Arquivos de agosto, 2016

Santa Cruz vence ABC em jogo-treino no Frasqueirão

31/08/2016 às 18:09 por Marcos Lopes

O  Santa Cruz em fase de preparação para o Estadual da Segunda Divisão que começa no próximo dia 10, venceu o ABC em jogo-treino nesta quarta-feira (31) no Frasqueirão por 2×0 com gols de Régis Potiguar e Hudson.

O Santa Cruz de Higor César começou  com Daylon, Gabriel,  Rafael Silva, Romeu e Anderson; Júlio Terceiro, Cícero Mateus e Diego Mipibu; Erick,Índio Oliveira e Régis Potiguar. Na segunda parte entraram Mael, Victor Barbosa, Ray Silva, Thiago Barra, Hudson, Murillo e Klysman.

No ABC,  William depois Rafael Copetti, Marrone ( Paulinho ) Gabriel, Jardel e Luis Felipe; Marcio Passos depois Reginaldo, Naldinho, Zaquel depois Chiclete e Fábio Gama; Leozinho depois Alvinho e Caio Mancha que saiu para entrada de Dalberto.

Estreia do Santa Cruz na Segunda Divisão, será contra o Clube Atlético Potiguar no Nazarenão.

Thiago Potiguar: ” Agora tem outra guerra “

31/08/2016 às 17:52 por Marcos Lopes

No trabalho desta tarde (31) em campo reduzido na Arena das Dunas, treinador Diá encaminhou o time do América que deve começar o jogo de domingo contra o Cuiabá, com Ricardo, Danilo Baia, Cléber, Maracás e Danilo; Leomir, Magno, Pablo Oliveira depois Thiago Potiguar e Jussimar; Romarinho e Rômulo no ataque, já que Luiz Eduardo foi apenas poupado.

Thiago Potiguar falou da expectativa de voltar: ” Não deu nada no exame, pude voltar a treinar, agora é complicada a concorrência e espero que possa ajudar minha equipe para mais uma vitória em casa. Já conheço o Jussimar, joguei contra ele e com certeza a gente vai dar certo para sair com uma vitória que vai ser bom para todo mundo. A vitória contra o Botafogo foi boa para subir o astral e agora tem outra guerra, a gente sabe da dificuldade do jogo e esperamos o apoio da torcida”.

Ingressos a preços promocionais de 10 e 5 reais até sexta-feira, nos pontos autorizados.

Copa do Brasil futebol feminino: União vence em Fortaleza

31/08/2016 às 17:09 por Marcos Lopes

Pela Copa do Brasil de Futebol Feminino, o União de Extremoz venceu o Caucaia por 4×2 no jogo da volta em Fortaleza, com gols de Elenilda (3) e  Ester para as potiguares. Ângela e Jullyana para  marcaram para as cearenses. No primeiro jogo na Arena das Dunas, o time potiguar venceu por 3×1, mas acabou denunciado no STJD por escalado de forma irregular a jogadora Sintia que estava sem contrato. Por escalar a atleta em situação irregular, o clube responderá  por infração ao artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. A pena prevista é de multa, perda de pontos e até a exclusão da competição.

O caso será julgado no próximo dia 2  pela 3ª Comissão Disciplinar do STJD.

Coluna TN: Fazer projeções

31/08/2016 às 14:33 por Marcos Lopes

Depois de encerrados os jogos da décima quinta rodada da Série C. O grupo A que tem o ABC como líder com 25 pontos seguido pelo Fortaleza com a mesma pontuação. Botafogo e Remo vem em seguida com 23 pontos cada. Com 19 pontos o América ainda tem chances. De acordo com dados do pesquisador Marcos Trindade, o ABC deu um grande passo rumo à classificação. Mais uma vitória e o ABC pode assegurar a vaga. Com cinco confrontos entre os cinco primeiros colocados, as possibilidades de classificação com 28 pontos aumentou ainda mais. E ainda, se houver uma combinação de resultados, até com 27 pontos é possível avançar, afirma Trindade.

