ABC descarta antecipar eleição e Conselho trabalha pelo consenso

28/08/2018 às 09:51 por Marcos Lopes

Conversei com Cláudio Emerenciano, presidente do Conselho Deliberativo do ABC, que avaliou como “muito boa” a reunião que aconteceu na noite de ontem e que discutiu entre outros assuntos uma possível antecipação da eleição, o que não será possível.

Emerenciano disse que ” ficou definida a antecipação do calendário eleitoral para antecipar as etapas, datas de inscrições, período de eventuais recursos, a parte burocrática do processo. A eleição está mantida para o último domingo de novembro conforme o estatuto do clube”.

Consenso: ” Tudo caminha para um consenso. Nosso desejo era um consenso de 100% mas se não for possível vamos trabalhar para termos 80, 90%. No modelo eleitoral do ABC ninguém pode impedir a inscrição de chapas mas estamos trabalhando com muita harmonia e para que se for o caso de disputa eleitoral ela não cause nenhum problema de planejamento para 2019. Por isso vamos antecipar o calendário eleitoral, com inscrição de chapas para setembro. Tendo uma ou mais chapas é possível começar trabalhar uma transição”.

O nome para o consenso é o do atual presidente do clube, Paulo Tarcísio, que ainda não definiu se aceita ou não renovar o mandato. Caso ele não aceite, o desafio dos articuladores do consenso é encontrar um nome capaz de unir a maioria dos conselheiros e eleitores do ABC.

Sobre a questão dos eleitores, Cláudio Emerenciano disse que  o “sócio para votar tem que ter no mínimo um ano como associado e estar em dias com as obrigações financeiras. Muitas vezes existem débitos que devem ser quitados para que ele possa votar”.

Outro assunto definido na reunião do Conselho foi a realização de um fórum para discutir o ABC: ” Em setembro vamos realizar um grande fórum que será coordenado por Beto Cabral para discutir o ABC, um projeto de desenvolvimento do clube, saneamento financeiro como um todo, trabalhar o futuro do ABC”.

7 Comentários para “ABC descarta antecipar eleição e Conselho trabalha pelo consenso”

  1. EDUARDO MARENGO disse:

    A questão do abc é muito séria a partir do momento em que se percebe claramente que nem sequer um candidato deve ter surgido. O problema é que visivelmente há 02 extremos na política do abc e que contribuem em muito para que nunca possa ocorrer um consenso. As brigas internas havidas nos últimos 10 anos contrbuíram em muito para o atual clima entre as facções internas do abc.

    E, para bater o martelo na cova, os que fazem o abc sabem que atualmente “são impagáveis” as dívidas trabalhistas em atraso existentes hoje a cargo do abc. Obviamente esse pesado fardo administrativo e financeiro afugenta a viabilidade e também o surgimento de algum gestor interessado, ou gestores interessados, em assumir o abc. Mas é o óbvio. A maioria das pessoas têm seus afazeres particulares, seus compromissos como trabalhador ou empresário e, principalmente, possuem suas famílias para conviver em harmonia e assim viver bem.

    Está bem evidente que a monstruosa totalidade das dívidas trabalhistas do abc terá que levar o clube a uma urgente desmobilização de ativo fixo e assim de parte de seu patrimônio, sob pena de, em um curto espaço de tempo, ter de arcar com uma humilhante e desastrosa penhora de bens – a greve dos jogadores ano passado já foi demasiadamente humilhante e desastrosa para o abc. Assim, claramente, não há outra saída que não seja a venda de imóveis para a apuração de recursos financeiros suficientes a, no mínimo, reduzir o enorme e atual passivo trabalhista. E isso faz vir à tona a realidade do abc. Realidade que seus próprios torcedores teimam em esconder através da soberba de externar uma “estrutura” que hoje já não condiz mais com a realidade econômica e financeira do abc. Não tem mais como enganar o torcedor do abc. Agora é abrir essa “caixa preta” escondida a 07 chaves, assumindo e dizendo abertamente:

    “Pessoal … quebramos ! Pessoal … nos ajudem ! Pessoal … precisamos nos unir e sair desse buraco financeiro em que nos encontramos. Pessoal … ou juntamos as forças ou “JAZ” o abc e, literalmente, em nossa própria FUNERÁRIA”.

    E com certeza, sejamos realistas e sinceros: essa realidade não é diferente da que é vivida hoje no AMÉRICA DE NATAL.

    Vivendo a realidade, a verdade seja dita !

  2. chagas/neopolis disse:

    SÓCIO PRA VOTAR EM OPÇÕES DE CONSENSO ! HUMMM INTERESSANTE ! SEMPRE ELES NO CONSENSO DELES, ISSO NÃO MUDA NUNCA .

