Coluna TN: Planilha “NHS”

30/07/2016 às 06:00 por Marcos Lopes

Da minha coluna de ontem na Tribuna do Norte

Jogos Olímpicos do Rio nem começaram e já estão sendo pintados por boa parte dos brasileiros como os piores da história. Exagero e complexo de vira-latas.  Fiz um levantamento e em todas as Olimpíadas existiram problemas mais ou menos grave. Poluição assustadora na China, e para citar apenas mais um, quem não lembra da Grécia, quando um maluco invadiu a pista e prejudicou o corredor brasileiro?  E o atentado em Atlanta? Durante os preparativos para a Copa do Mundo no Brasil, reza a lenda que existia uma planilha com a sigla NHS, que significava “na hora sai” e a Copa transcorreu dentro da normalidade. Assim como a Fifa, o COI e o COB tem as planilhas NHS, e “na hora sai”. Agora, o ideal seria que o prefeito do Rio, Eduardo Paes ficasse de boca fechada. Certamente ajudaria bem mais.

Goleiro do Globo resume jogo contra o Campinense: ” É o jogo do nosso emprego “

30/07/2016 às 05:00 por Marcos Lopes

1- Francisco Diá, treinador do América: ” Eu acredito que com mais 16 pontos a gente sela a nossa classificação. Seriam cinco vitórias e um empate e a gente só tem direito a perder duas partidas. O restante a gente tem que pontuar, e com vitória, principalmente. Vamos ver se a gente consegue fazer o que aconteceu no Icasa. Naquela época, nós estávamos na última colocação, mas demos a volta por cima e conseguimos a classificação e depois o acesso”

2- Atacante Caio Mancha que volta ao time do ABC contra o Salgueiro, no Cornélio de Barros, sabe que a viagem é mais um adversário a ser batido: ” É doído, viu? É uma distância muito longa. A gente vai dois dias antes da partida, mas mesmo assim o cansaço bate. Mas isto aí não é obstáculo. A gente tem que ir com o mesmo foco e buscar os três pontos”

3- Sem contar com Romarinho, vetado pelo Departamento Médico e o meia Tiago Lima, expulso na partida passada em Campina Grande, o Globo vive a expectativa da decisão de amanhã, no Barrettão contra o Campinense, e o goleiro Rafael resumiu, no Arena da TV Ponta Negra, o tamanho do jogo: ” É o jogo do nosso emprego. Se a gente for eliminado, estaremos todos desempregados, então temos que classificar sabendo que é um jogo dificil contra um adversário forte”

4- Dois jogos abrem hoje a décima primeira rodada da Série C. Pelo grupo A, tem ASA x Remo, oito e meia da noite em Arapiraca, e às 19h, pelo grupo B, Portuguesa x Mogi no Canindé

5-  No G4 do grupo A, liderança é do Fortaleza com 18 pontos, Botafogo é o segundo também com 18, ABC vem em terceiro com 17 e na quarta posição, o Remo com 16 pontos. Na zona de rebaixamento, River é o nono com 9 pontos e na lanterna, o Cuaibá com seis. No grupo B, Guarani lidera com 21 pontos, Boa tem 17, Botafogo de Ribeirão Preto 16 e Tombense na quarta posição, também com 16 pontos. No Z2, Portuguesa tem 8 pontos na nona posição e em último, o Guaratinguetá com quatro

Léo Fortunato deve ficar fora do jogo de Salgueiro

29/07/2016 às 18:01 por Marcos Lopes

Léo Fortunato, com lesão de púbis, deve mesmo ficar fora do jogo contra o Salgueiro na segunda-feira no estádio Cornélio de Barros, embora na manhã deste sábado, o jogador será novamente avaliado pelo Departamento Médico.

O time que deve começar o jogo – não acredito no aproveitamento de Fortunato – vai de Jota, Filipi Souza, Gustavo Bastos, Tiago Sala e Alex Ruan; Anderson Pedra, Felipe Guedes, Erivelton e Lúcio Flávio; Jones Carioca e Caio Mancha.

