Olho do furacão

06/02/2016 às 06:11 por Marcos Lopes

Da minha coluna de ontem na Tribuna do Norte

É onde está a arbitragem potiguar, que a cada jogo é acusada de prejudicar o América e beneficiar o ABC. Acusações que partem das redes sociais e acabam repercutindo de forma muito intensa. Mas esta queda de braço entre América e arbitragem local não é novidade, só que agora ganhou contornos que entendo como preocupantes.

 
Olho do furacão II

 
Assembléia do Sindicato dos Árbitros de Futebol do RN definiu que a partir de agora, o clube que solicitar árbitro de outra federação terá que solicitar o quarteto completo, ainda que Resolução da FNF não tenha esta previsão e libera o clube a solicitar árbitro de fora desde que assuma os custos financeiros. Esta posição oficializada pelo Sindicato é defendida pelo presidente da Comissão Estadual de Arbitragem Ricardo Albuquerque, que inclusive já havia manifestado anteriormente opinião sobre o assunto.

 
Olho do furacão III

 
São duas situações concretas neste caso. Uma, é o amparo legal que existe da solicitação por parte de qualquer clube do árbitro central, outra a posição do Sindicato, que tem o dever de defender os interesses da categoria, mas que sem nenhuma dúvida criou um impasse para os próximos confrontos entre ABC e América, e onde por certo o clube rubro vai manter o direito regulamentar. O próximo confronto entre ABC e América já projeta uma polêmica antecipada.Uma polêmica onde as duas partes tem razão. De um lado, o América que usa um direito estabelecido pela federação e de outro o sindicato que quer a valorização dos árbitros locais.

23 Comentários para “Olho do furacão”

  1. Domingos Sávio disse:

    ML porque é que o Abc nunca faz questão quando à arbitragem é local, nunca pede árbitro de fora, é no mínimo estranho, o América está sempre pedindo árbitro de fora, e depois que passou a agir dessa forma os resultados dos jogos mudaram muito é só observar os jogos América x Abc com arbitragem local e com arbitragem de fora.

    Não existe mais ninguém bobo no futebol, um abraço.

  2. TORCEDOR PRA LÁ DE REALISTA disse:

    Sou torcedor potiguar sem radicalismo, e tenho visto esse terrorismo em redes sociais por simpatizantes do mequinha, quando alguns descaradamente se posicionam abertamente, desmoralizando sem nenhuma razão os membros da arbitragem potiguar, isto já vem ocorrendo há tempos. Isso tem que ter um basta!! Ora! o ABC NÃO GANHA TURNOS OU CAMPEONATOS ESTADUAIS HA PELO MENOS 3 ANOS. NÃO DÁ PARA ENTENDER ESSA PRESSÃO PSICOLÓGICA CONTRA AS ARBITRAGENS DO RN, AFINAL, TUDO ISSO SE PERCEBE QUE ANO A ANO PARECE SER UMA ESTRATÉGIA PARA ENERVAR E INIBIR O ARBITRO PARA SEREM CONTRA O ABC. QUANDO TODA PENALIDADE QUE OCORRE CONTRA O ABC NÃO PODE SER MARCADA. PORQUE MEIA DÚZIA DE IMBECIS NÃO QUEREM, E, QUANDO É MARCADA OS ARBITROS ESTÃO COMPRADOS, SÃO ABCDISTAS, SÃO SAFADOS. SÃO APITO AMIGO E ETC.

    ISSO TEM QUE ACABAR, E SÓ TEM UM JEITO, JOGAR DURO CONTRA ESSES CABRAS SAFADOS QUE VIVEM A DENEGRIR IMAGENS DE HOMENS DE BEM VIA REDES SOCIAIS. ARBITRO TEM QUE TER ISENÇÃO E LIBERDADE PARA EXERCER SUA CONVICÇÃO NA MEDIDA DA LEITURA DOS LANCES DO JOGO QUE ARBITRA.

    PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM A ARBITRAGEM POTIGUAR. LUTEM JUNTOS CONTRA OS ABUSOS.

