Coluna TN: Não deve continuar no ABC

12/08/2018 às 09:43 por Marcos Lopes

Pelo trabalho realizado no futebol profissional, na escolha e contratação do elenco, a permanência de Giscard Salton no cargo de executivo de futebol do ABC não faz nenhum sentido. Errou em quase todas as contratações que fez para a temporada, ganhou o Estadual é verdade, mas fracassou no principal objetivo que era o acesso para a Série B. Se o clube vai avaliar a permanência de Salton pela produção no futebol profissional, ele não deve permanecer.

E Ranielle ?

Tem potencial como treinador, mas precisa rever conceitos e logicamente que não pode ficar isento de uma parcela de responsabilidade pelo fracasso no Brasileiro. Eu diria que o trabalho de campo de Ranielle como treinador em uma temporada cheia ficou em uma faixa intermediária, razoável, computando que fracassou exatamente na competição mais importante da temporada para o ABC.

Por outro lado…

Imagino cá com meu teclado, a agonia de Ranielle Ribeiro quando olhava para o banco e via o nível de opções que o elenco montado por Giscard Salton oferecia. É complicado para qualquer treinador, claro que é, mas talvez tenha faltado a Ranielle um pouco mais de ousadia na armação tática, na aplicação de variações táticas para fugir da previsibilidade. Mas é um profissional que pode crescer e muito. Tem que adicionar um pouco mais de ousadia. Ah! E não pode mais aceitar elenco de qualidade duvidosa. Daqui a pouco queima o filme!

15 Comentários para “Coluna TN: Não deve continuar no ABC”

  1. José Maria disse:

    E tem mais: façam uma retrospectiva do estadual de 2018, vejam o quanto foi fácil e mesmo assim Raniele fez questão de complicar com suas lambanças querendo poupar jogadores. Vejam também, o campeonato foi tão fraco juntando-se o fracasso de globo e Mequinha. Vejam também que em alguns jogos o ABC ainda teve dificuldades, com Baraúnas, potiguar e força e luz. Raniele não teve essa visão que estou focando agora, provou sua inexperiência e irresponsabilidade quando usou esse fraco estadual como parâmetro para enfrentar uma série C e mesmo assim em um grupo fácil não soube e não teve competência para seguir mais longe. Repito o que falei em dezembro de 2017, é precipitado manter Raniele para 2019, ainda tem muito o que aprender, levou muitos nós táticos e não sabia sair.

  2. José Maria disse:

    Esses metido a executivo de futebol chegam no ABC e fazem a festa. Essa fraca diretoria do ABC ainda não conseguiu enxergar que Giscard Salton é um atravessador de jogadores de futebol. Pelo visto, o negócio dele é ganhar dinheiro em cima de transações e nada de contratações. Estou avisando, manda esse cara embora logo se não irá trazer novas porcarias para o próximo ano.

  3. José Maria disse:

    Flávio Araújo já merece uma oportunidade no ABC. Com Raniele, o barato saiu muito e muito caro. Já que Giscard Salton falou que se Raniele sair hoje do ABC amanhã estará empregado, essa diretoria deve mandar os dois embora hoje mesmo. Deixa que a nova diretoria traga um novo e experiente treinador de verdade. Para quem não sabe, Raniele é preparador físico e não treinador. Esse ano o ABC gastou mal com treinador, executivo de futebol e com jogadores. Pelo amor de Deus! Bom domingo, feliz dia dos pais.

  4. ISIDORIO disse:

    Ranieri Ribeiro não deve permanecer no ABC para 2019, acho que ele já deu o que tinha de dá. Pois todo mundo sabe que o ABC não tem grana pra comprar jogadores da série “A”. E veja que ainda tamos em agosto e já terminou o calendário pra este final de ano. Até o seu Sócio Torcedor muitos caíram fora este ano. Não se faz futebol sem dinheiro.