Vídeo: Goleiro Rafael do Globo e a decisão de domingo

29/07/2016 às 17:53 por Marcos Lopes

Coluna TN: Tem que ser muito ruim

29/07/2016 às 14:00 por Marcos Lopes

Da minha coluna de hoje na Tribuna do Norte

Vou dizer uma coisa, para ser rebaixado neste Brasileiro da Série C o time que ser muito ruim, ele não pode ser mais ou menos e nem apenas ruim. Para ser rebaixado para a Quarta Divisão do Brasileiro, tem que ser muito, mais muito ruim mesmo. O nível técnico da Série C é algo sofrível, muita gente não diz talvez para não desvalorizar a competição ou para valorizar a campanha que o time do coração está fazendo, mas pelo amor de Deus. Nós vamos entrar agora para a décima primeira rodada e não deu para ver um, apenas um jogo digno de encher os olhos. Os que eu transmiti e os outros que por dever de ofício acompanhei pela televisão, encheram os olhos sim, mas de lágrimas. Então tenham certeza que quem cair para a Série C não é ruim, é muito, muito, muito ruim mesmo.

 
Projeções de queda

 

Hoje segundo o site Chance de Gol, correm risco de rebaixamento no grupo A, o Cuiabá com 90,7% seguido pelo Confiança com 45,6%, River com 37,8% e América com risco de 18,25. No grupo B, o risco maior é do Guaratinguetá com 98,9%, Portuguesa 64,2% e Macaé com 34,8%. Bem mais distante vem o Ypiranga com 1,2%.

Coluna TN: Jovens árbitros

29/07/2016 às 13:00 por Marcos Lopes

Da minha coluna de hoje na Tribuna do Norte

Notórias algumas fracas atuações de árbitros em todas as divisões do futebol brasileiro. Só para ficar no âmbito local, o ABC foi prejudicado contra o ASA, o América contra o Remo e o Globo contra o Campinense, todos em erros primários da arbitragem, o que também não é um atestado de que tudo está perdido e ninguém presta. A Comissão Nacional de Arbitragem está realizado no interior de São Paulo, o Curso para Jovens Árbitros, reunindo vinte árbitros promissores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e um dos pontos centrais do evento é sobre a evolução das regras de futebol.

 
Jovens árbitros I

 

O curso que começou no último dia 21 e vai até domingo (31) é o segundo realizado e tem como instrutores, Alício Pena Júnior, diretor da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, Sérgio Corrêa, presidente da Comissão Nacional, Ana Paulo de Oliveira, Antônio Pereira, Edson Rezende, o potiguar Milton Otaviano dos Santos, Wilson Seneme e Manoel Serapião. Participam do Curso os árbitros da CEAF/RN, Leandro Saraiva e Zandick Gondim Júnior.

Atacante Adriano Pardal está em Natal

29/07/2016 às 11:19 por Marcos Lopes

O atacante Adriano Pardal que joga no Al-Faisaly da Jordânia,  está em Natal. Ontem o jogador foi visto almoçando em um shopping da cidade na companhia de familiares, e hoje pela conversei com Pardal.

Ele está em Natal para fazer um procedimento cirúrgico com o médico Márcio Rego: ” Rompi o ligamento anterior do joelho direito  na pré-temporada e preferi fazer a cirurgia aqui em Natal”.

Adriano Pardal será examinado no começo da tarde, para então marcar o procedimento, que deve ser realizado até o final da próxima semana.

Ministério Público do Trabalho vai pedir à CBF o fim dos jogos às 11 horas

29/07/2016 às 10:20 por Marcos Lopes

O Ministério Público do Trabalho irá propor à CBF o fim dos jogos às 11 horas por conta da preocupação com a integridade física dos atletas. Representante do órgão, o procurador regional José Diniz incluirá o pedido na proposta que será feita à entidade dentro do acordo solicitado pela juíza 1ª Vara do Trabalho de Natal, onde uma liminar já impede que os times locais atuem nesse horário.

– Esse problema também ocorre nas regiões Norte, Centro-Oeste e no interior paulista –  comentou Diniz, defendendo o veto de partidas neste horário em todo o país.

