Unimed Natal inaugura Espaço Viver Bem com promoção de ações da saúde e prevenção de doenças

Nesta segunda-feira (27) está sendo inaugurado o mais novo serviço da Unimed Natal, voltado para cuidados primários e ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos.

Com 11 consultórios, salas de pequenos procedimentos, curativos e medicação, o local está preparado para atendimento com equipe interprofissional e vai oferecer procedimentos como inserção de DIU, acompanhamento e controle de doenças crônicas, sessão de psicoterapia, entre outros serviços.

O Espaço Viver Bem vai formar também grupos de apoio para combate à obesidade, hipertensão, tabagismo e diabetes.

Para isso, a equipe interprofissional, composta por médicos de família e comunidade, enfermeiras, técnicos de enfermagem, psicólogas, nutricionista, fisioterapeuta e profissional de educação física, foi treinada e orientada para fazer o acompanhamento dos clientes dentro do modelo assistencial de atenção integral à saúde. Serão utilizadas tanto as terapias convencionais como alternativas para evitar o agravamento ou surgimento de doenças.

“O modelo assistencial que a Unimed Natal está implantando é bem-sucedido em países como Inglaterra e Canadá. Olhamos para o cliente de forma integral e personalizada, não simplesmente para a sua doença. É isto que nos dá a oportunidade de um cuidado mais efetivo, promovendo saúde, prevenindo o adoecimento e ofertando tratamentos mais eficientes a longo prazo!” – definiu o Dr. Thiago Trindade, Médico da Família responsável técnico do Espaço Viver Bem.

Com a adoção da Atenção Primária à Saúde (APS) por meio do Unimed Pleno, os colaboradores e os gestores da cooperativa já puderam experimentar o novo modelo assistencial. “É um avanço na forma de lidar com o paciente e um desafio ao mesmo tempo.” “A medida em que entendemos o fluxo do atendimento e temos aquele serviço como referência, todos – clientes e médicos – passam a ter um novo olhar sobre o doente e a doença.” – destacaram, respectivamente, Cristiane Quadros, Superintendente de Provimento de Saúde e gestora responsável pelo Espaço Viver Bem e o Diretor Técnico da Unimed Natal, Dr. Fábio Macedo.

O Diretor Presidente da cooperativa, dr. Fernando Pinto, concluiu: “Estudos, divulgados pela OPAS – Organização Pan Americana de Saúde – indicam que é possível atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida com a APS. E ainda temos um fator custo benefício que extrapola as estatísticas fazendo com que a médio e longo prazos, a Atenção Integral à Saúde garanta tanto a sustentabilidade da operadora como a maior assertividade na abordagem das questões relativas ao paciente.”

Horário de funcionamento: Das 8h às 20h de segunda a sexta-feira e das 8h às 14h aos sábados.