Clima tenso

12/02/2016 às 14:00 por Marcos Lopes

Da minha coluna de hoje na Tribuna do Norte

Que a tuitada do Sindicato dos Árbitros de Futebol do RN, sugerindo que o América solicitasse quarteto completo de arbitragem inclusive para jogos das bases, foi “pesado”, mas é preciso avaliar que também pelas redes sociais, especialmente por parte do ex-presidente do América, Alex Padang, os árbitros vem sendo fustigados com afirmações fortes do tipo “ tem alguma coisa BEM MAIOR atrás dessa séries de erros COREOGRAFADOS” o que acabou gerando um clima tenso entre o clube, que não é representado pelo ex-dirigente, e alguns árbitros. Entendo que o momento é para reflexão, um diálogo aberto entre os representantes legais das entidades envolvidas e sugiro que seja mediado pela federação. Reunir o presidente do sindicato, Luiz Carlos Câmara, o presidente do América, Beto Santos e o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Ricardo Albuquerque. O assunto deve ser tratado por quem tem legitimidade para representar as entidades envolvidas neste conflito que não leva a nada. Tem que acabar com este clima de tensão e com esta história que existe uma orquestração dos árbitros contra o América.
Clima tenso I
Esta história de arbitragem prejudicar clube tal ou qual é tão antiga quanto o futebol, sempre existiu especialmente nos Estaduais onde a base é rivalidade local, mas ganhou força com o advento das redes sociais que quase que de forma instantânea reproduzem lances polêmicos e que alimentam comentários muitas vezes agressivos cheios de segundas,terceiras,quartas ou sei lá quantas intenções e que levam a reboque o torcedor que é paixão pura. Enquanto não houver mudanças nas regras do Estadual, onde uma resolução da federação garante aos clubes o pedido de árbitro de outra federação, não tem o que fazer.

15 Comentários para “Clima tenso”

  1. Pablo Ferreira disse:

    Marcos, é simples.

    Vejamos o caso do Rio de Janeiro como exemplo. Quando Federação + Árbitros + Eurico estão juntos = pênalti para o Vasco todo jogo.

    Qualquer semelhança não é mera coincidência.

  2. Jamal disse:

    O sindicato deveria era acabar com a palhaçada e investigar pq determinados árbitros dão penalidades para um determinado time com a maior facilidade do mundo. Veja quantos foram os times que tiveram penalidades assinaladas a seu favor nesse campeonato. Vejam quantos foram claramente considerados erros grotescos da arbitragem local. Vejam o lance do pênalti do clássico analisando a posição do bandeira.

    Aqui mesmo no seu BLOG Marcos, vc postou que vários árbitros foram reprovados nos testes. Será que dá para confiar nos que passaram?

  3. Rafael Vale disse:

    Falar que não existe favorecimento para determinado clube é querer tapar o sol com a peneira.

    Os números estão ai para mostrar, pênaltis polêmicos, expulsões, impedimentos…

    Façam um levantamento, depois que o América começou a solicitar arbitro de fora para os clássicos os números são extremamente favoráveis ao Orgulho do RN.

  4. Realista disse:

    Os nossos árbitros e assistentes não são bons. Em um clássico, o assistente permitiu o árbitro da FIFA marcar uma penalidade sendo que a falta foi fora da área.

  5. VICECAMPEÃODASÉRIEC disse:

    Pô Marcos, esses árbitros querer levar a sério o que Padang fala…Ai é demais né? Credibilidade zero!

  6. VICECAMPEÃODASÉRIEC disse:

    KKKKKKKKKKK RAFAEL VALE, FALOU, FALOU E DEPOIS ELOGIOU PAINHO, ELE DISSE OS NÚMEROS SÃO FAVORÁVEIS AO ORGULHO DO RN…OU SEJA, ABC FC! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. claudio disse:

    os caras(árbitros)garfam o américa em pleno 2016,com TV AO VIVO PARA TODO O BRASIL,eu fico imaginando naquele tempo onde o rival ganhava títulos todos os anos,onde houve campeonato q só teve um jogo,e as vezes,nem jogos tiveram por causa da guerra.O MECÃO VAI SER CAMPEÃO CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!!