Coluna TN: Tá vivo e na briga

31/08/2016 às 13:31 por Marcos Lopes

O futebol é mutante e com ele as avaliações. A vitória do América – e jogando bem – em cima do Botafogo em João Pessoa, e a sequencia de dois confrontos diretos dentro de casa, contra o Cuiabá e Confiança, deixaram o América vivo e no páreo para buscar uma das vagas para a segunda fase, em que pese a caminhada não ser fácil. O time de Francisco Diá tem que matar os dois jogos em casa e ganhar do Remo na última rodada em Belém do Pará. Difícil, mas não impossível, fazer 100% de aproveitamento em uma reta final.

 
Time mudou

 
Quatro peças que fizeram toda a diferença no time do América, Danilo, Magno, Leomir e Jussimar que estreou marcando dois gols. Exatamente as peças que o treinador Diá vinha pedindo e afirmando que com elas, o time ganharia uma nova disposição. Agora sem tanta pressão, o treinador vai conseguir penso que pela primeira vez repetir uma mesma formação, e mesmo com Maracás e Tiago Potiguar liberados, a tendência penso eu, é pela manutenção do time que começou jogo em João Pessoa.

 
Preocupa

 
Definitivamente o América não deu sorte com os goleiros nesta temporada, e vejam só, dispensou na minha avaliação o melhor deles, Pantera e depois dele não conseguiu mais acertar com o camisa 1. Ricardo que chegou depois da dispensa de Camilo e da lesão de Daniel, não passa nenhuma segurança. Baixa estatura e dificuldade para sair do gol, já comprometeram o América em dois jogos. O gol, é o calcanhar de Aquiles do treinador Francisco Diá. Falta um grande goleiro ao América, mas é com Ricardo que vai até o final desta primeira fase. Se conseguir avançar, é outra conversa.

 
Adversário complicado

 
O Cuiabá vem para Natal respirando bem na competição, vem para somar pontos e vem para complicar a vida do América. Roberto Fonseca que muitos contestam, é um treinador experiente que trabalha de acordo com o material que tem em mãos. Sabe que na Arena das Dunas, contra um América motivado, bem armado taticamente e que joga em velocidade, não pode se abrir. O Dourado vem fechado, para jogar por uma bola, sem dar espaços para os rubros. Engana-s quem pensa em jogo fácil. Vai ser complicado.

Coluna TN: Na hora certa

31/08/2016 às 12:29 por Marcos Lopes

O ABC assumiu a liderança do grupo A na hora certa, na reta final da primeira fase da competição, o que dá uma boa margem para o time de Geninho para garantir permanência entre os quatro melhores que avançam para o primeiro mata-mata. Com dois jogos fora de casa, o primeiro contra o River, que dificilmente escapa do rebaixamento e depois contra o Cuiabá que vem em um processo de recuperação e de afastamento da zona de risco, e fechando com um confronto direto em casa contra o ASA, o alvinegro potiguar tem chances reais de avançar. O primeiro passo foi dado com a vitória convincente diante do Remo. Um tropeço naquele jogo e o projeto de voltar para a Série B poderia ter desandado. Agora são dois fora e um em casa, nove pontos para fazer 3, 4 pontos e avançar.

 
Jogou bem

 
Placar de 2 a 0 não contou a real história do confronto entre ABC x Remo, onde o time de Geninho foi superior do primeiro ao último minuto e com chances de ter ampliado o placar. Jogou bem, venceu bem, é líder e com uma semana de trabalho sem pressão para jogar em Teresina.

 
Fizeram a diferença

 
As alterações feitas por Geninho no segundo tempo contra o Remo foram decisivas. Mudou as peças e mexeu na estrutura, puxando Anderson Pedra para a zaga no lugar de Tiago Sala que fez um bom jogo, Felipe Guedes veio para a função de primeiro volante, Lúcio Flávio fez o segundo e a meia foi reordenada com Echeverria e Jones Carioca, com dois atacantes de força na frente. Naquele jogo contra o remo, Geninho fugiu da mesmice ou do “seis pelo meia dúzia”, mudou de forma arrojada, consciente e eficiente.

