A Companhia de Serviços Urbanos de Natal – URBANA estará, com diversas secretarias do município, fazendo campanha de conscientização na Semana do Meio Ambiente, de 04 a 08 de junho. Neste período, a URBANA fará a 7ª Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico, que contará com 23 pontos de recolhimento, ou Ecopontos.

São eles:

1) Colégio Salesiano, Ribeira;

2) Colégio Dom Bosco, Nova Parnamirim;

3)UNIFACEX, Capim Macio;

4) UNI-RN, Tirol;

5) UERN, na Zona Norte;

6) Escola Kumon, Candelária;

7) Cabo Telecom, Candelária;

8) Miranda Computação, Lagoa Seca;

9) SEBRAE, Lagoa Nova;

10) OAB, Candelária;

11) TCE-RN, Petrópolis;

12) SEMURB, Tirol;

13) Receita Federal, Ribeira;

14) TRT-21ª Região, Lagoa Nova;

15) Procuradoria Geral da República, Tirol;

16) Shopping CCAB Sul, Capim Macio;

17) Praia Shopping, Ponta Negra;

18) Partage Norte Shopping, Zona Norte;

19) Hospital da Polícia Militar, Tirol;

20) UFRN, Centro de Convivência (de segunda a quarta);

21) Ecoponto Fixo Natal Reciclagem, Cidade da Esperança;

22) IFRN Campus Central, Av. Salgado Filho;

23) IFRN Campus Cidade Alta, Av. Rio Branco.

Em 2017 foram recolhidas cerca de três toneladas de lixo eletrônico no período da sexta campanha de recolhimento, também na Semana do Meio Ambiente. O que se entende por lixo eletrônico é qualquer equipamento em desuso ou obsoleto e pode ser descartado nas campanhas, como: celular, carregador, notebook, tablet, estabilizador, CPU, TV, monitor, impressora, CD-ROM/DVD, telefone, rádio, caixa de som, relógio, pendrive, ventilador, secador, microondas, fones de ouvido, teclado, mouse, controle remoto, antena, câmera fotográfica, webcam, aparelhos mp3, e diversos outros.

Produtos como pilhas, toners e cartuchos devem ser devolvidos nas lojas em que foram comprados, tendo em vista que este material tem um tratamento diferenciado e com grande potencial de contaminação do meio ambiente. O nome disso é logística e manufatura reversa, onde você devolve o produto comprado em determinada loja para que a empresa que vendeu o produto para o consumidor destine corretamente devolvendo para a indústria, conforme legislação ambiental vigente.

O descarte para grandes geradores, ou empresas com grandes quantidades, deve ser levado ao Ecoponto Fixo da Natal Reciclagem, na Av. Adolfo Gordo, 2279, Cidade da Esperança.

Eletroeletronico