Arquivos de janeiro, 2016

ABC 2 x 0 América: Análise dos técnicos

31/01/2016 às 21:15 por Marcos Lopes

Aluisio Moraes, técnico do América: ”  Um resultado de derrota nunca é bom, ainda mais quando você recupera a equipe. Eles não quiseram jogar, fazendo cera e num clássico um lance daqueles o árbitro marca o pênalti e mexe com tudo. Tive que recompor minhas substituições e tivemos três bolas na trave. Não é fácil e agora vamos pensar no próximo adversário.  Reverter agora só com vitória, mas perder por um pênalti com arbitragem internacional é covardia. Vamos analisar todo o jogo. Nós tivemos jogadores com três ou quatro pontos na boca, e eles chegaram intimidando nosso time, mas não tem nada, a banda que toca aqui toca lá”.

Narciso, que venceu o clássico viu assim o jogo: ” Dá uma moral não apenas pelo resultado mas pelo futebol que apresentou, uma equipe competitiva contra um adversário qualificado. O Jones foi bem, a entrada de Zaquel com muita pegada e a firmeza do Gabriel que estava inseguro, o Luis Felipe com 17 anos fez futebol de gente grande, mas o Lúcio Flávio, o Jones e o Zaquel deram uma qualidade grande não só na marcação como na saida.  Nós ainda vamos oscilar dentro da competição, o jogo de hoje só nos deu a certeza que estamos no caminho certo, marcando e saindo com velocidade como eu gosto. Ao todo nós mudamos 27 atletas, ainda falta ritmo, explosão, pegada, mas daqui a dois jogos vai estar todo mundo no mesmo nível. O ABC sai fortalecido do clássico e vamos pensar no próximo jogo”.

ABC vence o América em clássico com arbitragem polêmica

31/01/2016 às 21:01 por Marcos Lopes

Primeiro tempo onde o ABC teve domínio do jogo, melhor postado taticamente e com uma modificação feita por Narciso que foi fundamental na primeira parte do clássico, a entrada de Zaquel deu mais segurança a Márcio Passos e por extensão ao setor de zaga do alvinegro.

O América quando testado de forma mais contundente, teve dificuldades para sair no primeiro tempo, mas foi em uma das descidas pela direita – setor frágil na marcação com Luiz Felipe, que aconteceu o lance polêmico, no gol de Luiz Eduardo que o assistente Vinicius Melo apontou impedimento aceito pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro.

Taticamente vi um ABC muito bem armado nos primeiros 47 minutos de jogo. No América, Pantera salvou o time rubro.

Na segunda etapa, o alvinegro seguiu sendo superior, embora o América tenha começado a segunda parte com uma postura mais ofensiva. Nando abriu o placar em jogada que começou com Filipi Souza e em seguida o lance do jogo. Uma falta de Flávio Boaventura em cima de Jones, no mínimo, um metro fora da área que o árbitro mineiro aponto pênalti, convertido por Jones Carioca que fez uma boa partida.

Resumo do jogo, Narciso deu o chamado nó tático em Aluisio Moraes, e foi superior, principalmente na marcação bem mais próxima, com a zaga bem protegida pela entrada de Zaquel ao lado de Márcio Passos. Lúcio Flávio teve uma estreia discreta, mas mostrou qualidade.

No América, Gustavo não esteve bem, assim como foram mal, as alas com Gabriel e Alex Cazumba e Reis também mal.

Sindicato protesta contra arbitragem Fifa no clássico

31/01/2016 às 13:51 por Marcos Lopes

image

Os árbitros potiguares sugerem que o América traga o quarteto de fora para todos os seus jogos, inclusive os da base!

Clássico é clássico

31/01/2016 às 11:24 por Marcos Lopes

Da minha coluna de domingo na Tribuna do Norte

É o primeiro teste efetivo para o América que vem navegando em mares tranquilos neste inicio de campeonato com 100% de aproveitamento, e uma chance ímpar de recuperação para o ABC que começou muito mal a competição. De um lado, um América que apesar da campanha, ainda não foi testado para valer e cujo técnico Aluísio Moraes ainda tem que mostrar uma planificação tática bem mais consistente. De outro, um ABC que assustou já na primeira rodada apesar da vitória contra o fraco Palmeira e em seguida apanhou do Globo, e que vem se amparando em uma quase ladainha de falta de ritmo, de falta de tempo. Tudo cessa a partir desta tarde na Arena das Dunas, e como não compactuo com a tese de que “clássico não tem favorito e tudo pode acontecer” entendo que o América é o favorito. Ao ABC resta quebrar este favoritismo e usar o clássico como alavanca para não perder a metade do campeonato.
Divisor de águas
Jogo da Arena serve para os dois técnicos como um divisor de águas. Se o ABC conseguir uma vitória, além de aliviar o nível de cobranças em cima de Narciso, pode servir como alavanca para uma recuperação ainda dentro do turno, caso contrário, a situação pode complicar. Para Aluísio Moraes é mais uma oportunidade para mostrar que pode ser o cara para conduzir o time rubro no restante da temporada. O clássico pode, pode não, o clássico vai delinear o caminho dos dois técnicos. Podem dizer que não, dizer que é cedo, mas é um jogo que consagra ou que derruba.