 
Estreia segura

 
Edson é um goleiro experiente, maduro e estava apenas aguardando a chance de entrar no time do ABC. Entrou contra o Remo e nas poucas vezes que foi exigido mostrou a segurança e tranquilidade e uma característica que na minha avaliação é fundamental para um goleiro, uma rápida e eficiente reposição de bola.

 
Que fase

 

 

Jones Carioca, que passei a chamar de o Anjo Negro da Frasqueira, vive uma fase espetacular no ABC onde chegou debaixo de muitas críticas e desconfiança. Atacante foi adquirindo confiança, cresceu e taticamente tem um papel fundamental no time de Geninho, além de ser o artilheiro da Série C com nove gols

Time do América quase pronto e com promoção de ingressos

31/08/2016 às 10:52 por Marcos Lopes

Francisco Diá começa encaminhar o time que enfrenta o Cuiabá, domingo quatro da tarde na Arena das Dunas, e vive a expectativa da liberação de Thiago Potiguar,que em condições joga ao lado de Jussimar. Do contrário, deve começar com Pablo Oliveira.

Ricardo, Danilo Baia, Cléber, Maracás ou Lucas Bahia e Danilo; Leomir, Magno, Thiago Potiguar ou Pablo Oliveira e Jussimar; Romarinho e Luiz Eduardo, deve ser o time para começar a decisão de domingo.

Para este jogo, o América faz promoção de ingressos a “preço de bolo” 10 e 5 reais até sexta-feira, quando na realidade deveria manter a promoção até a hora do jogo.

Clube deveria manter a promoção até o domingo, afinal de contas quantas vezes a torcida do América foi para o estádio, pagou ingresso caro, foi mal tratada na Arena e saiu decepcionada com a diretoria  e com o time?

River x ABC sai do Albertão para o Lindolfinho

31/08/2016 às 09:17 por Marcos Lopes

A CBF confirmou a mudança de estádio para River x ABC, na próxima segunda-feira, sete e quinze da noite em Teresina, atendendo solicitação do River.

O jogo saiu do estádio Albertão e passou para o Lindolfo Monteiro, estádio com capacidade para 5 mil torcedores. Foi no Lindolfinho que o Altos mandou os jogos do Brasileiro da Série D.

Série C: G4 e Z2 nos grupos A e B

31/08/2016 às 05:00 por Marcos Lopes

1- Futebol também vive de superstições e o América não quer correr nenhum risco. Para enfrentar o Cuiabá, domingo, quatro da tarde na Arena das Dunas, deve repetir o padrão de uniforme que utilizou em João Pessoa. Vai com o terceiro uniforme, o azul com branco e vermelho. No time, treinador Francisco Diá espera pela liberação de Thiago Potiguar que está em observação no Departamento Médico. Se não tiver condições de jogo, entra Pablo Oliveira

2- O  River, adversário do ABC na próxima segunda-feira,  tenta tirar o jogo do Albertão para o estádio Lindolfo Monteiro. O presidente do River explica a tentativa de mudança: ” Nossa comissão solicitou, e vamos tentar atender. A situação agora não é favorável, mas vamos tentar um novo campo de jogo”. O aproveitamento do River em casa é muito ruim. Em sete jogos no estádio Albertão, venceu apenas uma,  1 a 0 sobre o Salgueiro, pela oitava rodada

3- Geninho começa hoje a semana contra o River, o primeiro de dois jogos seguidos fora de Natal – depois vem o Cuiabá na Arena Pantanal – e inicialmente não deve mexer no time em relação ao que começou o jogo contra o Remo, com Edson, Filipi Sousa, Cleiton, Léo Fortunato que volta de suspensão e Alex Ruan; Anderson Pedra, Felipe Guedes, Erivelton e Lúcio Flávio; Jones Carioca e Nando

4- O G4 do grupo A da Série C: ABC 25 pontos, Fortaleza 25, Botafogo 23 e Remo 23 pontos. No Z2 tem Confiança com 16 e Ríver com 12 pontos. No grupo B, os quatro primeiros,  Guarani  com 31, Botafogo de Ribeirão tem 27, Ypiranga 26 e Boa também 26. Na zona de rebaixamento do B, Portuguesa com 11 e Guaratinguetá com quatro pontos

