A “lata”: Deve sobrar para ABC e América no TJD

02/03/2015 às 18:32 por Marcos Lopes

Quem será punido pelo TJD pelo lançamento de uma lata de refrigerante para o gramado do estádio Frasqueirão, domingo no segundo tempo de ABC 1 x 1 América? O árbitro relatou que a lata foi jogada do setor onde estava localizada a torcida do América, mas o ABC era o mandante do jogo. Confesso que não sei se o torcedor foi identificado, se foi feito o Boletim de Ocorrência.

O artigo 213 do CBJD diz o seguinte: Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

I – desordens em sua praça de desporto; (AC).

II – invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo; (AC).

III – lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo. (AC). PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). (NR).

§ 1º Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial. (NR).

§ 2º Caso a desordem, invasão ou lançamento de objeto seja feito pela torcida da entidade adversária, tanto a entidade mandante como a entidade adversária serão puníveis, mas somente quando comprovado que também contribuíram para o fato.

Em situação parecida, o STJD denunciou Grêmio x Criciúma, ano passado quando uma  haste de óculos  foi jogada no gramado do estádio Heriberto Hülse. Os dois clubes foram enquadrados no artigo 213, e deve acontecer o mesmo no caso da “lata” de ABC x América.

21 Comentários para “A “lata”: Deve sobrar para ABC e América no TJD”

  1. Torcedor do GLOBO disse:

    Vou repetir:

    Calma !

    É só utilizar a mesma jurisprudência, esperteza, astúcia e malandragem utilizada pela FUNERÁRIA já há muitos anos:

    “Bota o BÓÓÓÓÓ” !!!

    E haja Boletim de Ocorrência !!! kkkkkk

    Pede para os que fazem a FUNERÁRIA de Pium enviar um modelo que utilizam já há vários anos …. eles possuem o modelo já pronto ! kkkkk

    É só alterar a data, o nome e o CPF ….. “Bota o BÓÓÓÓÓ” !!! kkkkkkk

    E fica tudo na mesma, ou seja, a TEBELA não se altera em nadica de nada:

    O “MEQUINHA”, na liderança;
    Com muita justiça e trabalho … e sem TAPETÃO, o GLOBO em SEGUNDO;
    Com muita justiça e trabalho … e sem TAPETÃO, o ALECRIM em TERCEIRO;

    E … adivinha quem fica e permanece em QUARTO LUGAR novamente ?

    ADIVINHÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ !!!!!!!!!!!!!!!

    KKKKKKKKKKK

  2. MARCOS , A BEBIDA EM TODO ESTÁDIO NÃO É PRA SER VENDIDA EM COPO DESCARTÁVEL ? COMO O CLUBE MANDANTE , QUE É O RESPONSÁVEL PELO EVENTO DEIXA TAL COISA ACONTECER ? TÁ VENDO A DIFERENÇA EM SE DEIXAR DE MANDAR UM JOGO EM UMA ARENA MODERNA DE COPA DO MUNDO, PARA MANDAR UM JOGO EM QUALQUER ESTÁDIO ?

  3. zépeCanga disse:

    Isso é que dá receber gente sem teto e sem educação na sua casa!!!!!!!!!!!

  4. GriloFalanteMecão disse:

    Realmente, não era para existir no local do jogo qualquer tipo de lata. Vai sobrar para o abcd. Só lamento.

  5. pegado jr disse:

    Criticador, a resposta pra VC é o silêncio!

  6. SOU + MECÃO disse:

    O acidente (ou incidente) só acontece onde a prevenção falha.

    Aí pergunto:

    Quem deixou esse rapaz portar uma latinha até a arquibancada?

    Quem é o responsável pela segurança do estádio?

    Só não é o América.

  7. Alvinegro disse:

    A lata veio do lado da torcida de Japecanga, então…

  8. Rafael Vale disse:

    No episódio na arena da dunas que um torcedor do
    Abc jogou uma sandália em direção ao jogador do
    America que comemorava o gol, o único punido foi o america.

    Nesse caso ainda mais grave, porque a bebida não poderia está sendo vendida em lata e sim em copo descartável, a responsabilidade do abc é total, e será punido com mais gravidade, afinal de contas é possível evitar que latas sejam atiradas para dentro do campo, basta só vender em copo descartável, já com relação a sandália o América não poderia proibir que os torcedores entrassem calçados

  9. Ricardo disse:

    SOU CORNETEIRO!!!

    Caro Marcos, sou americano de coração e alma, sócio torcedor, vou pra absolutamente todos os jogos do América com seu mando de campo, mas em dia de clássico eu não sinto mais nenhum entusiasmo, nem coragem, seja lá de quem for o mando.

    Tenho o América como uma paixão, mas, acima de disso, tenho o futebol como lazer. E absolutamente só por lazer. Para mim clássico já deixou a um bom tempo de ser só lazer, na medida em que você tem que se preocupar primeiro em se proteger para depois curtir o jogo jogado, quando este também não termina em confusão. Já passei por várias situações, tanto no Maria Lamas, quanto no Machadão /Arena que me fizeram perder completamente a vontade de ir a estádio em dia de clássico e não tenha dúvidas que o baixíssimo público do último domingo é retrato fiel dessa situação que descrevo e que temos muito a lamentar. Milhares de torcedores preferem não mais arriscar sua integridade física, quem dirá de sua família, por uma partida de futebol.

