Crise, silêncio e incompetência

09/07/2018 às 08:14 por Marcos Lopes

Na entrevista exclusiva que concedeu ao programa Arena na última quinta-feira, Ranielle Ribeiro disse que havia pensado em pedir demissão, mas que foi convencido por jogadores e dirigentes a permanecer no cargo.

Naquele momento ainda existia a possibilidade de retomar a briga pela classificação, desde que vencesse o Botafogo na Paraiba, o que acabaou não acontecendo. Ranielle imaginava que seria possivel resgatar o ABC do inicio da temporada e manter o time vivo dentro da competição.

Não deu! Time jogou mal, perdeu para o Belo e a briga agora é para escapar do rebaixamento e evitar um desastre ainda maior.

O ABC tem cinco jogos, três em casa e dois fora, e precisa fazer os nove pontos dentro do Frasqueirão.

O time tem capacidade de reação? Com um elenco mal montado, não existem opções que possam mudar o quadro.

Fato que Ranielle Ribeiro tem uma parcela de responsabilidade pelo fracasso do futebol alvinegro, na medida em que avalisou as contratações que foram feitas. Outro aspecto que deve ser considerado é que o time do ABC é previsível taticamente e não apresenta variações.

Ranielle Ribeiro ainda tem o que extrair do time? Tem condições de seguir no comando técnico?

Em condições normais de pressão e temperatura, com a queda que o time apresenta cairia o comando do futebol, a começar pelo executivo Giscard Salton que não soube montar o elenco e o treinador.

Risco de rebaixamento é real e o silêncio e falta de ação da diretoria preocupa.

A crise é cada vez mais clara na Rota do Sol…o silêncio e a incompetência também.

33 Comentários para “Crise, silêncio e incompetência”

  1. CB JUNIOR disse:

    Tô esperando aqui na D. Seja bem-vindo. Saudações alvirubras

  2. Abecedista disse:

    Na era Frasqueirão o ABC conseguiu o acesso para a Série B em todas as vezes que disputou a Série C: 2007, 2010 e 2016.

    Acredito que conseguirá novamente agora em 2018.

    A diferença pro 4º colocado, que é o Confiança, é de apenas 4 pontos. Dos 5 jogos que faltam pro ABC, 3 deles serão em casa, inclusive contra o 4º colocado.

  3. xavier disse:

    O ABC está evoluindo, só conseguiu perder de 2 a zero, a comissão técnica, jogadores, funcionários e torcedores sabem que o ABC vai cair, os nove pontos em casa, só consegue fazer 3, contra o confiança não ganha, ganha do salgueiro e contra o Atlético do acre não ganha, os dois outros jogos fora perde, não tem time pra ganhar e nem poder de reação pra conseguir virar um jogo, o treinador tem culpa junto com diretoria e jogadores descompromissados com o clube, pra eles se cair tanto faz, eles vão embora e pronto, agora o Ranielli praticamente exigiu a sua permanência no cargo, qdo a nova diretoria entrou, não tinha dinheiro pra contratar então aceitou o pedido dele e jogadores e deu a merda que está aí. Semana passada o treinador pediu pra sair, e a diretoria e jogadores pediram pra ele ficar, ora meus amigos, jogador não tem que pedir pra treinador ficar, jogador tem que ficar na dele e aceitar o que a diretoria determinar e acabou, agora claro que os jogadores queriam a permanência do treinador, pq chegando outro, alguns vão ficar na geladeira e eles não querem isso, pq se não tiver jogando, não tem clube nenhum que contrate jogador encostado, se os diretores do ABC conseguem isso, pq são diretores que vão na onda de empresários, então tá explicado, agora é cumprir tabela, pq não podem deixar de jogar e em 2018 mandar todos embora e rezar muito pra sair da quarta divisão, pq na terceira tá muito difícil ficar, com estes jogadores não vai dar, e com o treinador que não tem esquema e nem variação tática não sai do canto, eu fui uns dos que não queriam o Ranielli como treinador, nada contra ele, apenas não tem base pra ser treinador, só isso. Peço a torcida que não adianta fazer pressão nos treinamentos , não adianta de nada, o melhor castigo, é vc deixar de ir pra o campo, pq sabe que o ABC já jogou a toalha a muito tempo.

