Arquivos de dezembro, 2008

Feliz ano novo

31/12/2008 às 21:00 por Marcos Lopes

 

Muita paz e muita saúde para todos os torcenautas que contribuíram com este blog ao longo de 2008.

Que o novo ano seja repleto de realizações e que os desejos de todos e de cada um sejam realizados.

 

Amor pela camisa não existe mais

31/12/2008 às 17:00 por Marcos Lopes

“Eu quero para o time do ABC aquele jogador que, ao pisar o gramado do Maria Lamas  Farache, o torcedor sinta logo que o time vai vencer… Queremos um jogador que tenha amor pela camisa que veste, que jogue com raça e determinação”.
 

A afirmação, segundo a coluna Apito Final, foi feita pelo presidente do ABC, Judas Tadeu, durante entrevista à Rádio Globo.

Isto é o que todo o torcedor do alvinegro deseja para 2009. Só que o dirigente não pode esquecer que raça e determinação não são suficientes. O ABC precisa de jogadores com reais qualidades técnicas, e para que Judas consiga realizar esta sua vontade, não pode cometer os mesmos erros de 2008. Não pode por exemplo, contratar ex-jogadores ou jogadores de qualidade técnica duvidosa. Sem esquecer que esta conversa de "amor pela camisa que veste" não existe mais. São raros os casos de quem joga por amor. O futebol é cada vez mais profissional. Se quiser montar um time só pelo amor à camisa……

Souza poderá assumir a SEL

31/12/2008 às 14:28 por Marcos Lopes

A Tribuna do Norte estampa que, o meia Souza recebeu convite da prefeita Micarla de Sousa para assumir um cargo de assessor especial da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, ou até mesmo de secretário da pasta, deixando João Ananias como assessor.Souza, participou de uma homenagem ontem e analisa a possibilidade.
 

Do blog – Mesmo sem ter experiência na administração pública, Souza seria um grande nome para assumir a SEL. Atleta que viveu e conhece as reais necessidades do esporte amador e profissional, ele poderia resgatar a credibilidade desta pasta que vem sendo fragilizada ao longo dos tempos. Se a prefeita Micarla de Sousa quiser corrigir o erro da nomeação do veterinário para assumir a SEL – desde que Souza aceite o convite – o esporte municipal será o grande vencedor. Está em tempo de corrigir este erro.

São Gonçalo vai pedir licenciamento da FNF

31/12/2008 às 14:12 por Marcos Lopes

Jessé Tavares, vice-presidente do São Gonçalo, confirmou na Rádio Globo o que já havia sido noticiado neste blog: o São Gonçalo não vai participar do Estadual do ano que vem, por falta de recursos financeiros.

Segundo o dirigente, na próxima sexta-feira ele vai oficializar o pedido de licenciamento junto à Federação Norteriograndense de Futebol.

A participação do Touro no certame estadual estava ligada diretamente ao apoio da Prefeitura de São Gonçalo. O prefeito Jaime Calado, que assume o comando do municipio já afirmou que futebol profissional não será prioridade na sua administração.

Pontos positivos e negativos de 2008

31/12/2008 às 06:00 por Marcos Lopes

Não sei se vale a pena fazer uma retrospectiva dos principais acontecimentos envolvendo o futebol potiguar neste último dia de 2008, mas creio ser possivel fazer um rápido levantamento de alguns fatos.

Como pontos positivos – cenário nacional – entendo que a consolidação do sistema de pontos corridos no Campeonato Brasileiro, o crescimento técnico e o consequente fortalecimento econômico da competição, merecem destaque. Diferente do que apregoavam alguns, o sistema de pontos corridos deu acima de tudo um senso de justiça ao campeonato e manteve o interesse do público até a última rodada, nas séries A e B.

A inédita conquista do título Sul-Americano pelo Internacional e a demonstração da importância da competição para os clubes brasileiros, especialmente no aspecto financeiro, foram extremamente positivas.

A formatação da nova Série C e o enquadramento da competição em parâmetros mais racionais, do ponto de vista técnico/financeiro, dão um novo alento aos clubes participantes desta divisão.

