Arquivos de março, 2016

Corregedoria do STJD abre processo disciplinar contra Paulo Schmitt

31/03/2016 às 16:51 por Marcos Lopes

Da Folha

A corregedoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) da CBF abriu nesta quinta-feira (31) um processo disciplinar contra o procurador Paulo Schmitt.

A decisão acontece um dia depois de uma  reportagem do site da ESPN revelar interferência da CBF em julgamentos realizados no órgão. Schmitt atuava como interlocutor da entidade.

O pedido de abertura da ação investigatória foi feito pelo auditor Washington Rodrigues, que solicitou à corregedoria do tribunal apuração de uso indevido do cargo, falta de independência, parcialidade, e obtenção de vantagens pessoais.

Rodrigues é o auditor que foi alvo de conversas entre Schmitt, Marco Polo Del Nero (ex-presidente da CBF) e Carlos Eugênio Lopes (diretor-jurídico da confederação) por não ter condenado o Atlético-MG após protesto de torcedores do clube contra a CBF, em jogo contra o Fluminense , pelo Campeonato Brasileiro de 2012.

Nos emails, que são parte do material apreendido pela Polícia Federal e enviado para a CPI do Futebol no Senado, os três lamentavam a absolvição do clube mineiro.

Nas conversas seguintes, sob a iniciativa de Schmitt, o grupo passou a traçar estratégias para condenar o clube no Pleno, a segunda instância do STJD.

No Pleno, a absolvição foi anulada e o Atlético-MG acabou  punido com multa  de R$ 10 mil.

Copa RN: Olho no apito para 5ª rodada

31/03/2016 às 12:56 por Marcos Lopes

ABC x Baraúnas – Frasqueirão

02/04 – 16h

A. Leandro Saraiva D. de Oliveira – CBF

A1.Francisco de Assis da Hora – CBF

A2. Ruan Neres Souza de Queirós – CBF

4º. Thiago Felipe Maia Lisboa – CEAF

Globo x Alecrim – Barrettão

02/04 – 19h

A.Tarcísio Flores da Silva – CEAF

A1.Pedro Sanderson Sabino da Silva – CEAF

A2.Edson Trajano da Cruz – CEAF

4º.Mateus de Lima Dantas – CEAF

Potiguar x América – Nogueirão

02/04 – 19h

A.Flávio Roberto Sales de Lima – CEAF

A1.Lorival Candido das Flores – CBF

A2.George ÍtaloAntas Nogueira – CEAF

4º.Diego Neylton de Medeiros – CEAF

Palmeira x ASSU – Nazarenão

02/04 – 19h

A.Alciney Santos de Araújo – CEAF

A1.Gilvania Dantas da Silva – CBF

A2.João Henrique Queiroz da Silva – CEAF

4º.Rai Lôpo de Castro – CEAG

Presidente do ABC nega que empresário tenha direito a comissão sobre Kayke

31/03/2016 às 09:35 por Marcos Lopes

Comentei na Rádio Globo, que do percentual da venda de Kayke para o Flamengo, o empresário Reinaldo Pitta tinha direito a um percentual de 10% do valor da transação que foi intermediada pelo também empresário Alex Fabiano.

A informação circula desde que o negócio foi concretizado ainda no ano passado, não tem fundamento segundo o presidente do ABC, Judas Tadeu Gurgel: ” Quem danado disse que Pitta tem direito a comissão? O contrato não diz nada. mostrei ao nosso jurídico, mostrei a vários advogados e parte dos conselheiros também viram o contrato. Não existe comissão” .

Judas Tadeu afirmou que o clube vai pagar ao Flamengo: ” Mesmo assim, aceitamos o Flamengo descontar do valor do ABC 5% para comissionamento”.

O dirigente repetiu que ficou definido que 60% do valor que o ABC recebeu nesta negociação será investimento no futebol. O restante, 40%, será destinado para quitação e negociação de parte do passivo do clube.

Coluna TN: Geninho

31/03/2016 às 06:00 por Marcos Lopes

Da minha coluna de ontem na Tribuna do Norte

Está bom de parar dizer que Geninho não tem culpa do que está acontecendo no time do ABC. Tem sim! Ele está sendo teimoso com a insistência em algumas peças, como Filipi Souza na ala direita, Jones Carioca no ataque. Penso que Erivélton na direita, Echeverría na meia e Leozinho no ataque poderiam dar uma resposta melhor. Não dá para armar com Echeverría e Lúcio Flávio na meia? Penso que dá.

Vem ai o Estadual Sub-17

31/03/2016 às 05:00 por Marcos Lopes

1- O ABC entra em campo no sábado, quatro da tarde, precisando unicamente da vitória diante do Baraúnas no Frasqueirão. Se não vencer, não consegue mais  chegar para disputar o título do returno. É tudo ou nada para o time de Geninho, e o clube segue com promoção no preço de ingressos e com a  troca de volantes da Timemania por ingressos. Foram disponibilizados 500 ingressos para a troca por quatro volantes do concurso  860 ( hoje ) mais 2 reais. Os ingressos Timemania só poderão ser adquiridos no Espaço Mais Querido, no Frasqueirão e na SterBom da Prudente de Morais, Shopping Natal Sul

2- Mais do que treinador, Luizinho Lopes que ontem assumiu o comando do Globo, vai atuar também como  manager no projeto de Marcone Barretto, de formar e vender jogadores. Ontem o dirigente disse que ” o Globo precisa de um profissional como o Luizinho, que saiba conversar com os jogadores da base, um profissional com formação. Tem o perfil que eu queria para o projeto maior do Globo”