  4. Flávio disse:

    Marcos, faço de suas palavras as minhas. Olha gente, com o valor da folha salarial que o ABC tem poderia ter montado um bom time a nível regional e assim como o time do Acre figurar brigando bem na competição.

    Quando o dinheiro é curto tem que saber inovar, ser astuto, se apegar as oportunidades de mercado regional.

    O fato é que ninguém do ABC conhece o mercado Nordestino, eles tem que morrer literalmente na mão de empresários espertos. Esses diretores são tão incompetentes que nem mesmo mandam fazer por parte do clube um acompanhamento anual dos atletas que surgem como boas opções nos campeonatos regionais, isso poderia baixar custos e vir a ser o pulo do gato para ser competitivo num nível de serie C. ASSIM COMO FEZ O PRESIDENTE DO TIME ACREANO, QUE SEM RECURSOS, BUSCOU O BOM REGIONAL E DESLANCHOU NA COMPETIÇÃO.

    Hoje as coisas são globalizadas, fica fácil se saber quem é quem acompanhando os campeonatos; basta ter um computador, uma linha telefonica para checagem e uma pessoa que manje de futebol. ATÉ UM TORCEDOR DESENROLADO E INTELIGENTE COM BOA PERSPECÇÃO DE FUTEBOL FAZ ESSE TRABALHO, ATÉ GRATUITAMENTE DE SUA PRÓPRIA CASA.

    Não é difícil agente ver aqui mesmo no blog Marcos Lopes, alguns torcedores de ABC OU AMERICA cobra criadas que manjam sim, e até por gostarem de futebol. Vejo sempre sugestões ótimas de nomes bons e baratos , que invariavelmente agente depois ve jogando bem em algum time….. mais,ninguém escuta.

  5. SANDRO SANCHES DOS SANTOS disse:

    Time medíocre, pensamento da diretoria medíocre! Se ganham uma partida parece que ganharam a copa.

  6. Antonio Henrique disse:

    INCOMPETENTE NACIONAL:
    O rei da incompetencia é o treinador do Brasil o teimoso e xavequeiro do Tite, o cara fala ao torcedor brasileiro como se todo mundo fosse imbecil, e ele um profeta bíblico, o dono da verdade. Esse enganador é o rei dos incompetentes, por dispor de um universo de jogadores e mesmo assim; convocar mal, escalar mal e quando precisou mexer muito mal. FDP.

    INCOMPETENCIA QUE DA DÓ:

    Agora, o ABC é incompetente a partir da sua diretória que mostrou-se sem ação, sem garra e sem vergonha. Jogaram o clube no inferno da quarta divisão. E, não foi por conta de dinheiro não… pois, poderiam ter feito um time mais competitivo gastando esse mesmo valor de folha atual. São incompetentes mesmo!!!

  7. Fco.Freire disse:

    Com exerção do Guedes, os demais nem pra pelada de bairro serve.

  8. José Maria disse:

    Revolta ouvir alguém da imprensa falar que Raniele não tem culpa. Ele tem e muita culpa a partir do momento em que ele foi conivente com a diretoria e esse metido em executivo de futebol, apenas um conversador. Tem culpa por ter afirmado por várias vezes que nosso pobre e fraco estadual era parâmetro para a série C. Ainda no ano passado falei que era precipitado manter Raniele para 2018. O cara fisicultor se meteu de treinador e ainda afirmou que só ficaria se fosse treinador, bateu o pé e essa fraca diretoria aceitou para não perder o melhor treinador do mundo. O ABC é só improvisações. Diretoria improvisada, treinador improvisado, executivo improvisado e time improvisado. É cada uma pior que a outra. É só inexperiência. Bom dia.

