A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva, permanece em Brasília até a quinta-feira (12). Ela está buscando junto aos senadores e deputados federais apoio para que apresentem uma emenda de bancada específica para que a UFRN possa digitalizar e disponibilizar à sociedade o acervo dos jornais Diário de Natal e O Poti, que estão sob a responsabilidade da instituição.

Na manhã desta quarta-feira (11), depois de reunir-se com a reitora, o senador Garibaldi Filho manifestou seu apoio à iniciativa. “O acervo dos extintos jornais Diário de Natal e O Poti têm um valor inestimável para o Rio Grande do Norte. Parte da história do povo potiguar está retratada naquelas publicações. É fundamental que esse material saia dos arquivos e seja colocado à disposição da população”, opinou Garibaldi Filho.

O acervo, que está cedido em comodato à UFRN, reúne as edições a partir de 18 de setembro de 1939 até 2 de outubro de 2012, último dia de circulação do Diário de Natal. “Além das edições impressas, existem microfilmes, fotografias, documentos, recortes e outros objetos”, informou a reitora Ângela Paiva. Todo o material está guardado no Museu Câmara Cascudo, em Natal.

DSC_5083