  3. Glauberto disse:

    Sr. “Torcedor pra lá de realista” o ABC realmente tem ganho pouca coisa nos últimos 3 anos (um único turno, eu acho), mas foi exatamente quando as arbitragens dos principais jogos VIERAM DE FORA DO ESTADO. Será mera coincidência? Eu desafio a alguém isento realizar uma estatística de erros “coincidentemente” contra o América e a favor do ABC. Desafio também a realizar pesquisa ao contrário e me apontar erros em desfavor do ABC e beneficiando o América.

    O “errinho” de um árbitro pode causar estragos enormes e vou dar um exemplo. Em 2014 faltaram ao América 3 pontos pra permanecer na série B e no clássico o juiz marcou um impedimento em desfavor do América com o Max saindo do seu próprio campo. A máxima de que erros acontecem só valeria se os erros fossem distribuídos entre todos os clubes, mas não é bem assim. Se é incompetência, maldade ou falta de coragem quando se apita contra o clube mais popular, não saberia dizer ao certo, mas que é bem visível esta situação, ah isto é.

  4. Marcela Prado disse:

    VAMOS COLOCAR OS PINGOS NOS IS….

    vamos falar claramente, quem esta agitando é o AMERICA , sempre eles querem ganhar no grito, a mesma ladainha todo ano, sao sempre os inferiores que gritam e gritam

    quando este novo presidente do america assumiu la no ano passado em suas primeiras declarações ele dizia

    O AMERICA NUNCA MAIS JOGARA CONTRA ABC COM ARBITRAGEM LOCAL

    isso no ano passado, ja existe claramente uma pré disposição de agitar o ambiente, e isso passou sem a imprensa dizer nada,

    é a aquela velha inveja, magoa que os americanos tem o abc

  5. Alan disse:

    Os ameriCanos mascaram as coisas, na realidade eles não estão preocupados com a possibilidade do ABC ser ou não beneficiado por algum erro de arbitragem. Na verdade eles querem pressionar as arbitragens para que nos jogos, na dúvida o juiz sempre decida a favor deles, ou seja, vale qualquer coisa para conquistar um título, não existe ética para esse povoado.

  6. ABC AMOR disse:

    é facil entender a inveja do Padang

    nos ultimos 10 anos o mequinha ganhou apenas 3 titulos (2015/2014/2012) e o ABC 5

    nos ultimos 20 anos o mequinha ganhou apenas 6 ttitulos (2015/2014/2012/2003/2002/1996) e o ABC 12

    entenderam? é bem simples assim, eles ja começam o campeonato com um sentimento que vao perder, que o ABC é muito superior kkkkkkkkkkkkk

    a unica coisa que o america supera o abc é em VICE CAMPEONATOS elas tem 39 contra 27 do ABC

    quem sabe daqui uns 100 anos elas conseguem empatar kkkkkkkkkkkkkk

  7. Jamal disse:

    Explica então torcedor realista a fórmula para o teu bC ter três penalidades em três rodadas sendo duas delas – a tv mostrou, globo e america – erros descomunais dessa arbitragem sebosa aqui do RN.

  8. brasil disse:

    até em jogo amistoso,o mequinha quando perde,reclama da arbitragem. isso é só uma pressão psicológica contra os árbitro da federação.todo penalti que é marcado a favor do ABC não houve,mesmo que seja um lance claro de analisar como aqule contra o palmeiras.qual a moral que padang tem pra reclamar da arbitragem local ?quem não conhece esse tumultuador aqui em natal?

  9. carlos martins disse:

    O Sindicato dos Árbitros emite uma nota, via twitter, na véspera do clássico. No jogo o bandeirinha anula um gol legítimo e no lance do pênalti, corre incontinente para a linha de fundo, quando tinha a obrigação de informar para o juiz que o lance tinha sido fora da área. Tudo isso, prejudicando claramente o América. É inconcebível que uma entidade de classe, se sentido prejudicada, parta para uma retaliação na véspera do clássico. Lamentável e inconcebível.