  9. Everton disse:

    Esse negócio de treinador querer sair e pedirem pra ficar me lembra na série B do ano passado, Geninho pediu duas vezes e não foi atendido, deu no que deu.

    Esse grupo está muito equilibrado, ainda acredito que o ABC não caia, mas também falta um pouco de empenho, talvez incentivo$ resolvam, pelo fato da praodução ter caído absurdamente.

  10. Everton disse:

    Até quando serão “Os Prestigiados”. Raniell, não se queime mais, você é da casa, dá um passo para trás para futuramente dar dois ou três para frente!

  11. José Maria disse:

    Alguém avise aí a Raniele que Anderson pedra só está fazendo merdas, não tem condições. 2 bons volantes no banco e o cara não enxerga isso? Por isso que afirmo, Raniele está p e r d i d o no comando do ABC.

  12. EDGLEY disse:

    Se não estiver enganado, já são cinco jogos consecutivos que o ABC sofre gol de pênalti. Não bastasse a incompetência de fazer os gols, ainda ajudar os adversários desta maneira, fica realmente difícil acreditar na permanência na série C.

  13. altamir disse:

    Desse time do ABC só escapa Felipe Guedes, o restante não joga campeonato de bairro. Série D com certeza

  14. ABC dista disse:

    O pior é que nôs torcedores infelizmente,ficamos aqui sofrendo e angustiado,vendo essa diretoria junta com um diretor de esporte,que não sabem de nada, e gastaram muito pra fazer um time medíocre desse,que não dá pra disputar nem uma série D ou É.
    E o que deixa agente mais chateado,é que eles ficam em silêncio e não resolvem nada.
    Trouxeram uns quinze jogadores pra jogar apenas dois ou três,e restante aí só no come e dorme sem condições de jogar nem em série D,e permaneceram com alguns perdedores que rebaixaram o time da B pra C.
    Desse time pra disputar uma série C,só se tira os goleiros,guedes e Igor leite,o restante uns estão mal e outros não tem bola pra jogar nem uma série D.

  15. THIAGO SOUSA disse:

    Muito preocupante a situaçao do ABC.
    Série B, esqueçam desse projeto!!!
    Tem que ser feito agora todo um grande trabalho, toda uma estratégia de permanencia na serie C.

    O ABC tem que resgatar a sua competitividade que tinha poucos meses atrás.
    Empate ou vitória, precisamos de pontos!
    Se o ABC permanecer na série C vou comemorar como um título!!!
    Pois o elenco é limitado.
    Força ABC!!!

  16. geovane disse:

    Na minha opiniâo o erro principal foi vender Matheus Matias e Fessin, peças fundamentais na conquista do estadual (de fraquissimo nivel), sem negociar junto ao Corinthians a permanencia deles atè o final da Serie C.
    O unico jogador que se salva agora è o Guedes que sempre honra a camisa.

  17. Renato Alexandre disse:

    Rapaz, pode demitir e trazer quem quiser, Barata, Wassil Mendes, Ferdinando, Didi Duarte, Ivan o Terrivel, Vereador, Severinho … Só não me traga Francisco Diá, pelo amor de Deus. Eu ainda quero ter esperança no meu ABC !

  18. Anderson ABC disse:

    Nada contra Ranielle, mas no futebol não há espaço pra coleguismos. Nosso treinador tem boa intenção mas não tem experiência para lhe dar com uma crise dessas. Existem falhas técncas, de comando, de posicionamento, de decisão, de escalação e de substituição.

    Temos DOIS jogos em casa seguidos, é hora de contratar um nome tarimbado pra treineiro e salvar o ano com a permanência na série C. Não é hora de se falar em acesso.

    Tenho duas opções:

    – LEANDRO CAMPOS – perde pouco e organiza bem a equipe
    – FERNANDO TONET – mesmo estilo de Leandro.

    Ambos conhecem a maioria dos jogadores alvinegros.

    Concorda, Marcos??

