A Companhia de Serviços Urbanos de Natal – URBANA, distribui desde o início da semana duas mil máscaras para todos os funcionários, com ênfase nos garis, que fazem parte dos serviços essenciais.

Aproveitando a iniciativa de proteção aos garis, a direção da URBANA alerta para descarte dos materiais perfurocortantes (vidro, lâminas de barbear, seringas, agulhas, caneta de insulina, pregos, pedaços de madeira, tampas de latas de conserva) feito pela população.

Assim como o descarte dos resíduos de proteção individual (EPI), que podem expor os agentes de limpeza ao Coronavírus/COVID-19, devem ser descartados de forma correta.

Para os perfurocortantes, a orientação é que os resíduos sejam colocados em garrafas PET vazias, caixas de leite, latas e até caixas de papelão podem ser utilizados. No caso do vidro, o ideal é enrolar os cacos em jornal e então colocá-los dentro de uma latinha de achocolatado vazia.

No caso das latinhas de conserva apenas lembre-se de empurrar a parte serrilhada para dentro da própria lata, evitando que ela possa causar acidentes. Depois, sinalize escrevendo no recipiente destinado ao descarte que se trata de um material perfurocortante. Coloque em letras grandes e bem visíveis: CUIDADO, MATERIAL CORTANTE. Ou escreva do que realmente se trata. Por exemplo: CUIDADO, VIDRO QUEBRADO.

Já sobre seringas, causa comum de acidente de trabalho dos garis, devem ser entregues ao lixo hospitalar, nas unidades de saúde, pois também oferecem possibilidade de contaminação.

Gari coleta