20 de abril de 2024
Cultura

Tropicália dá o tom na abertura do Festival Literário de Natal 2017

Os 50 anos da Tropicália deram o tom maior na noite de abertura do Festival Literário de Natal (Flin) 2017, evento vinculado ao Natal em Natal, promovido pela prefeitura. Com a presença do prefeito Carlos Eduardo, do vice-prefeito Álvaro Dias e do secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Dácio Galvão, o Flin levou centenas de pessoas à praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira, para assistir aos debates nas Tendas Moacy Cirne e dos Autores, e também para curtir o show do ícone da Tropicália, Tom Zé.

Antes dos tropicalistas tomarem conta da programação, a Tenda Moacy Cirne recebeu a mesa “O literário em Veríssimo de Melo”, com um bate-papo entre o escritor e presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras (ANL), Diógenes da Cunha Lima, e a professora Michelle Paulista, que prepara tese de doutorado sobre o escritor, poeta e folclorista Veríssimo de Melo.

Na Tenda dos Autores, as atenções se voltaram para as mesas literomusicais. A primeira apresentou o músico Tom Zé e o produtor multimídia, André Vallias, com o tema “Tropicália lixo lógico”.

“Tropicalismo: inserção & desdobramentos” foi o tema da mesa 2 na Tenda dos Autores, que contou com a participação de outro símbolo da Tropicália, o compositor e médico baiano, José Carlos Capinan, nascido no município de Esplanada, e o músico Gereba, de Monte Santo (BA), com a moderação do jornalista natalense Carlos de Souza.

Encerrando as mesas na Tenda dos Autores, a programação do Flin apresentou o tema “O escritor militante”, com o jornalista e escritor carioca, Zuenir Ventura, o jornalista Mauro Ventura e o jornalista Cassiano Arruda.