  8. Marcela Prado disse:

    é sempre assim o mais fraco sempre chora

  9. MAIOR DO RN disse:

    Nem com a ajuda do apito amigo o bczinho conseguiu se classificar kkkkkk

  10. Capitão América disse:

    …quem não chora , não mama , minha querida. Já dizia o poeta.

  11. Júlio César disse:

    O ideal é solicitar árbitro da Fifa para todos os clássicos mesmo, pois os da FNF já provaram que não tem as mínimas condições de apitar. A vantagem do Mecão nos clássicos quando são apitados por árbitro de fora, é tão grande que já perdi as contas, pois existe seriedade deles que não são marionetes da federação. Concluindo, gostaria de mandar um recado para o presidente do Mecão: Cuidado com essas reuniões que estão tentando fazer para apaziguar a situação, pois é só enrolação, e depois que o clube perde um campeonato não tem jeito.

  12. RICARDO TMV disse:

    QUAL A DIFICULDADE EM O AMÉRICA TIRAR CELSO TEIXEIRA DO OPERÁRIO-MS E TRAZER PRA CÁ?

    BETO SANTOS VAI ESPERAR SAIR DO NORDESTÃO NA PRIMEIRA FASE E A MESMA COISA NA COPA DO BRASIL, PRA TIRAR ALUISIO?

    PODE ATÉ GANHAR O TURNO DO ESTADUAL (EMBORA O GLOBO QUEM MEREÇA, MAS O JOGO FINAL SERÁ NA ARENA, INDEPENDENTE DOS FINALISTAS, E LÁ NÃO PERDEREMOS TÍTULO PRA NINGUÉM), MAS ISSO NÃO SIGNIFICA NADA

    É APENAS ADIAR O INADIÁVEL. ESSE CARA NÃO É TÉCNICO DO AMÉRICA E PRONTO! CHEGA DE BRINCAR DE FUTEBOL, BETO SANTOS. A TORCIDA E O CLUBE MERECEM RESPEITO

  13. Luciano disse:

    Esse é o verdadeiro migué. Como disse o colega, quem não chora nao mama e faz os outros morrerem de sede.

  14. Tricampeão de Centenário disse:

    VICECAMPEÃODASÉRIEC vc está atrasado e mal pago. Esse timeco q vc citou é atualmente conhecido por aqui como “EX-MAIS QUERIDO” OU O MAIS SODRIDO. O ORGULHO DE RN É O CLUBE QUE REPRESENTOU O BRASIL NA CONMEBOL (SULAMERICANA). O ÚNICO CLUBE QUE CONQUISTOU ACESSO A SÉRIE A CLASSIFICANDO-SE DISPUTANDO A COMPETIÇÃO NACIONAL (SÉRIE B) POR VÁRIAS VEZES. O ÚNICO CLUBE DO NORDESTE A DISPUTAR TODAS AS EDIÇÕES DA COPAS NORDESTE. ÚNICO CLUBE POTIGUAR A SER CAMPEÃO DA COPA NORDESTE E TANTAS OUTRAS GLÓRIAS PRO RN. ESSE CLUBE É O POPULAR E ORGULHO DO RN “AMÉRICA FC” É CLAAARUUUU!!! rsrsrsrsrs

  15. José Nunes Filho disse:

    Marcos, pode até ser coincidência, mas é como a coincidência de um raio cair cinco vezes no mesmo ponto. Acho que você como bom jornalista esportivo e lhe tenho como sério, termina por se desgastar em querer tapar esse sol com uma peneira. Os levantamentos feitos e até as observações de quem acompanha no dia a dia mostram como a tendência é deslavada para beneficiar um lado e prejudicar o outro. E a tão comentada “indústria de pênaltis” está evidente demais.
    Se continuarem assim querendo menosprezar a inteligência dos outros, o resultado é a total desmoralização do nosso sofrível futebol, o que é ruim para todo mundo.