  19. JOÃO MARIA/SÃO PAULO disse:

    OBSERVAÇÕES

    1.Luz vermelha acesa: Escapar da série D hoje é mais importante na vida do ABC do que sonhar com a série B.
    2.Se o ABC acha tão imprescindível ter um gerente de futebol que contrate Francisco Diá prá essa função já que tem rodagem pelo futebol nordestino. O comando técnico precisa ser alterado: Leandro Campos ou Oliveira Canindé urgente se ainda dá p/fazer algo com esse elenco o que acho difícil.
    3.Qualidade no futebol é sinônimo de dinheiro. Ranielle era bom quando tinha Fessin, Wallyson e Matheus. ABC e América são 2 times pobres a nível regional e nacional. O alvinegro não teve dinheiro p/segurar e fazer bons times. Mesmo assim acho que a dupla de Natal tem mais nome que Sampaio Corrêa e Atlético/ AC. O que explica os jogadores desses times jogarem bem ganhando pouco é que eles dão a vida no campo p/aparecerem e saírem desses times. Só pode ser.
    4.Campanha de 1 Real. Se cada torcedor do ABC depositar 1 Real por mês na conta, o clube poderá arrecadar perto de 500 mil/mês.
    Abraço a galera de Macaíba.

  20. Vilar disse:

    TODO FANATISMO É BURRO!
    Até pouquinho tempo para a imprensa e torcedores abcdistas o abc era um grande time e o Raniele um grande treinador que tinha o time nas mãos. Ué, não é o mesmo time?
    Procurem analisar tudo sem paixão, pois a análise fica com solidez.
    Não coloquem desculpas da perda dos 3 jogadores….Agora é humildade e lutar pra não cair e cada vez que vocês criticam jogadores, a situação piora….lembrem-se que o américa foi assim.

  21. ISIDORIO disse:

    Futebol é incrível há pouco temo o ABC tava numa zona confortável e agora entrou numa zona de desconforto. Isto tá acontecendo com o FORTALEZA, que mesmo na liderança isolado nas 05 últimas partidas perdeu 03 para os times Paulistas e venceu duas partidas, se continuar assim vai começar perdendo a liderança e até a saída do G-4. Pois tá acontecendo a mesma coisa do ABC , foi vendido um jogador ,o OSVALDO retornou a um time da TAILÃNDIA e dois tão no departamento Médico, sem contar os suspensos por cartões amarelos. O ROGÉRIO CENI já tá com a corda no pescosso.

  22. ISIDORIO disse:

    A nossa Imprensa fica valorizando demais os jogadores que saíram do ABC , só porque um fez um gol ontem.

    ML a sua” frigideira “não vai caber mais tanto jogador ruim.

  23. Filipe Nunes disse:

    Ladeira abaixo vem descendo a funerária. Eu cantei a pedra!
    Bem-vindos a série D, mundiça! Agora quero ver neguinho dizendo que é fácil subir desse inferno astral!!!

  24. Renato pesando certo disse:

    Ranielle não tem culpa do que está acontecendo!!!Será que o time que fez 14 pontos na primeira fase mudou??? Tem alguma cara nova?? Está muito claro que estes jogadores não estão querendo mais jogar, pois não tem como o time cair de produção da forma que vem atuando! Vocês sabem que Tonhão disse que não queria mais jogar no ABC já a um bom tempo?? Parte da impressa sabe de tudo isso e fica colocando a culpa no treinador, como relataram acima, Ranielle é um funcionário do ABC a mais de 10 anos prestando seus serviços ao clube, bem diferente dos outros que vem para cá com uma panela cheia de pernas de pau e depois vai embora deixando uma divida para o clube, entendo que ele não se meteu na montagem do time.
    Não culpo o treinador pois está claro que esses jogadores estão fazendo corpo mole por motivos financeiros(Todos a impressa sabe disso), Ranielle deveria era sair antes de se queimar mais.

