28 de março de 2024
Diversos

Veleiro-Escola “Capitán Miranda” e Navio Oceanográfico “Antares” realizam visitação pública em Natal

O Veleiro-Escola “Capitán Miranda”, da República Oriental do Uruguai, e o Navio Oceanográfico (NOc) “Antares”, da Marinha do Brasil, realizam visitação pública neste sábado (3), das 14h às17h, no Terminal Marítimo de Passageiros, no bairro da Ribeira, em Natal.

Com 73 tripulantes a bordo, o Veleiro-Escola “Capitán Miranda” realiza a 30ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha da Marinha uruguaia. Construído em 1930, originalmente como navio de pesquisa hidrográfico, o “Capitán Miranda” foi transformado em navio-escola em 1978, ano de sua primeira Viagem de Instrução. O nome é uma homenagem ao hidrógrafo e Capitán de Navioda Marinha uruguaia – equivalente a Capitão de Mar e Guerra na Marinha do Brasil – Francisco Prudêncio Miranda.

O NOc “Antares” realiza a comissão COSTA NE III/PNBOIA VIIII, que contempla o Plano de Coleta de Dados Oceanográficos da Diretoria de Hidrografia e Navegação, visando à obtenção de dados físico-químicos da água do mar, destinados à produção de informações ambientais necessárias ao planejamento e condução de operações navais nas áreas de interesse da Marinha do Brasil. As informações coletadas ao longo da comissão irão compor o Banco Nacional de Dados Oceanográficos, que é um instrumento disponível a todas as universidades e instituições quedesenvolvem atividades afetas à área de oceanografia.

O navio foi incorporado à Marinha do Brasil em 1988. Seu nome é uma homenagem à principal estrela da Constelação do Escorpião, utilizada pelos navegantes para obtenção de posições astronômicas no mar.

Veleiro-Escola Capitán Miranda
Veleiro-Escola Capitán Miranda