    Continuarei a prestigiar meu clube em todos os jogos como mandante, mas no limite do lazer. Enquanto a segurança pública e educação do nosso estado não mudarem o atual quadro de violência que predomina em torno de um jogo de futebol, já que este é o tema, não me arriscarei, nem minimamente, sabendo da minoria de bandidos presentes, já que de torcedores não têm nada. Afinal, futebol para eles é o que menos interessa.

    Mas como a fé é quem nos move, dias melhores virão de toda certeza!

    Grande abraço e parabéns pelo trabalho!

  10. Ricardo Kléber disse:

    Marcos,
    Os vendedores de bebidas do lado do América (principalmente uma vendedora que estava na parte de baixo, próxima ao alambrado) fazia questão de entregar a lata (ao invés de colocar no copo e servir nele, tomando o cuidado de jogar a lata em local seguro). Haviam latas no chão, próximas a ela que não fazia qualquer esforço para retirá-las dali.
    Vejo nesse comportamento uma facilitação (ou orientação explícita?) para que torcedores mais exaltados do lado do América terminassem arremessando as latas que recebiam dos vendedores ou as que os vendedores deixavam irresponsavelmente no chão.

  11. Geraldo disse:

    Torcedor do Globo? Força e Luz? ou americano disfarçado? Não esqueça que ainda faltam três rodadas…E que, além disso, ficou bastante claro, no ano passado, o acordo Globo – América ou América – Globo? para o ABC ficar fora da Copa do NE.

  12. Carlos Henrique Alves Lago disse:

    Marcos Lopes, eu pensei que já tivesse visto cenas piegas no futebol. O que nós vimos ontem, com a encenação de Marcone Barreto, (não sei se pagando a INTERTV para cobrir) nos vestiários dos ” seus” dois times foi demais. È por estas e outras coisas, que as vezes há o descrédito e falta de seriedade no futebol, principalmente em nível local. Como há condições de um cara ser “dono”de dois times sazonais em um campeonato de futebol, e ir aos vestiários de ambos pedir “seriedade”, onde ele é o primeiro a promover a falta desta.
    Absurda pra não dizer amoral a postura dele, ao se dirigir aos jogadores do Globo e pedir para golear a filial. Ir ao vestiário da filial, o Força e Luz, e pedir que eles endureçam o jogo contra a matriz, o Globo, pois, ele como empresário, pode no ano seguinte garantir “emprego” no próximo ano aos que se destacarem, jogando na matriz em 2016. Parafraseando Boris Casoi, não há outra coisa a dizer, a não ser, “isto é uma vergonha”, nota zero para esta postura anti-ética de Marcone Barreto, isto é postura de dono de escolinha de futebol, que faz vários times para jogar entre si, e daqueles que se destacarem, escolher os melhores para negociá-los. Falta adjetivo para definir esta esculhambação.

  13. RICARDO TMV disse:

    TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE FOI UM ABCDISTA INFILTRADO, QUEM JOGOU

    É INADMISSÍVEL QUE O MECÃO SEJA PUNIDO EM ALGO. DEVE SER APENAS O ABC, QUE PERMITE A VENDA DE CERVEJA E REGRIFERANTE EM LATA

  14. RICARDO TMV disse:

    E SÓ PRA DEIXAR CLARO: A ORGANIZADA ESTAVA DO OUTRO LADO

    A LATA VEIO DA PARTE ONDE ESTAVA O “POVÃO”

  15. sebastiao carlos disse:

    DE UMA COISA EU TENHO CERTEZA, SE FOSSE NO NOGUEIRAO EM MOSSORO, A FEDERAÇAO INTERDITAVA O ESTADIO PELO RESTO DO CAMPEONATO, MAS COMO FOI NO FRASQUEIRAO, EM JOGO DO ABC CONTRA O AMERICA, ESTES CLUBE SAO OS OLHOS DE OURO, DO SR. JOSE VANILDO, NAO VAI DAR EM NADA.

  16. ivo disse:

    Duvidedo, acontecer alguma coisa com a turma de natal, o que aconteceu no shopping a caminho do estadio onde a torcida do america invadiu e ate bateram em um rapaz que estava com a camisa do abc, e nada acontece, ao contrario do rigor como por exemplo o Baraunas…..

  17. Geraldo, esse “torcedor do globo” é aquele mesmo Lázaro, lembra dele? Sumiu depois que a seleção de Japé caiu pra C, agora só “aparece” disfarçado. “Entendeu”?

  18. O SILÊNCIO EXISTE , MAS, SÓ PARA AQUELE QUE NÃO TEM RESPOSTA. QUANDO O OUTRO FALA A VERDADE.

  19. Luiz disse:

    O árbitro deixou claro na súmula que a lata foi arremessada pela torcida do América.

  20. thomas arderson problema disse:

    veja a colocações inteligentes
    desse rapaz →ricardo tmf
    →tenho certeza que foi um abcedista infiltrado←
    →a organizada estava do outro lado
    a lata veio do lado aonde estava o povão←
    veja a que ponto nós chegamos
    imaginem se esse rapaz fosse um juíz na hora de dar
    o veredicto.ele perguntaria antes ao réu se ele era abc ou america.

  21. torcedor disse:

    Tem que punir o América, pois foi a sua torcida que jogou a lata. Punir somente o ABC é estimular que os adversários sempre joguem coisas no campo dos mandantes (por exemplo: no próximo clássico, os torcedores do ABC atirarão coisas no campo e o seu clube não será punido?). Tem que punir que comete a ação.