  5. Luiz Galvão disse:

    TEM QUE SE QUALIFICAR,,E SE ALGUEM DA BASE TIVER QUE SAIR SO NO FINAL DA TEMPORADA A NÃO SER QUE SEJA FEITA ALGUMA COISA PRA PREENCHER A VAGA DE QUEM SAIR E NÃO FAZEREM O QUI FIZERAM ESSE ANO,,,LUTARAM PRA REBAIXAREM O ABC MAIS NÃO CONSEGUIRAM,,MAIS ESSE PRÓXIMO ANO SE NÃO APARECER UM HOMEM DE PULSO FORTE COM CERTEZA IRÃO REBAIXAR,,,AGUARDEM,,,

  6. Raimundoalves disse:

    Sr. José Maria, boa tarde, o senhor não me representa eu tenho uma idéia totalmente contrária a sua, o ABC está certo, primeiro tem que fazer o alicerce, não adianta subir e ficar devendo, vamos com calma!

  7. José Lúcio disse:

    Pra ser treinador de futebol, tem que deixar de ser paizão, tem que cobrar resultados e fazer cara feia quando necessário. É os caras errando e ele dizendo, boa fulano, boa cicrano, isso não pode acontecer, Os caras não vão respeita-lo nunca.

  8. Reginaldo disse:

    Manda esse monte de barangas pernas-de-pau embora, meu amigo OOOOOOOOOoooooooo time ruimmmmmmmm

  9. xavier disse:

    Concordo com o Zé Maria, o treinador não deve continuar, não tem competência pra ser treinador, não tem variação tática e não sabe escalar os jogadores e na hora de trocar se enrola, se ficar vai fazer merdas em cima de merdas, esse papo furado, que é com os erros que se aprende, o ABC nunca aprendeu, ao contrário sempre repetiu os mesmos erros, eu digo o seguinte, é com os acertos que a gente aprende mais e é com os erros que a GENTE SE FODE MAIS, isso é balela e enrolação, se o Ranielli tiver inteligência ainda e senso crítico, pede pra sair e vai fazer um curso de treinador que a CBF tem todo ano, vai estudar melhor se aprimorar, já que o mesmo nunca foi jogador de futebol e não tem a manha de alguns treinadores que já foram jogadores de futebol e sabe como armar um time. Agora com enrolação a torcida já está de asco cheio, fora o treinador, o executivo aprendiz e alguns jogadores que só vieram a natal pra passear e tomar cerveja, pq o pouco de futebol devem ter esquecido.

  10. Chico Landi disse:

    O grande problema é aquele:
    A mão que afaga é a mesma que…acostuma mal!
    O abc vinha de uma vexatória campanha na séria B com seu presidente sendo forçado a renunciar e na hora se assumir ninguém quis, depois que viram o tamanho da batata quente.
    Esse ano, somente sendo muito idiota para não perceber depois daquele gol DE MÃO de elivélton na primeira rodada do estadual ou aquela “goleada” de 7 x 0 sobre o baraúnas, quando os jogadores do leão praticamente saiam de frente pro abc botar a bola pra dentro e assumir a liderança do turno pelo saldo de gols, a coisa seria direcionada para dar o título ao alvinegro e mascarar a fase negra das finanças na estrada de pium!
    E o monte de bestas engoliu a corda e aceitou a permanencia de um time FRACO que tinha a seu favor apenas o entrosamento das peças titulares!
    Caiu na copa do nordeste, fracassou na mais fraca serie C de todos os tempos e por muito pouco não foi rebaixado!
    Taí o resultado.
    Agora aqueles mesmos que exaltavam o time dos “garotos da vila” apedrejam os mesmos sem a menor misericórdia colocando a culpa na saída de wallyson, matheus e fessim, esquecendo que com eles em campo o abc foi goleado por um América em crise durante o estadual e foi desclassificado pelo desconhecido Cianorte na copa do Brasil!
    Mas o pior vem por aí!
    Vem cobrança financeira e BEM GORDA!
    Aguardem…

  11. Henrique disse:

    Considero totalmente sem razão as desculpas dadas PELA PÉSSIMA CAMPANHA do abc na série C,
    gostaria de antes de fazer minhas colocações , fazer DUAS observações QUE MUITOS NÃO LEVAM em
    consideração .

    1….a chave que o abc disputou era muito fraca , o Nautico clube em grande crise financeira , consegue
    uma grande recuperação , após promover a titularidade 7 atletas oriundos das categorias de base como titulares,

    2….também sei que o abc precisava de reforços para buscar a classificação para série B , AGORA DISCORDO VEEMENTEMENTE QUE O ABC não tinha elenco para chegar pelo menos em terceiro ou quarto lugar.

