Coluna TN: Preocupa

13/07/2018 às 07:52 por Marcos Lopes

Preocupa o distanciamento que os dois maiores times do RN estão abrindo da elite do futebol brasileiro. O América enterrado na última divisão do Brasileiro e o ABC flertando com a zona de rebaixamento da Série C e tudo por exclusiva e total responsabilidade dos dirigentes dos clubes. Não adianta querer culpar a estrutura do futebol brasileiro, CBF, FNF, FIFA, o Vaticano ou a NASA, tudo desvio de foco. O gerenciamento e planejamento de cada clube é responsabilidade única e exclusiva dos dirigentes, e são eles que estão permitindo este perigoso distanciamento.

América não aprendeu nada

Veja, o caso do América que esteve duas ou três na Série A e hoje amarga o fundo do poço. Os dirigentes que passaram – e os atuais, aliás, sempre os mesmos – não aprenderam nada, não foram capazes de construir nenhumlegado. A cada acesso vinha imediatamente a queda e com ela o rombo financeiro, transformando o clube em uma sombra daquilo que foi em um passado recente.

ABC preocupa

Mais do que o caminho tortuoso no futebol, o que preocupa no alvinegro é a permanente e preocupante divisão política que vem fazendo um mal terrível ao clube de Ponta Negra. Inicialmente o problema era Rubens Dantascujo grupo foi derrotado nas urnas por Judas Tadeu, depois JT passou a ser o problema, tanto que foi convencido a renunciar sob alegação que saída dele seria o bálsamo para todos os problemas do ABC, o que não passou de um engodo gigantesco. O clube seguetropeçando nos próprios erros.

6 Comentários para “Coluna TN: Preocupa”

  1. José Maria disse:

    O futebol do RN está em plena decadência. Só isso.

  2. Pepe disse:

    Crise nada! Tem horas que é bom recuar,colar os cacos e melhorar o alicerce. Crise todos estão passando! Até o Milan. O Moto Clube e o Imperatriz apesar de passar para a série C estão endividados. O América está finalizando o seu estádio e com esta copa do mundo as rendas estão baixíssimas. Seis meses sem pagar o plantieo. Tenho certeza que vira mais forte e eu só olho o futuro.Crise está o estado e a prefeitura que não pagou o serviço já executado da Salgado Filho.
    Crise está o estado brasileiro!moral e economicamente.

  3. Júlio Camilo disse:

    Bom dia, Marcos Lopes!

    Sou americano, e nesse momento difícil do futebol do RN prefiro deixar de lado as preferências e falar com a razão. O futebol do nosso estado está se afundando, o América que o diga, e não percebo nenhuma movimentação eficaz que possa mudar essa realidade. O América já esteve no céu, série A, e hoje se encontra no inferno; o nosso adversário na série B, hoje na C, mas querendo o inferno também. Será que os “dirigentes” dos nossos clubes não aprendem? Até quando vai imperar a incompetência? Talvez quando nada mais puder ser feito. É preocupante a situação, pois se algo não for feito o mais breve possível, ABC e América estão prestes a sumir do mapa. Por favor srs. dirigentes amadores, procurem fazer algo de mais proveito, valorizem as categorias de base. No RN tem vários meninos querendo mostrar trabalho, aparecer para o cenário futebolístico, ou seja, desejam ser profissionais, mas, isso só é possível se tiverem apoio, e quem pode conceder esse apoio são os maiores clubes do RN. Nesse tema, categoria de bases, quantos jogadores aparecem em clubes de outros estados fazendo sucesso, e que nunca tiveram oportunidades aqui no RN? Aproveito a ocasião e faço uma sugestão aos “sábios” dirigentes do nosso futebol: Que tal realizar todo ano uma competição de 1 (semana) ou mais um pouco, nos centros de treinamentos com meninos de até 16 ou 17 anos envolvendo algumas cidades do nosso estado? Depois seleciona os destaques, e começa um trabalho de apoio. Certamente evitaríamos trazer jogadores dos tipos de: Tadeu, Guilherme, Flávio Carioca, Daniel, alguns jogadores do ABC que não jogam nada, mas são de empresários e tem que aparecer. Vou terminando aqui, pois o tema é longo, no entanto, dirigentes incompetentes: REFLITAM E FAÇAM ALGO DE POSITIVO. Marcos, se possível comente a sugestão que fiz, talvez os clubes te ouçam. Abraço

  4. Alexandre Medeiros disse:

    Meu caro Marcos, concordo com você, no caso do América os dirigente são totalmente amadores, e também, falta transparência nas contratações/investimentos. Em 2014 o América caiu para série C, logo no ano que recebeu mais verba(cota da copa do nordeste, cota da copa do brasil, sócio torcedor em alta, excelentes rendas, patrocínio da caixa, timemania, entre outros), porém, o presidente na época o Sr. Gustavo de Carvalho estava muito mais preocupada em se reeleger, e foi a partir desse rebaixamento que o América foi parar no fundo do posso, em uma situação atual deplorável, ou seja, desde Junho fechado.

  5. ABC dista disse:

    Olha Júlio,concordo com você,em ralação a valorização de investir nas bases.
    Agora eu não sei o que é que passa na cabeça dos nossos dirigentes,porque eu já vi alguns bons e provavelmente futuros craques serem dispensados,e com isso verem os seus sonhos irem embora,e com isso vão trabalhar em outro área.E então eles terminam ir buscar, jogadores caros e enfim de carreira ou jogadores de base de outros clubes,que ou não dão certo aqui ou se dão,o investimento vai ser pra eles e não para o ABC.
    Hoje já melhorou um pouco isso no ABC,olhe aí nos últimos oito anos o ABC já rebelou? Wallace,matheus,fesin e parece que o grêmio vai comprar o volante das bases,que jogou umas três partidas pelo titular,parece que o nome dele é Jonata.
    Eu sendo dirigentes do ABC,eu mandava uma pessoa com conhecimento em futebol,até algumas cidades do nosso interior,a procura de alguma garotos,e sei que lá vão encontrar alguns muito bom,e seria um bom custo benefício ao clube,a cidade de Baraúna é uma,que já revelou alguns bons jogadores tanto para o potiguar como para o Baraúnas.
    Vou citar alguns grandes jogadores mais recente,que vieram do interior :Nonato,Souza,Dede de Dora,Gilton,Biro Biro,Sandro e o próprio wallace que veio de mangabeira,é só procurar e o investimento é pouco,que num futuro próximo pode render muito para o clube.

  6. caro marcos lopes eu acho qui no fundo do posso esta um time sem serie o america esta fazendo seu campo e sem disfazer do seu patrimoniu o presidente eduardo rocha falou a dois meses atras na radio vermelho de paixao qui a arecadaçao do club em dezembro vi aumenta 300 mil reas lojas qui estao finalisando nasede sosial oje la ja temos aluques so qui vai quase todo para arena america