Arquivos de outubro, 2016

Portuguesa é suspensa do Paulistão e Copa SP por dívida de R$ 14 mil

31/10/2016 às 19:10 por Marcos Lopes

A Portuguesa está suspensa da Copa São Paulo de juniores e do Paulistão do ano que vem pelo TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) de São Paulo. A proibição de disputar as competições é por causa de uma dívida de cerca de R$ 14 mil com a FPF (Federação Paulista de Futebol). A situação pode ser revertida caso o time pague o montante em atraso.

O valor é referente a diversas taxas, como a taxa de arbitragem e de fiscalização, das partidas que a Portuguesa disputou na segunda divisão do Campeonato Paulista deste ano e nunca foram pagas. Além disso, a chapa única eleita em abril após a renúncia de Jorge Manuel Gonçalves da presidência, encabeçada por José Luiz Ferreira de Almeida, nunca registrou a posse oficialmente na federação paulista. Ele renunciou no início de outubro.

Assim, a Portuguesa é considerada sem representação oficial na entidade. Além de estar excluída das competições até segunda ordem, não pode participar nem votar nas reuniões da entidade que definem a tabela e regras das competições para o ano que vem, por exemplo. A Portuguesa também está excluída de qualquer solenidade oficial da FPF. Na reunião desta segunda-feira(31) sobre a organização da segunda divisão do Paulistão, o clube enviou um representante que participou como ouvinte, sem direito a decisão.

A situação se repete na CBF: O clube também está inadimplente em relação às taxas das partidas disputadas pela terceira divisão do Brasileirão neste ano, mas ainda não foi suspenso da entidade. Caso não pague, também ficará impedido de disputar competições oficiais nacionais.

UOL

PE, PA e RN anunciam o fim do sorteio de arbitragem nos estaduais em 2017

31/10/2016 às 16:48 por Marcos Lopes

Além de Pernambuco e Pará, no Rio Grande do Norte o sorteio de arbitragem também acabou, pelo menos é isso que garante o Presidente do Comitê de Árbitros local, Ricardo Albuquerque. Para o dirigente, não há mais o que discutir sobre este tema: “Esse assunto pra mim já está pra lá de requentado. É preciso virar a página. Sorteio nunca foi bom e nunca beneficiou árbitro algum. Temos que resgatar a dignidade de quem se esforça para ser escalado. Não se pode fazer um bingo com carreiras. Eu respeito meus árbitros e aqui não haverá mais sorteio. Vamos fazer audiências públicas escalando o que o nosso quadro tiver de melhor”.

Diferente do sorteio, na audiência pública o mediador informa a quem estiver acompanhando, o árbitro que será designado para um determinado jogo e explica as razões daquela escala. Dessa forma fica mais fácil não só promover quem merece ser promovido, como também evita que carreiras sejam destruídas pela falta de “sorte”.

A Voz do Apito

 

Presidente do Alecrim: ” Jogada de mestre da FNF e Arena das Dunas “

31/10/2016 às 12:12 por Marcos Lopes

De Osvaldo Trigueiro Filho, presidente do Alecrim entrou em contato com o blog e através de e-mail destacou a importância do Verdão jogar na Arena das Dunas: Marcos Lopes, amigo, jogar na Arena das Dunas em qualquer circunstância é bom para qualquer clube, e a  diretoria do ALECRIM F C, só tem a agradecer a José Vanildo e ao Sr. Mauro Araújo (Arena), por terem, juntos com os clubes Alecrim e Santa Cruz, viabilizado esse espaço, maravilhoso que é a Arena para os nossos mandos de campo, isso só vai valorizar mais o futebol do RN, pois muitos torcedores irão a campo, coisa que não aconteceria se o Alecrim mandasse seus jogos no Nazarenão ou no Barretão, devido a distancia. Acredito que a FNF, fez uma jogada de mestre, valorizando o nosso futebol. Obrigado José Vanildo, obrigado Mauro!

ABC, renovações, dispensas e montagem do grupo

31/10/2016 às 09:43 por Marcos Lopes

Levantamento feito pelo jornalista Dionisio Outeda sobre a situação dos jogadores do ABC para a temporada 2017, mostra que os goleiros Rafael Copetti – chegou e mesmo sem jogar sofreu uma grave lesão que precisou de cirurgia – e William,  os volantes Naldinho e Zaquel, os zagueiros Gustavo Bastos e Gabriel, o lateral Marrone e os atacantes Victor Sapo e Michel Henrique não terão contratos renovados com o time alvinegro.

