16 de abril de 2024
Política

(Vídeo) José Agripino refuta tese do golpe na sessão do impeachment de Dilma

Em seu discurso favorável à pronúncia de Dilma Rousseff no processo de impeachment, o senador José Agripino (DEM-RN) refutou a tese de que há um golpe em curso, como afirma a bancada pró-Dilma. Em sua opinião, golpe seria se o afastamento fosse movido a tanques de guerra, avião e baionetas, e não com base num processo constitucional, constantemente avalizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

– A presidente foi eleita democraticamente, mas cometeu erros que precisam ser julgados – justificou, nesta terça-feira (9).

No entender do parlamentar, Dilma Rousseff errou por lançar mão de decretos de suplementação orçamentária sem pedir autorização ao Congresso Nacional, como se não existisse lei para ser cumprida. Seus atos levaram o país ao caos econômico, afirmou o parlamentar. Ele comparou essas afrontas à Lei de Responsabilidade Fiscal com o uso dos bancos estaduais por governadores nos anos 80 e 90 do século passado. À época, sem recursos no orçamento, as administrações estaduais se utilizavam de diversos procedimentos para sacar dinheiro junto aos bancos dos quais eram controladoras, levando-os à bancarrota. A diferença, lembrou, é que agora há uma LRF, feita para disciplinar os gastos de gestores irresponsáveis, e ela foi afrontada para que Dilma continuasse fazendo o que havia prometido e não tinha meios para cumprir.

– É por isso que estamos apreciando esse pedido de impeachment – justificou.