    Penso que faltou MUITA COMPETÊNCIA a diretoria e a comissão técnica, escapamos de CAIR PARA SÉRIE D por sorte,

    TRACEI um comparação entre o que GENINHO tinha disponível em 2016 (uma chave muito mais difícil ) com o elenco que Ranieri tinha disponível em 2018,
    para não perdermos tempo , VAMOS ANALISAR POR SETORES.

    DEFESA.
    tanto o time de 2016 como o de 2018 não tinham bons alas , GENINHO melhora nos alas o quesito marcação , o miolo de zaga se equivalem , coma a observação de que o zagueiro TONHÃO (2018)despertou o interesse do Grêmio , portanto não se trata de um jogador qualquer, GUSTAVO BASTOS(2016) um zagueiro veterano.
    ….AO MEU VER os dois setores se equivalem

    MEIO CAMPO.

    PEDRA E GUEDES (os mesmos volantes) , como terceiro homem de meia , ERIVELTON (2016) MARCOS JUNIOR (2018) , penso que tecnicamente Marcos Junior levaria vantagem .
    obs…..GENINHO usa sua habilidade mais uma vez , cria uma função para ERIVELTON, o ABC passa a ter uma jogada aonde LUCIO FLAVIO faz a bola longa para ERIVELTON sempre aberto pelo lado direito e próximo da área,
    ao receber a bola , ERIVELTON orientado por Geninho sempre LEVANTA A CABEÇA ANTES DE PASSAR A BOLA PARA SEUS ATACANTES EM CONDIÇÕES DE MARCAR , (MELHOR MOMENTO DE ERIVELTON NO ABC)

    NA MEIA LUCIO FLAVIO (2016) TINHA A MAIOR CAPACIDADE DE ORGANIZAR , IGOR LEITE (2018) TINHA MAIOR CAPACIDADE DE FAZER GOL , ME PARECE JÁ ESTA SENDO TRANSFERIDO PARA O LONDRINA, O QUE MOSTRA QUE O PROBLEMA NÃO ERA DE FALTA DE QUALIDADE DO MEIA.

    …..AO MEU VER OS DOIS SETORES SE EQUIVALEM.

    ATAQUE..

    O TIME DE 2016 TINHA JONES CARIOCA , QUE VEIO A SE DESTACAR MUITO , MAIS UMA VEZ PELA COMPETÊNCIA DE GENINHO , QUE DEU MÚLTIPLAS FUNÇÕES AO ATLETA , QUE SE TRANSFORMOU NA LOCOMOTIVA DO TIME ,
    O TIME DE 2018 FOI MUITO MAL FORMADO , PERMANECERAM COM VÁRIOS JOGADORES DE REFERÊNCIA QUE DEPENDIAM MUITO DE BONS CRUZAMENTOS, QUANDO O ABC (2018 ) ERA PÉSSIMO NESSE QUESITO,
    …… AO MEU VER , O ELENCO DE 2018 TINHA ATÉ MAIS ALTERNATIVAS NUMÉRICAS , MAIS MUITO MAL USADAS PELO TREINADOR.

  12. Realista disse:

    Quase todas as contratações feitas pelo ABC em 2018 não deram o resultado esperado.

    Os poucos destaques do ABC em 2018 foram jogadores que já estavam no clube em 2017, como Edson, Arez, Tonhão, Pedra, Guedes, Fessin e Matheus.

    A Série C de 2018 foi a mais fácil dos últimos anos e mesmo assim o ABC não conseguiu ficar entre os 8 clubes que irão disputar a 2ª fase.

    O modesto Atlético Acreano, com folha salarial de 130 mil reais, conseguiu se classificar para a 2ª fase, assim como o fraco time do Botafogo da Paraíba e os endividados Náutico e Santa Cruz, que estão com enormes dificuldades financeiras.

    Depois da construção do Frasqueirão foi a primeira vez em que o ABC não conseguiu o acesso para a Série B.

    Além de não ter conseguido o acesso, o ABC escapou do rebaixamento para a Série D por apenas 2 pontos.

    Não teria nenhum sentido, diante de tudo isso, a permanência no clube do atual Executivo de Futebol.