ABC x América – resumo de confrontos desde 1915

31/01/2016 às 08:00 por Marcos Lopes

Ao longo de mais de 20 anos, o pesquisador e estatístico Marcos Trindade, vem catalogando os resultados do clássico ABC x América. Trindade, afirma que já conseguiu identificar 518 partidas entre ABC e América. Ele acha que algum jogo nos primórdios do futebol natalense possa ter escapado. O clássico ABC x América é disputado desde 1915. Entre competições oficiais, torneios e amistosos, o resumo constante nos arquivos do pesquisador Marcos Trindade é o seguinte:

 

Total de jogos – 518

Vitórias do ABC – 180

Vitórias do América – 174

Diferença pro ABC – 06

Empates – 163

Jogos sem resultados – 01

Total de gols – 1.315

Gols do ABC – 683

Gols do América – 632

Saldo pro ABC – 51

 

Fonte: Marcos Trindade, pesquisador do futebol potiguar

Potiba: Os Clássicos pelo o Estadual – 1976 a 2015

31/01/2016 às 07:00 por Marcos Lopes

O clássico deste domingo será o de número 103 entre Potiguar e Baraúnas em jogos válidos pelo campeonato estadual. A rivalidade estadual vem desde 1976, quando se enfrentaram pela primeira vez. Dia 27 de junho. Na oportunidade, o Baraúnas venceu de 1 a 0, gol de Zequinha aos 28 minutos do segundo tempo. Arbitragem de Nélson Luzia para 2.126 pagantes no Nogueirão.

 

Durante esses 40 anos de rivalidade, o Time Macho tem vantagem de 04 vitórias e de 10 gols de saldo. Venceu 36 jogos contra 32 do Leão do Oeste. No geral foram marcados 204 gols. O atacante Cícero Ramalho foi artilheiro nos dois clubes. Ao todo fez 11 gols, tornando-se o maior goleador da história do maior clássico do interior do Rio Grande do Norte. Veja mais:

 

Resumo histórico pelo Estadual – 1976 a 2015

 

Total de jogos: 102

Vitórias do Potiguar: 36

Vitórias do Baraúnas: 32

Diferença pro Potiguar: 04

Empates: 34

Total de gols: 204

Gols do Potiguar: 107

Gols do Baraúnas: 97

Saldo pro Potiguar: 10

 

Os últimos resultados

 

31 de janeiro de 2010 – Potiguar 1×3 Baraúnas

21 de março de 2010 – Baraúnas 0x3 Potiguar

19 de fevereiro de 2011 – Baraúnas 1×0 Potiguar

17 de abril de 2011 – Potiguar 0x1 Baraúnas

29 de janeiro de 2012 – Potiguar 1×1 Baraúnas

25 de março de 2012 – Baraúnas 0x0 Potiguar

03 de fevereiro de 2013 – Potiguar 2×0 Baraúnas

24 de fevereiro de 2013 – Baraúnas 1×1 Potiguar

17 de março de 2013 – Baraúnas 0x0 Potiguar

21 de abril de 2013 – Potiguar 0x1 Baraúnas

23 de fevereiro de 2014 – Potiguar 0x0 Baraúnas

06 de abril de 2014 – Baraúnas 1×2 Potiguar

01 de março de 2015 – Potiguar 1×2 Baraúnas

18 de abril de 2015 – Baraúnas 2×0 Potiguar

 

Fonte: Marcos Trindade, pesquisador do futebol potiguar.

Em nota, CBF nega mudanças ou extinção da Série D

30/01/2016 às 10:54 por Marcos Lopes

Mediante matérias publicadas pela imprensa esportiva sobre a Série D do Campeonato Brasileiro, a CBF esclarece que não há qualquer previsão de mudança na realização deste campeonato ou de extinção do mesmo. Naturalmente, a entidade recebe e analisa projetos e sugestões formais de melhorias, sempre com abertura para novas ideias e diálogo com os clubes, federações e a sociedade. Porém, cabe ressaltar que, nesse momento, não há qualquer movimentação oficial neste sentido. A CBF tranquiliza as partes interessadas e reafirma o seu compromisso como fomentadora e organizadora do futebol em todo o território brasileiro. Cabe ressaltar que, em 2015, a Série D contou com a participação de clubes de todos os Estados brasileiros e, pela primeira vez na história, houve transmissão de televisão, o que demonstra o potencial de crescimento e fortalecimento da competição.

Nos últimos anos, a CBF tem aumentado seus investimentos anuais em todas as categorias, superando 100 milhões de reais diretamente em suas competições ou no apoio à promoção dos campeonatos organizados pelas federações. Desde 2010, a entidade subiu de seis para 14 o número de torneios organizados, incluindo sete de profissionais, dois de futebol feminino e cinco da categoria de base, garantindo a continuidade de mais de 200 clubes e gerando emprego para cerca de 4.500 atletas.

