24 de abril de 2024
Estado

UFRN recebe homenagem na Câmara dos Deputados por indicação de Rafael Motta

A Câmara dos Deputados homenageou, nesta quinta-feira (9), em sessão solene requerida pelo deputado Rafael Motta (PSB-RN), os 60 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), comemorado no último dia 25 de junho.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou o protagonismo nacional da universidade ao criar o segundo Instituto de Medicina Tropical do Brasil e o primeiro do Nordeste.

O deputado Rafael Motta (PSB-RN) é ex-aluno da UFRN, formado em engenharia de produção. Ele lembrou das dificuldades enfrentadas pelas universidades públicas hoje em dia e disse que a UFRN “não tem medido esforços para garantir um bom nível de capacitação de professores e funcionários, além de manter infraestrutura e ferramentas didáticas pedagógicas adequadas ao cumprimento de suas funções”.

O deputado Felipe Maia (DEM-RN) parabenizou a instituição, ressaltando o papel que ela desempenha para o estado. “A nossa UFRN é um elemento essencial para o desenvolvimento de nosso estado”, pontuou.

A solenidade também foi prestigiada pelo senador José Agripino Maia (DEM-RN) e pelo deputado estadual Ricardo Motta (PSB-RN).

Inclusão social
A deputada Zenaide Maia (PHS-RN), também ex-aluna da instituição, se formou em medicina e fez residência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ela ainda trabalhou como médica por 30 anos no Hospital Onofre Lopes, o hospital universitário da UFRN. Para ela, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte é o grande motor do desenvolvimento humano, econômico e social do estado desde 1958.

*Informações da Agência Câmara Notícias

Foto: Cleia Viana/Câmara dos deputados
Foto: Cleia Viana/Câmara dos deputados