No cenário do futebol nordestino, sem nenhuma dúvida, o grande ponto positivo foi a ascenção do Campinense à Série B de 2009, e o negativo, a situação do Santa Cruz pernambucano.

Em nível local, a permanência de ABC e América na série B, e a chegada de José Vanildo ao comando da Federação Norteriograndense de Futebol foram para mim, os pontos de maior destaque neste 2008. O primeiro, pela manutenção do status do futebol potiguar no cenário nacional, e o segundo, pela demonstração cristalina da determinação do dirigente em resgatar a credibilidade da Casa do Futebol, a começar pelo novo modelo do Estadual.

A atuação do Tribunal de Justiça Desportiva, que protelou por nove meses o julgamento das denúncias do Potiguar de Parnamirim contra o São Gonçalo, marcou na minha visão de forma muito negativa este ano de 2008. Outro fato que para mim foi negativo – embora o resultado final tenha sido satisfatório – foi a campanha raquítica do América nesta temporada. Na série B, o time passou mais de 20 rodadas na zona de rebaixamento e escapou nas últimas. Raquítica também foi a campanha do ABC na Copa do Brasil, quando o time, então comandado por Ferdinando Teixeira foi eliminado na primeira fase da competição, pelo time do Madureira, e teve uma preocupante queda de rendimento dentro da série B.

O abandono do estádio Machadão,  também pode ser apontado como um dos pontos negativos deste ano que está chegando ao final.

Certamente outros pontos positivos e negativos podem ser apontados aqui no blog. Na sua análise quais os outros acontecimentos que merecem destaque?

Miluir Macedo reclama da falta de estrutura

30/12/2008 às 07:00 por Marcos Lopes

A falta de um centro de treinamento próprio, faz com que o Potiguar de Mossoró sofra todos os anos com a falta de um local para treinar. Ao jornal Gazeta do Oeste, o técnico Miluir Macedo afirmou que este quadro já poderia ter mudado. locais que possam receber os jogadores, e isso, segundo o técnico Miluir Macedo, já poderia ter sido mudado há algum tempo.

Para o treinador, pelo tempo no qual o Potiguar sofre com isso, já era mais do que suficiente a aquisição de pelo menos um campo para mandar os treinos. "O clube tem que buscar um campo de futebol. Não é nem um CT, mas primeiramente um campo, depois dois, três e assim por diante conseguirá formar um centro de treinamento. Tem pessoas que já querem fazer um CT completo, com dez campos, mas não é desse jeito. Fica impossível", disse Miluir.

O técnico do Potiguar não esconde também que a falta de um local específico e próprio para as movimentações dos atletas pode atrapalhar o desempenho de toda a pré-temporada. "Se tivéssemos um campo, poderíamos treinar de manhã e de tarde. Isso ajudaria muito mais".

E comandante sabe que a falta de um local para os treinos não é de hoje. "É preciso que se monte uma estrutura. Não é possível continuar assim. Há vinte anos ficavam alternando entre a mesma Ufersa e o mesmo Nogueirão. Está na hora de pensar um pouquinho na necessidade de se ter um campo para evitar isso".

Mas o problema, segundo Miluir, é uma própria questão estrutural da cidade. O número de campos não é o ideal para um município do tamanho de Mossoró. "Mossoró tem quatro campos, onde um deles é do Baraúnas e outros três espalhados, o que é muito pouco para uma cidade desse porte", comenta o treinador.

Diante deste quadro, o Potiguar está trabalhando em Apodi, onde permanecerá até o dia 2 de janeiro.


Fábio Neves renova e América reforça elenco

29/12/2008 às 19:01 por Marcos Lopes

A renovação de contrato com o meia Fábio Neves, um dois destaques  do América no Brasileiro, é sem nenhuma dúvida uma grande noticia para o torcedor rubro. O  diretor de futebol Marcus Meira Pires disse ao blog, que o meia já havia manifestado disposição em continuar no América.

Peninha confirmou ainda as contratações do goleiro Adriano, 26 anos e indicado pelo treinador de goleiros Ubirajara, do volante Dude ( foto )33 anos no Fortaleza desde 1998 , e de dois jogadores vindos através de uma parceria com o Corinthians paulista, o atacante Ronaldo e o meia Tiago Ulisses, de 19 anos.

