Com a chegada do carnaval, para proteger a saúde da população, em meio às festas e comemorações, a Vigilância Sanitária (VISA) de Natal alerta para alguns cuidados na alimentação e consumo de água. Para garantir que a folia não termine antes da hora, a VISA faz algumas recomendações para os foliões que estão nos festejos de rua durante o carnaval.

Uma das coisas importantes que devemos fazer é evitar doenças causadas pelo consumo de alimentos ou água contaminados, visto que existem segundo o Ministério da Saúde, mais de 250 tipos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s) no mundo.

Preste atenção aos quesitos de limpeza, acondicionamento, aspecto e embalagem do alimento, bem como à apresentação pessoal dos ambulantes e estabelecimentos que estão comercializando alimentos, atentar ao prazo de validade e às condições físicas dos alimentos (aparência, consistência, odor).

É recomendável evitar alimentos malcozidos ou mal assados (carnes e derivados) e preparações culinárias que contêm ovos crus (ovo frito mole, maionese caseira). Seja qual for o local da compra, os alimentos devem estar fora do alcance de insetos, roedores e outros animais.

Procurar sempre que possível lavar as mãos antes de comer, depois de ir ao banheiro e após o manuseio de objetos sujos. Quando isso não for possível, sugerimos fazer pelo o uso de álcool gel para higienização das mãos.

Os sintomas mais comuns dessas doenças são: náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, falta de apetite e febre. O diagnóstico é feito conforme cada caso, segundo os sintomas dos pacientes e por exames laboratoriais específicos. Geralmente, o tratamento é baseado em medidas de suporte para evitar a desidratação e o óbito.

Em caso de ocorrência de surto alimentar, entrar em contato com a Vigilância Sanitária para denúncias por meio dos telefones do Serviço de Plantão: 0800 281 4031 ou 3232-8520.