  10. rossine cavalcante disse:

    Marcos, na minha visao o cara que nao se identifica nos comentarios é no minimo um COVARDE de carteirinha e ainda tem a coragem de dizer que é realista, FAZ-ME-RIR, mas explicarei a esse anonimo o porquê da preocupação do America: o escalador de arbitros disse que o juiz do jogo America X Abc assumiu a culpa de ter marcado de forma escandalosa o penalti, ora, todos vimos que o fraquissimo bandeirinha foi quem induziu o arbitro ao erro ao correr para a linha de fundo, é muita cara de pau desde senhor, entao , que comanda a arbitragem local está descaradamente defendendo seus comandados mesmo havendo erros escandalosos, ainda achas que não há motivos para preocupação?.

  11. EDUARDO MARENGO disse:

    É preciso que a Diretoria do AMÉRICA entenda uma coisa:

    “Tanto faz ser árbitro local ou de fora …. o sindicato da categoria profissional é o mesmo”

    O poder é o mesmo. Tanto faz. E o ódio, raiva e rancor pelo AMÉRICA será o mesmo. Domingo passado foi a amostragem: um gol legal e mal anulado e um pênalti padrão FUNERÁRIA.

    Simples assim.

  12. Antonio Henrique disse:

    Será que esse caboclo ex. presidente, quando esta dizendo que tem coisa BEM MAIOR, ele se refere ao Coronel Ricardo que é o comandante da arbitragem potiguar? Olha, esse camarada já passou da hora de responder pelas merdas que diz. O ex. presidente se acha, não respeita ninguém. Esse cidadão tem que dizer quem é o coreografo da coreografia que com tanta convicção ele diz existir. Eu estou entendendo, que ele entende as coisas relacionadas ao quadro de árbitros do RN, como se fosse uma quadrilha articulada para beneficiar o ABC e prejudicar o america.

    Isto tem que ser minuciosamente explicado por esse cidadão. Ou, que ele seja processado, pague pelas asneiras e ainda se desmoralize se retratando publicamente.

    O ABC FC, E SUA TORCIDA ESPERA QUE SE MOVAM AÇÕES COM FINS ESCLARECEDORES AO FATO. ISSO NÃO PODE PASSAR IMPUNE. CHEGA! ALEX PADANG!!!

  13. alex silva disse:

    Pois bem!! Vejam que das ultimas 5 arbitragens de fora o abc venceu 3 e todas na arena das dunas 1 foi em pate e o mequinha ganouapenas uma… agora se eu fosse os arbitroa aapartir de agora puniria sim o mequinha pois se estão sendo acusados que pelo menos seja com razão errando mesmo!!

  14. Leomir disse:

    Esse “problema” foi fomentado pela imprensa, em particular, você, Marcos Lopes!
    Desde o ano passado que vejo sua pessoa fazendo campanha para que a federação determine uma proibição de arbitragem de fora. Talvez, no ano que vem, você consiga! Já que toda essa polêmica, ao meu ver, sem sentido, vai atingir o seu objetivo.

    O coronel fala muito, mas esquece que o banderinha local assinalou um gol legitimo do América, com impedimento. E no pênalti favorável ao time do Abc, se omitiu. Duas falhas pontuais no jogo. Muito embora, sejam lances que poderiam mudar o jogo, o Abc teve todos os méritos pela vitória.

    Já vi muito estadual conquistado pelo apito, e acho que é isso que a imprensa quer, a volta dos títulos do Abc.

    Abs.

  15. Witame jr disse:

    É só observar os erros que acontecem nos jogos do América… ninguém é doido não! Pq vcs não falam dos erros ???

  16. andre disse:

    TORCEDOR PRA LÁ DE REALISTA (pra lá de abecedista, na verdade),

    Infeliz seu comentário. De realista tem nada!

    Coincidentemente, desde que o América passou a exercer seu direito de solicitar juiz de fora, os desmandos vêm diminuindo.

    Você está é recalcado porque sem a ajudinha do apito amigo, seu time não ganha título.

    Vou fazer um desafio: Quando foi que um juiz local roubou pra o América em um clássico, vc lembra???????