 

O atacante Reginaldo e o volante Alisson, ambos vindos da Inter de Limeira e o volante Diego que estava na Itália, também foram confirmados por Meira Pires, que adiantou ainda estar definindo a contratação de Roma, que foi destaque no Flamengo.  Roma ficou mais conhecido no meio futebolístico pela semelhança física com Romário do que pelo que fez em campo. Ele chegou a atuar ao lado do baixinho mais famoso do futebol brasileiro no Flamengo, em 1999. De lá para cá, seguiu carreira fora do Brasil, defendeno clubes da Coréia (Chonbuk), México (Pumas), Emirados Árabes (Al Nasser) e Portugal. Neste último país, defendeu o Belenenses.

Em 2008, Roma jogou pelo Santa Cruz de Recife, Ituiutaba de Minas Gerais e no Partizani Tirani, da Albânia.

 

 

Atenção com a disciplina no Estadual

29/12/2008 às 14:34 por Marcos Lopes

Diferente de edições anteriores, o regulamento do Estadual  do ano que vem está bem "amarrado" e claro em todos os seus artigos, e um deles – o oitavo – deve ser bem observado pelos clubes. Este artigo trata da questão do desempate e diz o seguinte:  ocorrendo empate em números de pontos ganhos entre duas ou mais agremiações em qualquer turno, serão aplicados os seguintes critérios de desempate, pela ordem e sucessivamente, exclusivamente em cada turno: maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor numero de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos recebidos e por fim, sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados pela FNF.

É interessante que os clubes atentem de uma forma geral para o regulamento, mas com especial atenção para este artigo.

 

Vai começar mais uma Copa São Paulo

29/12/2008 às 07:00 por Marcos Lopes

No próximo dia 3 de janeiro começa uma das competições mais charmosas e tradicionais do Brasil. A Copa São Paulo de Juniores, realizada desde 1969, pela Federação de Futebol Paulista em São Paulo atrai equipes de todo o Brasil desde 1971.
 

A Copinha, como também é chamada à competição, acontecerá no início de janeiro para que a final seja realizada no Estádio do Pacaembu, no aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro. A competição de 2009 será disputada em seis fases: primeira, segunda, terceira, quarta, quinta (semifinal) e sexta (final), com participação de 88 clubes que serão divididas em 22 grupos: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K , L, M, N, O, P, Q, R, S ,T, U e V.

Na primeira fase, os times jogarão entre si, dentro do grupo em turno único, classificando-se para a segunda fase a associação que obtiver o maior número de pontos ganhos nos respectivos grupos e as dez melhores colocadas por índice técnico, independentemente do grupo a que pertençam.

Muitos clubes entram como favoritos a conquista do título deste ano, mas Corinthians, São Paulo, Grêmio, Fluminense e Figueirense levam uma pequena vantagem no início da competição, por serem consideradas equipes mais fortes.

O clube que mais vezes conquistou a Copinha foi o Corinthians, com seis títulos. A equipe paulista é seguida por Fluminense com cinco, Internacional com quatro.

Do blog – Ano passado, o ABC enfrentou o Santos, Nacional e Barra do Garça. Perdeu para o time da Vila por 2×1, venceu o Nacional também por 2×1 e empatou sem gols com o Barra, e foi eliminado na primeira fase da competição. Na edição 2009, o alvinegro está na chave que tem o Hortolândia, União Barbarense e Flamengo do Rio de Janeiro.

 

Volante do Fortaleza interessa ao ABC

28/12/2008 às 20:11 por Marcos Lopes

 

Clique para Ampliar

Durante entrevista na rádio Verdes Mares o diretor de  futebol do Fortaleza, Sérgio Papellin, afirmou que o técnico Heriberto da Cunha manteve contatos com o Leão, tentando a liberação do volante Rogério(foto) em uma envolvendo  o meia Rodriguinho, que interessa ao Fortaleza.

O dirigente disse ainda na Verdes Mares que o Fortaleza  espera negociar Rogerio com algum clube do sul/sudeste. Atlético Mineiro, Ponte Preta e Atlético Paranaense estão na jogada.