  13. Henrique disse:

    VEJO QUE MUITOS DEIXARAM DE TORCER PELO ABC , TORCEM POR DIRIGENTES E FUNCIONÁRIOS DO CLUBE , PENSO QUE O ABC SEMPRE DEVE ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR,
    O ABC PERDE UM JOGO DE 3 A ZERO PARA O AMERICA NO PRIMEIRO TURNO , UM TOTAL ERRO DE AVALIAÇÃO DO TREINADOR , QUE NAQUELE JOGO ATUA COM GAROTOS DA BASE NA SUA ZAGA , E COLOCA O TIME “EXCESSIVAMENTE” OFENSIVO , SEM QUALQUER PREOCUPAÇÃO COM SUA ZAGA DE “GAROTOS”

    O ABC SE LANÇA PARA O ATAQUE SEM MOTIVO, DE FORMA TOTALMENTE DESNECESSÁRIA E PERDE O JOGO NO CONTRA ATAQUE , UM JOGO FÁCIL.

    OS BONS JOGADORES QUE ATUARAM NAQUELE DIA , NÃO TIVERAM CULPA ALGUMA .

  14. Henrique Eduardo disse:

    NA MINHA MODESTA OPINIÃO , O ABC DE TODOS OS TIMES DESSA FRACA CHAVE , ERA O ” QUE MENOS CONTRATAÇÕES PONTUAIS PRECISAVA”.

    O TIME SE PERDEU TOTALMENTE AO LONGO DA COMPETIÇÃO , PÉSSIMAS LEITURAS DE JOGO, INSISTÊNCIA COM OS ALAS (TINHA QUE CRIAR ALTERNATIVA PELO MENOS NA DIREITA ), EXTREMA COVARDIA NOS JOGOS QUE PRECISAVA VENCER , ENFRENTANDO ADVERSÁRIOS INFERIORES TECNICAMENTE , ESCALAÇÕES ERRADAS , MUDANÇAS ERRADAS . EXEMPLO DO JOGO CONTRA O REMO EM BELÉM , ETC ETC…

  15. GENTE, GRAÇAS A “DEUS” QUE O ABC.FC NÃO PASSOU PARA A SEGUNDA FASE…

    QUANDO O “ABC.FC” VENCEU O CONFIANÇA POR 4 X 0 E O SALGUEIRO POR 2 X 0… ALI ESTAVA GARANTIDO SUA PERMANÊNCIA NA SÉRIE-C EM 2019. SÓ NÃO VIA QUEM NÃO QUERIA REALMENTE VER A “PALHAÇADA” INSTALADA DENTRO DO ABC, QUE O PLANTEL ESTAVA DIVIDIDO E SE O “ENTREGADOR” DE CAMISA NO VESTIÁRIO RANIELLE FALASSE QUALQUER COISA QUE FOSSE DE ENCONTRO AOS PALHAÇOS VESTIDOS DE JOGADORES, O ABC IRIA FORMAR O GRUPO DO AMÉRICA NA QUARTA-DIVISÃO EM 2019…

    TODOS SABEM, QUE FOI O “ACORDO” ENTRE A DIREÇÃO E O ELENCO DEPOIS DAS VEXATÓRIAS DERROTAS NO RETURNO. PARA O GLOBO 1 X 3, E PARA O SANTA CRUZ 0 X 3 DENTRO DO FRASQUEIRÃO, PARA “M A N T E R O
    A B C NA SÉRIE-C EM 2019″…

    O ABC.FC LEVOU PEIA DE 3 X 0 PARA SALGUEIRO, (FORA DE NATAL)
    3 X 0 PARA O ATLÉTICO, (FORA DE NATAL)
    3 X 0 PARA SANTA CRUZ (FRASQUEIRÃO)
    3 X 1 PARA GLOBO (FRASQUEIRÃO)

    “SE” ESSE REMENDO DE TIME TIVESSE CLASSIFICADO NA VAGA DO BOTAFOGO/PB… ERA 4 X 0 PARA O BOTAFOGO DE RIBEIRÃO PRETO (NO FRASQUEIRÃO) E 6 X 0 LÁ EM SÃO PAULO.

    TÁ DE BOM TAMANHO ESSA PERMANÊNCIA…