  3. Crítico Realista disse:

    A eleição não foi antecipada porque não surgiu ninguém que quisesse assumir o clube na situação financeira caótica na qual se encontra.
    Simples. Sem mistérios ou arrodeios.
    Essa de que a reunião foi “muito boa” é mais uma maneira de dissimular a situação e isso já vem sendo feito desde algum tempo.
    Situação difícil dos dois heróis que tiveram a coragem de tocar o barco. Mas…e agora, José?
    As dívidas anteriores junto á justiça do trabalho já foram parceladas.
    Porém, todos os dias chegam mais e mais.
    Os advogados de Geninho já estão aí para cobrar o que lhe é devido e ele já disse que dividiria até em “vinte vezes igual a crediário das casas bahia” pois mais do que ninguém Geninho sabe da situação finaceirado alvinegro.
    Não vai ser a venda de jogadores a preço de banana que vão tirar o Abc do atoleiro.
    A situação urge uma solução definitiva, que não tem a menor condição de acontecer. Até lá o jeito é ir fazendo mandato tampão um atrás do outro, contando com um titulozinho estadual prá mascarar a situação.
    E seja o que deus quiser!

  4. xavier disse:

    TROCANDO EM MIUDOS, NÃO VÃO ANTECIPAR AS ELEIÇÕES,NÃO TEMCANDIDATO DA OPOSIÇÃO E A ATUAL COMISÃO TÉCNICA QUE QUASE CONSEGUIU DEIXAR O TIME NA D, VAI CONTINUAR, AQUELA CONVERSA QUE TEM 2 MILHÕES GUARDADOS PRA 2019, VAI SER USADO PRA PAGAR DÉBITOS, É SÓ ESPERAR.

  5. Paulo Cézar disse:

    Mas como tem torcedor de série DDD e time falido, que nem tem elenco nem estádio e a torcida ohh pequinininha,enquanto isso o poderoso ABC FC de Natal, o outro é de Japecanga, o ABC já começa a despertar o interesse da mídia, claro ser o mandatário de um clube grande gera sempre polêmica, enquanto q lá em Japecanga não aparece uma alma viva são sempre os mesmos. tenho dito. A inveja é grande, claro né faz tempo que s´quem manda é o MAIS QUERIDO ABC FC.

  6. ALVARO disse:

    Eu estou satisfeito com o resultado do ABC esse ano, digo isso porque temia o rebaixamento para série D, e tenho certeza que tudo seria pior se passasse para as quartas e perdesse. Então tudo tranquilo, ganhamos mais um ano de fôlego.
    Enquanto a situação dos clube tem que haver união, a nova gestão tem que inovar, não adianta querer trabalhar somente dentro da panelinha. Tenho certeza que aí no RN temos torcedores que são gestores em destaque…por que não pedir uma opinião à torcida?
    Tem que haver uma campanha de marketing com urgência, trazer o torcedor de volta. Melhorar os preços dos ingressos…parar com a ideia de que é melhor ter muitos sócios e menos torcedores no estádio.
    Ainda sim, melhorar aquele site, colocar mais histórias do clube, jogos marcantes, adicionar hinos.
    E quero deixar as ideias:

    1) SE TEMOS DÍVIDAS, AMENIZEM: PAGAR PARTE DA DÍVIDA É PENSAR NO CLUBE A LONGO PRAZO, É PENSAR NO FUTURO;

    2) O INVESTIMENTO É DE ACORDO COM A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS: SE NÃO PODE, NÃO PODE. E A TORCIDA TEM QUE ENTENDER;

    3) QUEM LEVA O CLUBE É A TORCIDA; DIGAM-ME EM 2007, NAQUELA CAMPANHA, QUAL ERA O JOGADOR DE GRANDE NOME DO ABC? NENHUM. ERA APENAS UM TIME BOM, MAS VEJAM OS PÚBLICOS NOS JOGOS.

    4) REVER O PLANO DE SÓCIOS.

    Nós temos um estádio próprio, temos torcida, temos um bom CT por que tanta dificuldade? A resposta é má gestão.

  7. Nilo disse:

    Os cardeais do ABC tem que chegar logo a um consenso, o clube precisa de uma decisão para seguir. Ora, se um clube falido, sem perspectiva, sem futuro como é o Japecanga FC tem um Presidente, imaginem um clube como o ABC, um clube que é status ser presidente, o cara é simplesmente a terceira pessoa mais importante do estado, só atrás do Governador e do Prefeito da capital. Então, tá na hora de se reunirem, chegarem a um acordo e alguém capacitado assumir a presidência do clube, não estamos falando de um clube qualquer, mas do ABC FUTEBOL CLUBE, honra e glória do RN, o maior de todos! # ABCFCPAIDETODOSCLUBESDORN