das Mercês.

z