28 de março de 2024
Geral

Veja a lista: Protesto reúne dezenas de pessoas na UNICAT pela falta de 70% dos materiais

Nesta segunda (18), o Sindsaúde promoveu ato público na Unicat, em Natal, contra o desabastecimento de medicamentos e materiais na unidade e nos hospitais do RN.  A unidade é responsável pelo abastecimento dos hospitais do estado mas nesta sexta (15), de um total de 403 itens da lista de materiais para a rede hospitalar, apenas 125 (31%) podiam ser encontrados na Unicat. Os outros 278 itens estavam em falta, alcançando 69,98% de desabastecimento.

Nenhum dos 73 tipos de fios existentes na lista estava disponível. A Unicat contava com somente um entre nove tipos de seringas. Também faltavam diversos tipos de agulhas, cateter, coletor universal, luvas, gazes e sondas. Veja abaixo a lista completa, que foi enviada para a imprensa.

Além dos materiais, a unidade estava pelo menos 20 tipos de medicamentos. Pacientes que chegaram cedo participaram do protesto do Sindsaúde. Uma delas, aposentada da saúde, está há seis meses esperando pelo medicamento contra a osteoporose. “Dói muito, dói tudo e não tenho o que fazer. Não tenho como comprar o remédio com a minha aposentadoria”, afirmou a técnica de enfermagem, que trabalhou em três hospitais, entre eles o Santa Catarina, onde se aposentou. Ela relaciona as dores com o esforça na profissão. “Tenho certeza que foi por isso. Subia escada, ia pra lá e pra cá, correndo o tempo todo”. Desde 2012, as doenças osteomoleculares e do tecido conjuntivo são as principais responsáveis por atestados médicos na saúde, segundo relatório do Nast.

Servidores da unidade também denunciaram a sobrecarga de trabalho e a falta de pessoal. Este é o sexto protesto realizado pelo Sindsaúde nesta campanha salarial, contra a sobrecarga e o desabastecimento. No dia 29, os servidores farão uma assembleia, com indicativo de greve.

Clique Aqui e veja a lista de materiais em falta.

2015_maioDSC07893

2015_DSC07914b