UFRN cadastra aprovados no Sisu 2021 a partir da segunda (19)

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza a partir desta segunda-feira, 19, o cadastro e matrícula dos candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de acordo com as notas obtidas na edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira chamada é voltada aos 6.939 aprovados dentro do número de vagas, que devem enviar a documentação exigida pela UFRN entre os dias 19 e 20 de abril, exclusivamente por meio do site. Eventuais necessidades de retificação ou complementação serão realizadas no dia 22 de abril, no mesmo endereço eletrônico.

A lista de documentos consta no edital de cadastramento e matrícula, disponível no site. Neste ano, será implantado pela primeira vez o processo de heteroidentificação, ao qual serão submetidos os candidatos autodeclarados pretos ou pardos. O procedimento será realizado por meio do envio de um vídeo individual, que será analisado por uma banca composta por três membros. Já os candidatos que desejam preencher as vagas reservadas às pessoas com deficiência devem encaminhar exames e laudos comprobatórios, que serão analisados pela banca de validação de caráter multidisciplinar.

Vagas

A UFRN oferta 7.106 vagas para 119 cursos de graduação nos campi de Natal, Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. Do total de vagas, 4.822 são para o primeiro semestre, que terá início em 7 de junho, e 2.284 para o segundo semestre, cujas aulas começam no dia 18 de outubro. As vagas eventualmente não ocupadas na primeira chamada serão preenchidas em uma segunda chamada, a partir da lista de espera disponibilizada pelo Sisu 2021. Para compor a lista de espera, os candidatos devem manifestar interesse no portal do Sisu, em prazo estabelecido em cronograma do Ministério da Educação (MEC). A convocação da segunda chamada na UFRN está prevista para o dia 3 de maio de 2021, já o cadastro e matrícula acontecerão no provável prazo de 5 e 6 de maio, com retificação no dia 10.