Marconi Barretto: ” Ceará-Mirim tem um potencial enorme no esporte e no futebol “

30/01/2016 às 10:38 por Marcos Lopes

Emenda do Deputado Federal Betinho Rosado garantiu uma verba de 500 mil reais para Ceará-Mirim e que será destinada para reformas dos campos de futebol do município.

 
Conversei agora pela manhã com o presidente do Globo, Marconi Barretto que foi quem solicitou o empenho do parlamentar para obtenção dos rescurso: ” Olhe eu assumi este compromisso com os presidentes de clubes que são filiados da Liga de Ceará-Mirim para que pudéssemos reformar os campos, aqueles campos que nunca receberam atenção, os campos de poeirão como se dia. Eles serão gramados, murados, terão um assistência importante. Este montante dividido entre os clubes vai dar na ordem de 80 e pouco mil reais para cada entidade. Em um evento que realizei através do Globo, um torneio com os filiados da Liga,  com a contribuição importante do presidente da federação, José Vanildo, pedi ao deputado Betinho Rosado o apoio e ele entendeu a importância de darmos uma tenção para o esporte de Ceará-Mirim”.

 
Barretto disse ainda que existem outras ações que pretende desenvolver no munícipio: ” Ainda tem muita coisa a ser feita. O povo de Ceará-Mirim gosta de futebol, o interior do municipio tem um potencial enorme e através do Globo e de iniciativas como esta de agora, tenho certeza que vai ser possível fortalecer o esporte e o futebol do municipio. Tem muita coisa boa vindo por ai”.

 

 

PM veta zona mista no clássico de amanhã

30/01/2016 às 05:00 por Marcos Lopes

1) 12 Estaduais começam neste final de semana: Baiano, Brasiliense, Carioca, Catarinense, Gaúcho, Goiano, Mato-Grossense, Mineiro, Paranaense, Paraense e Paulista

2) Terceira rodada do Estadual amanhã com dois clássicos. Cinco da tarde no Nogueirão, tem Potiguar x Baraúnas, no mesmo horário no Barrettão, Alecrim x Palmeira e no Edgarzão, ASSU x Globo. Sete da noite, na Arena das Dunas, tem América x ABC

3) O Alecrim que ontem trabalhou em dois expedientes, realiza coletivo na manhã deste sábado, quando o técnico Fernando Tonet define o time que vai para o confronto de amanhã, no Barrettão contra o Palmeira. As duas equipes ainda não venceram na competição

4) Polícia Militar vetou a zona mista que o América pretendia criar para o clássico de amanhã contra o ABC. Alegação da PM foi que o caso necessita de uma avaliação mais detalhada, o que é lamentável. Este espaço que seria pequeno, permitiria uma demonstração de civilidade entre torcedores dos dois maiores clubes do estado e com valores mais acessíveis. A zona mista que já existe na Arena, que é o Setor Premium, está mantido

5) No seminário internacional “Planejamento Estratégico Plurianual da Arbitragem Brasileira” que começa neste domingo, na sede da CBF, entre os temas que serão debatidos, está a criação do árbitro de vídeo, projeto apresentado pela Comissão de Arbitragem da CBF ao International Football Association Board (IFAB) e que pode ser aprovado em março deste ano para uso já no Brasileirão 2016. Presidente da CEAF/RN, Ricardo Albuquerque, participa do evento

Toyolex é o novo patrocinador do Campeonato Potiguar 2016

29/01/2016 às 18:52 por Marcos Lopes

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol confirmou na tarde desta sexta-feira (30), o novo patrocinador do Campeonato Potiguar 2016. A Toyolex chega para firmar uma importante parceria com a Federação, visando fortalecer o futebol do Rio Grande do Norte.

 

A captação do novo patrocinador aconteceu por intermédio da Agência de Marketing da Federação, a 10 Sports, que nas últimas semanas trabalhou nas negociações com a empresa e conseguiu firmar o compromisso e fechar o contrato. A ativação da marcas já acontece neste domingo (31), na Arena das Dunas, no clássico América x ABC, marcado para às 19h.

 

“A FNF comemora mais essa conquista com muito orgulho, pois uma grande marca está associando sua imagem ao Campeonato Potiguar 2016. E, é importante ressaltar, que este ano possuímos um número maior de patrocinadores em relação ao ano passado, apesar do momento econômico tão delicado do país. Agradecemos a empresa pela parceria e esperamos que os retornos sejam os maiores possíveis, ao estar investindo no futebol Potiguar.” Declarou Zé Vanildo.

 

A primeira ação com o novo patrocinador acontece domingo (31), na Arena das Dunas. A concessionária Toyolex já contará com dois carros sendo expostos no clássico, assim como a presença de placas de campo, ações institucionais, como exibição de vídeo da Toyolex no placar da Arena e promoção com dois torcedores, um do América e outro do ABC, no intervalo da partida.

Fácil Comunicação