3- Brigam pelas duas vagas na Série D, o Potiguar  com 24 pontos, Globo 17, Alecrim e ASSU com 16 pontos e Baraúnas com 15. Na rodada deste final de sábado, o Potiguar joga em casa contra o América, Globo x Alecrim se enfrentam no Barrettão, o ASSU pega o rebaixado Palmeira no Nazarenão e o Baraúnas joga no Frasqueirão com o ABC

4- Neste sábado começa o Estadual Sub-17, com Santa Cruz x ABC, nove da manhã.  Uma da tarde tem Palmeira x Globo, e três da tarde, América x Clube Atlético Potengi. Todos os jogos no Juvenal Lamartine. O Riachuelo folga na abertura da competição

5-  Esperando pelo sinal do Departamento Médico, ontem o  treinador Guilherme Macuglia trabalhou ainda sem o volante Pedro Ivo e o atacante Lúcio Curió, o time foi formado num 4-3-3 ( não acredito que jogue assim )  por Pantera, Gabriel, Flávio Boaventura, Gustavo e Alex Cazumba; Bruno Renan, Felipe Macena e Cascata; Mateus, Brendo e Rômulo

Vídeo: Cascata e Brendo, pai e filho juntos no time do América

30/03/2016 às 18:23 por Marcos Lopes

Coluna TN: Empolga sim

30/03/2016 às 17:00 por Marcos Lopes

Da minha coluna de hoje na Tribuna do Norte

Mesmo quem tem má vontade com o Estadual, não pode negar que o segundo turno da competição está empolgando. Na corrida pelas duas vagas para a Série D, o primeiro degrau do Brasileiro, tem Potiguar com 24, Globo com 17, Alecrim e ASSU com 16 e Baraúnas com 15 pontos. O futebol do interior chegando forte na briga.
Empolga sim I
Na disputa pelas vagas de finalistas do returno, Potiguar e Alecrim com 10 pontos e ABC com sete são os que brigam diretamente, e é de onde sairão os finalistas. ASSU e Baraúnas com 5 correm por fora. Com 4 pontos, o América não chega mais.
Pode melhorar

 

Evidente que o Estadual pode e deve melhorar, tem espaço para crescer, mas é também evidente que dentro de um cenário de instabilidade econômica, a FNF sem nenhum apoio público vem mantendo a competição dentro de um bom nível, sem esquecer o que representa em nível financeiro as vagas que são conquistas unicamente pelo Estadual, como a Copa do Nordeste e Copa do Brasil. É preciso avaliar com atenção o valor do Estadual.

Coluna TN: Marketing

30/03/2016 às 17:00 por Marcos Lopes

Da minha coluna de hoje na Tribuna do Norte

Juntos, ABC e América não tem oito mil sócios. Juntando tudo, os dois maiores clubes de futebol do RN não tem oito mil sócios, mesmo o ABC tendo lançado um plano de 9 reais e 90 centavos e outro que dá abrigo e vantagens para as torcidas organizadas. No América, presidente Beto Santos, brada que quando chegar na marca de 5 mil sócios vai fazer uma contratação diferenciada para o Brasileiro, mas nada que seja capaz de motivar o torcedor.

 
Bola na rede

 
No RN não existe a cultura do torcedor que se associa pensando no fortalecimento do clube. Existe a cultura do torcedor de resultados, se o time está bem o programa de sócio dá uma disparada. Time cai, cai o programa e assim vai. Marketing no futebol é bola na rede, é time forte em campo, do contrário os marqueteiros batem cabeça, rodam, giram e não saem do lugar. Se ABC e América dependerem dos programas de sócios, vão continuar patinando sem sair do lugar, ou pior, vão acabar afundando cada vez mais.

Só o Potiguar não demitiu treinador no Estadual

30/03/2016 às 16:59 por Marcos Lopes

Levantamento da equipe do Portal F9 mostra que o Potiguar, líder isolado na classificação geral do Estadual com 24 pontos e líder do returno com 10 pontos, é o único time da competição que não mudou de treinador. Bira Lopes foi contratado na pré-temporada, participou da montagem do elenco e está fazendo um trabalho de resultados no time rubro mossoroense.

Cronologia das demissões:

Alecrim demitiu Carlos Gutemberg na pré-temporada

Assu demitiu Reginaldo Sales após empate com o ABC pela 6ª rodada

América demitiu Aluísio Morais após a sexta rodada do primeiro turno

ABC demitiu Narciso antes do jogo contra o Potiguar pela 7ª rodada

Baraúnas demitiu Givanildo Sales após derrota para o Potiguar na 3ª rodada do 2º turno

Palmeira demitiu Marcos Ferrari após derrota para o América na 4ª rodada do 2º turno

Globo demitiu Higor Cesar após derrota para o Baraúnas na 4ª rodada do 2º turno

Coluna TN: Tem explicação ?

30/03/2016 às 16:00 por Marcos Lopes

Da minha coluna de hoje na Tribuna do Norte

Como explicar ao torcedor a colocação do ABC no geral do Estadual, penúltimo colocado com a segunda pior campanha do certame, atrás apenas do Palmeira que já foi rebaixado para a Segunda Divisão. Na minha avaliação a explicação está no Departamento de Futebol,  nos critérios e na forma como foi montado o elenco do ABC. Por opção dos dirigentes ninguém do ano passado foi aproveitado, resolveram partir do zero e todo mundo sabe que “encaixar” um time inteiro não é fácil, ainda mais quando a qualidade do elenco contratado é duvidosa. O resultado todo mundo está vendo.