  25. Campeão brasileiro disse:

    Marcos,será que essa diretoria e o próprio treinador ABC dista,não estão vendo que tem alguma coisa errada ali,sabemos que o time é fraco,más todos estão vendo que o ABC de hoje,é um time diferente do time de seis a sete rodadas atrás,eu vejo jogadores desmotivado,e relaxaram fisicamente,então Ranieri,amigo eu sendo você não pensava mais,entregava o cargo até para você não s queimar mais ainda,porque eu já vi grandes técnico entregar o cargo,com quatro ou cinco derrotas,e você já faz sete partidas que não ganha de ninguém.
    Agora eu pergunto,cadê o volante Leomir e o atacante Leandro cearense,, porque eles não jogam nesse time,porque já faz um mês que eles estão aí,e eu tenho certeza que,os dois só com 50℅ fisicamente são titulares absoluto desse fraco time,não é possível que um jogador por mais que ele chegue mal fisicamente,não recupere pelo almenos 70℅ do seu condicionamento físico.

  26. Martins disse:

    Amigos, eu acho que não tem mais sustentação para o Ranieri,e o melhor agora era ele entregar o cargo a um treinador de verdade,já quê ele é preparador físico,e ele foi aí quebrar um galho,eté eles arrumarem um treinador,e como foi dando certo até umas sete rodadas atrás,más foi bom enquanto durou mais não dá mais,olha o que estou vendo ali é que os jogadores,não estão respeitando ele e fazem o que quer.

  27. CICERO FERREIRA DA SILVA disse:

    Desses jogos em casa devemos considerar que, do jeito que o time está , será muito difícil vencer o atlético do Acre. Sou abecedista mas também sou realista. Estamos caminhando para a série D.
    Só voltaremos a ser fortes quando os dirigentes deixarem de entender que os times montados para o campeonato potiguar não servem de parâmetros para outros campeonatos. Com o time que foi montado Perderíamos até, em termos regionais , para o do Acre. E olha que aviso não faltou por parte de vocês da imprensa.
    Sou do tempo em que times, com todo respeito, do nível do globo, açu, santa cruz… teriam medo de enfrentar o ABC dentro de casa e hoje, o que vemos, são esses times jogarem de igual para igual.

  28. Paulo Cézar disse:

    O que a maioria dos comentários acima não estão levando em conta, é que todos os times reforçaram seus elencos, o próprio Botafogo PB q perdeu aqui foi outro time, fraco ainda mas muito melhor q o ABC, o que enganou Ranielle e seus cabeças de bagres, foi a vitória contra o Santa Cruz em Recife, um único bom jogo, com pitadas de entrega por parte dos jogadores do santinha, afinal eles não aturavam o tec. PC Gusmão, e para sorte de Ranielle 4×0. Enganou a fraca diretoria, aliás incompetente mesmo e o treinador Ranielle que é fato, não está pronto para dirigir uma equipe do porte do ABC, que tem camisa, torcida querendo sempre jogar para ganhar.

  29. WALKER disse:

    ML,

    Após esta derrota para o Botafogo/PB nada mais resta a ser feito, pois qualquer ação será TARDIA e não surtirá o efeito desejado.

    O ABC não escapará da série D 2019, na qual terá muita dificuldade para manter-se.

    ……………………………………………………………………………………………………….

    Permita-me externar opinião, como torcedor, sobre a atual realidade do ABC:

    Como abcdista, vejo como positivo o advento Frasqueirão, grato àqueles que se empenharam de corpo e alma, financeiramente, por viabilizarem a sua construção

    Mas no cenário atual não vejo como o ABC continuar preservando-o e ao mesmo tempo pagando regularmente todas as dívidas de grande porte existentes e ainda ter que montar planteis adequados à sua participação de sucesso nas competições

    Será que valerá a pena tentar manter a base de muito sacrifício o patrimônio ‘Frasqueirão’, ou outro equipamento, mesmo correndo o risco de no futuro próximo ter bens leiloados?

    Com estádio, sem estádio, o ABC é o maior do RN! Não sou eu que digo, é a sua história!

    Hoje não vejo como essencial o clube manter o Frasqueirão, ou, em seu lugar, ou outra determinada área circunvizinha que faça parte do complexo do clube que venha a ser bem avaliada e vendida.