5- Depois de vencer o Itabaiana por 1×0 em Sergipe, o São Bento vai para decisão de vaga em casa domingo que vem com a vantagem de jogar pelo empate para subir. O Itabaiana tem que ganhar por dois ou mais gols de vantagem. Se vencer por 1×0 decisão vai para os pênaltis. Moto Club x Atlético Acreano empataram em 2×2 em São Luis. No jogo da volta no Acre, o Atlético  joga por um empate por até 1 a 1. Em caso de novo 2 a 2, o jogo irá para os pênaltis. Um empate acima disso classifica o Moto Club. O Volta Redonda que venceu  o Fluminense em Feira de Santana por 3×2, joga em casa sábado que vem por qualquer empate para chegar na semi e confirmar o acesso. Volta Redonda ainda pode perder por um gol de diferença até 3×2, o que levaria decisão para os pênaltis. O Fluminense precisa ganhar por dois de diferença. O CSA, que na ida venceu o Ituano por 2×1 , pode perder até por 1×0 para chegar às semifinais e garantir o acesso. O confronto será domingo que vem no Rei Pelé.

Copa BR futebol feminino: União e Caucaia denunciados no STJD

31/08/2016 às 04:56 por Marcos Lopes

O União foi denunciado no STJD  por escalar a atleta Sintia Justino de Melo sem condição de jogo na estreia da equipe na Copa do Brasil de Futebol Feminino.

Por escalação irregular, o União será julgado pela Quarta Comissão Disciplinar na próxima sexta, dia 2 de setembro, a partir das 10h30. No mesmo processo, União e Caucaia respondem por descumprir o regulamento da competição.

Sintia atuou na vitória por 3 a 1 contra a Caucaia, em jogo realizado no dia 24 de agosto na Arena das Dunas. Após a partida, a Diretoria de Competições da CBF identificou a irregularidade e comunicou o STJD. No documento, a DCO destacou que  a atleta atuou sem possuir contrato em vigor com a equipe do União e, portanto, sem contrato regularizado na DRT – Diretoria de Registro e Transferência da CBF, conforme previsto no artigo 33 do Regulamento geral das Competições/2016.

Artigo 33 do RGC: “Somente poderão participar das competições os atletas profissionais com Contrato Especial de Trabalho Desportivo devidamente registrado nas respectivas federações; e atletas não profissionais devidamente registrados também em suas respectivas federações.

Parágrafo 1 – Em ambos os casos previstos no caput deste artigo, é obrigatório o registro na Diretoria de Registro e Transferência da CBF, observando os prazos e condições de registro definidos no REC e os procedimentos e condições de registro e publicação contidos no Regulamento Nacional de Registro e Transferência dos Atletas de Futebol”.

Na denúncia, a Procuradoria fez constar o que dispõe o artigo 46, parágrafo único do RGC, que pede a exclusão da equipe em competições mata-mata.

Artigo 46, parágrafo único: Em competição eliminatória (mata-mata), para fins de aplicação de pena do STJD, não se considerará pontuação, devendo o clube responsável pela irregular atuação de atletas, ser excluído da competição.

Por escalar a atleta em situação irregular, o clube responderá no STJD por infração ao artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A pena prevista é de multa, perda de pontos e até a exclusão da competição.

União e Caucaia descumprem regulamento:

Na súmula da partida o árbitro fez constar que ambas as equipes atrasaram a entrega da relação de atletas e que as mesmas não continham qualquer identificação pessoal ou inscrição da CBF. O artigo 68 do RGC estabelece que a relação deve ser entregue com 60 minutos de antecedência da partida e destaca as informações que deverão conter. Com base nas informações, União e Caucaia foram denunciados no artigo 191, inciso II do CBJD por deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento do regulamento, geral ou específico. A pena prevista é de multa entre R$ 100 e R$ 100 mil.

Do blog – Jogo da volta está marcado para hoje em Fortaleza, três da tarde em Fortaleza.  Risco de eliminação do time potiguar é real.