    Então fique calado!

    O Ítalo Medeiros que é tão propalado como bom árbitro tem sua parcelinha de contribuição com a queda do Amérca pra “C”. Minha memória não é curta. Estou atento!!

  17. Sofrencia preta disse:

    Se a arbitragem local quer respeito e credibilidade faça por onde.Seja imparcial. Porque o Abc sozinho tem mais penalidade máxima a seu favor que todos os outros clubes juntos?
    Claro que tem que solicitar o quarteto completo.
    Não adianta apenas o árbitro central se os auxiliares forem locais. O Abc continua sendo favorecido. No último clássico tivemos exemplo claro. Só um idiota não enxerga ou se faz de doido.
    Falando nisso…tem pênalti hoje pro Abc contra o Baraunas?

  18. caio fabio disse:

    Se querem respeito, sejam profissionais e deixem a paixão clubística de lado pelo menos por 90 minutos

  19. Pablo disse:

    Marcos, é vergonhoso para o futebol potiguar o que o Sindicato de Árbitros do RN vem protagonizando nas redes sociais. Fico estarrecido como uma entidade que deveria prezar pela descrição, imparcialidade, ética e profissionalismo se presta a um papel tão ridículo, desqualificado e imoral. Os últimos “twitters” que a mesma postou denotam todo o amadorismo, corporativismo e parcialidade da entidade. Sinceramente, é lamentável. É até inacreditável a coragem dessa entidade a tamanho disparate. Só não enxerga quem não quer. Apoio que a diretoria do América tome atitudes enérgicas junto aos órgãos competentes para analisar a atual situação. As atitudes do Sindicato de Árbitros deixam evidente que eles estão em guerra com o clube rubro, e isso interfere diretamente no trabalho de seus sindicalizados nos jogos.

  20. Tricampeão de Centenário disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, pq os funeráutas de pium estão chorando tanto desde que o glorioso do RN exigiu e exige a arbitragem de fora nas partidas do glorioso contra eles? Coincidentemente o timeco parou com aquelas conquistas fantasmas e vergonhosa. Aqueles pênaltys, anulações vergonhosas dos gols dos adversários, impedimentos fantasmas, vantagens nas faltas vencidas evitando os contra ataques dos adversários, ms, qd era pro time das letrinhas sempre eram dadas o direito de contra atacar. Essas e muito mais atitudes que deram dezenas e dezenas de títulos ao RECORDISTA DE TÍTULOS MUNICIPAL. Agora… na era digital não PODE mais acontecer o que era praxe no milênio passado. Agora… ganha o melhor. Mesmo pq a PF e o Min. Público estão ai atuantes, exercendo suas funções com dignidade e soberania. O tempo da falcatrua está prestes a ser exterminado , goste quem gostar, doa em quem doer. Solicitar arbitro de fora é regulamentar, lícito e legal. Só não gosta quem é mal intencionado.

  21. ABC - FORÇA disse:

    Pedem árbitro de fora, perdem!. Mesmo assim ficam de mimimi, agora querem o trio, sem problemas, o ABC pela sua grandeza não tá nenhum pouco preocupado, tragam. Quando perderem de novo, vão fazer o que, trocarem as camisas dos jogadores?. kkkkkkk.

  22. Azevedo disse:

    Existem bons arbitros e assistentes nos quadro da FNF, porém a pressão e arrumado dentro da comissão de arbitragem é que está fazendo a coisa chegar num extremo de intolerância nos jogos do America. Acho que o presidente da comissão de arbitragem tem e deve ser mudado o mais rapidamente possível, pois o atual está desgastado, e não é de hoje, faz algum tempo. Outra vergonha é que em praticamente em todo jogo do Clubeco de pium tem que se arranjar uma penalidade. MUDANÇA JÁ NA COMISSÃO DE ARBITRAGEM DA FNF.

  23. Oi disse:

    Para encerrar com esse blá blá blá…mesmo com os erros de arbitragem, o mecao caminha para final do turno e a burra preta de Pium está eliminada com 3 derrotas….