    No geral vejo os fatores abaixo como por demais importantes:

    – inúmeras dívidas(as existentes e as que estão por vir) de grande vulto geradas pelo Futebol(ora quase impagáveis, vem sendo pagas em parte, outras postergadas só Deus sabe como, e com isso não se monta um plantel adequado para ter tendência ao sucesso nas competições de maior porte
    – custo crescente para a sua manutenção do estádio: construído em área muito impactada pela maresia, onera a sua manutenção
    – receitas do clube sempre em queda: a retração da economia impactou mais fortemente ao ABC, pois seus torcedores/sócios são em sua maioria de baixa renda ou perderam seus postos de trabalho.
    -i nsucesso na campanha para a captação de novos sócios realizada pela atual Diretoria do ABC
    – maior dificuldade para captar patrocinadores para o Futebol
    – jogos do ABC programados para horários que afugentando o torcedor, devido a falta de segurança em Natal
    – a concorrência criminosa de canais de televisão/outros que passaram a transmitir jogos do ABC ao vivo
    – baixa média de publico no Frasqueirão, na ordem de 1.900 pessoas por jogo na temporada

    O ABC precisa amadurecer politicamente, resolver suas diferenças, estabilizar-se financeiramente para voltar a crescer, investir em um adequado CT-Centro de Treinamento para suas equipes profissionais e formação de atletas de base, implantar um Complexo de Lazer atrativo ao sócio abcdista, criando estimulo ao nosso torcedor para tornar-se sócio do clube!

    Fooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorça ABC!!!

  30. Roberto Cesar disse:

    Na minha opinião os diretores do ABC são incompetentes para administrar e contratar time de futebol. Ranielle acreditou nesses caras e se ferrou, Ranielle é uma vitima desses incompetentes. Assim como o próprio clube.

  31. Reginaldo disse:

    Pessoal já vi este filme.

    O ABC estava bem até o término da 1ª fase. Vejam o que aconteceu. Queda de rendimento. Incrível isso? Não!

    Faltou incentivo $$$$$$$$$$$$$ para os nossos BOLEROS.

    Diretoria tem que ficar esperta. Jogador precisa de INCENTIVO $$$$$$$$$$$…..entenderammmmmmm…

  32. Reginaldo disse:

    ….Continuando….

    Se a Diretoria tivesse dobrado o $$$$$$ SALÁRIO, no início da 2ª fase, tinha neguinho aí correndo até de MOLETAS para ganhar essa grana, podem ter certeza disso.

    Vamos tratar o ABC como uma empresa. Vocês acham que jogadores são burros. Participação nos lucros. Somente vitórias e um pequeno BICHO não motiva jogador de futebol.

    Confere MARCOS LOPES???

  33. carlos antonio miranda disse:

    Como Marcos Lopes falou, direção inerte, absolutamente sem força, sem competência, e pior sem motivação nenhuma pra dirigir o ABC FC! Não cobra de ninguém, não faz absolutamente nada! No episódio no acre, onde pessoas que deveria da exemplo chegaram bêbadas no hotel, brigaram com jogadores, era pra serem demitidas sem justa causa imediatamente! Cadê a presidência do time, cadê os diretores pra tomar uma atitude! Esse Giscard Salton não serve nem pra ropeiro, é muito incompetente pelo amor de Deus! Ranielle era apenas um tapa buraco, que tava “acertando”, faltou atitude mais uma vez da direção de contratar um treinador. Depois que sairam os 3 principais jogadores o time mudou. Leandrão já deu que tinha de dá.Tinha que ter contratado um treinador de pulso firme e jogadores pra resolver a falta dos que se foram. Aí contrata uma bocado de come e dorme que não estão nem aí pra jogar, apenas tomar cana na orla de Ponta Negra! E a torcida que se exploda!!! O QUE FALTA AO ABC FC É UMA DIREÇÃO QUE TENHA IDENTIDADE, DEDICAÇÃO E AMOR AO CLUBE, E RESPEITO PELA SUA TORCIDA!