Na proposta à CBF, o MPT também incluirá uma alternativa mais amena à CBF em relação aos jogos das 11h, que é o monitoramento de todas as partidas com WBGT, aparelho que mede as condições climáticas considerando quatro variáveis: temperatura, radiação, vento e umidade.

A entidade possui atualmente 12 aparelhos de WBGT e necessitaria de um número bem maior para utilizá-lo em todos os jogos oficiais, conforme avalia ser o ideal o órgão público.

– Além desse monitoramento em todos os jogos, o que é muito difícil de ocorrer hoje, a CBF teria que reduzir o limite de 28 para 25 graus nas partidas”, citou o procurador.

Questionado sobre o impacto de um possível veto aos jogos das 11 horas, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, preferiu não comentar pois o caso ainda está na Justiça.

Fábio Suzuki/Blog de Prima

CBF define regras de licenciamento

29/07/2016 às 04:56 por Marcos Lopes

1- Emanoel Sacramento, que treinou o Potiguar e foi eliminado na primeira fase do Brasileiro da Série D, acertou com o Sampaio Corrêa, de Saquarema, clube da segunda divisão carioca e que disputará a Copa Rio,  que reúne 14 equipes e garante vaga para a Série D e Copa do Brasil. Junto com ele, fora, alguns atletas que defenderam o Potiguar na Série D. É o caso do volante Sidney, do meia Tiago Barreiros e do meia-atacante Giovanni, que ainda se recupera de uma fratura no antebraço direito ( Fábio Oliveira/ Portal F9 )

2- A CBF definiu o cronograma de implantação de suas regras de licenciamento, que exigirão o cumprimento de uma série de requisitos extracampo, a partir de 2017, para que as equipes tenham condições de disputa de torneios em 2018. Da estrutura física disponível a atletas e torcedores à saúde financeira, passando pela profissionalização de dirigentes, os clubes precisão se adequar ao regulamento sob o risco de serem impedidos de jogar os campeonatos organizados pela CBF – a mais dura sanção prevista. O  regulamento, que está pronto e foi entregue aos clubes em maio, tem cinco pilares. Os critérios desportivos incluem programas de fomento à base e ao futebol feminino. Na infraestrutura, a exigência de cadeiras no estádios e de um centro de treinamentos. Administrativamente, o regulamento determina a profissionalização da gestão

Juridicamente, os clubes também terão que adequar seus estatutos e serão proibidos de acionar a justiça comum. Por fim, será implantado o sistema de fair-play financeiro, com balanços padronizados e auditados por empresas indicadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), pagamento de salários em dia e limite de gastos com futebol – algo definido também pelo Profut, o Programa de Modernização do Futebol Brasileiro

3- Luizinho Lopes ainda não definiu quem vai substituir Romarinho – lesionado –  no ataque do Globo contra o Campinense. Ele tem as opções de Gláucio e Luisão, dois jogadores de área e que muda a forma de jogar da equipe. O Campinense vem com a vantagem do empate, contra a Águia que precisa de uma vitória simples de 1×0 para avançar. No lugar de Tiago Lima que foi expulso, entra Renatinho Carioca

4- Francisco Diá apronta o América hoje, em mais um treino no estádio Nazarenão, para enfrentar o River domingo quatro da tarde. Em Teresina ao saber da mudança do local de jogo, o treinador Vica disse que não vê problemas: ” O gramado é bom, o River vai jogar normalmente, sem problemas”

5- ABC de Geninho joga na segunda-feira no sertão pernambucano contra o Salgueiro. Treina hoje, viaja amanhã encarando um longo e cansativo percurso de ônibus. Time será definido hoje, mas tendo como certas duas novidades, Jota no gol e Caio Mancha no ataque

Nivelado por baixo 

28/07/2016 às 22:01 por Marcos Lopes

As imagens de Jocaff Souza do G1 mostram que o gramado do Nazarenão, não é mais o mesmo. O de agora, apresenta falhas e é irregular. 

Do jeito que está – eu sei que é ruim para os dois lados – tecnicamente vai nivelar por baixo os confrontos contra River, Salgueiro, Confiança e Cuiabá.

Do ponto de vista técnico, tudo caminha para um jogo muito ruim no próximo domingo.