O goleiro Edson,  além de Echeverria, Anderson Pedra, Felipe Guedes, Márcio Passos, Filipi Sousa e Alex Ruan, negociam renovações, embora eu entenda que os dois alas são limitados para o nível de exigência da Série B. Podem começar a temporada, mas para o Brasileiro as alas são setores que Geninho vai precisar de reforços.

Erivelton tem contrato até 2019 e até o final de 2017 estão vinculados ao ABC, os zagueiros Léo Fortunato, Cleiton e Tiago Sala, o meia Fábio Gama e o atacante Nando. Tiago Sala teve poucas oportunidades nesta temporada, enquanto Gama pelo estilo de jogo foi pouco aproveitado por Geninho, que não quer ele prendendo a bola. O treinador disse no Arena que ” jogador delegado, que prende a bola, é difícil jogar no meu time. O Fábio que chegou ao ABC não foi o que eu contratei no Gama onde ele tinha um estilo diferente, aqui está prendendo demais e isso complica para ele jogar”.

Lúcio Flávio negocia com o clube e o zagueiro Suéliton, que pertence ao ABC e estava emprestado ao América Mineiro foi devolvido pelo time mineiro e se apresenta na abertura da temporada.

Apresentação do ABC está marcada para 5 de dezembro, com uma bateria de avaliações e treinos físicos. Só depois dessa primeira etapa, que deve durar 15 dias é que o grupo começa trabalhar técnica e taticamente.

 

Estadual vale muito 

31/10/2016 às 05:00 por Marcos Lopes

1- Com o inicio do Estadual para 15 de janeiro, o América antecipou em uma semana apresentação do treinador Felipe Surian e do elenco para a próxima temporada. Dia 5 de dezembro, o América volta a trabalhar de forma direta o futebol profissional para uma temporada dura e complicada. Disputa o Estadual, Copa do Nordeste e Copa do Brasil e em junho, o Brasileiro da Série D

2- O ASSU firmou parceria com Juan Perdomo, empresário da Colômbia e recebeu no pacote, o treinador José Cortina – também colombiano – que na estreia no futebol do RN deixou uma péssima impressão. Comandou o Visão Celeste na Segunda Divisão, e ficou na lanterna, somando apenas um ponto. Este tipo de parceria é um perigo e o futebol potiguar tem exemplos claros do que digo, com o Alecrim e mais recentemente com o Palmeira. O cartão de visita do colombiano José Cortina e do empresário Perdomo, foi péssimo no nosso futebol. É esperar que no simpático Camaleão do Vale, os dois possam mostrar um trabalho diferente


3- Apesar da insistência de poucos que tentam desqualificar o Estadual, a competição é extremamente importante, na medida em que é seletiva para a Copa do Nordeste ( duas vagas) Copa do Brasil ( três vagas) e Brasileiro da Série D com duas vagas. Sem o Estadual ninguém chega em nenhum das competições citadas, a não ser os que que caem da C para a D. Desvalorizar o Estadual é um negócio que não consigo entender


4- A FNF conseguiu fechar uma parceria com o consórcio que administra a Arena das Dunas para que, além do América, o Alecrim e o Santa Cruz também mandem seus jogos na Arena, e ao invés de ser visto como um ponto altamente positivo e de valorização do certame, é alvo de críticas. Tecnicamente jogar na Arena das Dunas nivela por cima a competição, ganha todo mundo


5- O potiguar Andrey Valério foi eleito e já assumiu a presidência da Confederação Brasileira de Beach Soccer. Quinta-feira na Rádio Globo, Andrey disse que pretende impulsionar a formação de atletas fomentando a criação de clubes, abrir espaço para o futebol e principalmente regulamentar a categoria junto ao Ministério do Trabalho

Coluna TN: Agora é montar o time

30/10/2016 às 17:49 por Marcos Lopes

Com a renovação do treinador Geninho para 2017, o ABC começou na última quinta-feira o processo de dispensas e renovações de contratos, e ficou muito claro na Série C que existe a necessidade de uma qualificação forte da equipe, especialmente para o Brasileiro da B. O ABC teve dificuldades nas duas alas, talvez os pontos mais fracos do time alvinegro, jogou o Brasileiro inteiro apenas com um atacante eficiente, o Jones Carioca. Nando já tem contrato renovado para a próxima temporada foi mal no Terceirona, assim como Caio Mancha. Precisa de um goleiro para ser titular, um goleiro que saiba sair do gol, que transmita confiança, o que Edson em que pese ter tido boas atuações, mas mostrou algumas deficiências preocupantes

Renovações



Entendo que Gustavo Bastos, Anderson Pedra, Márcio Passos e o próprio Lúcio Flávio devem renovar contratos, mesmo caso de Echeverría. Tem que manter uma base para a largada da temporada e qualificar com contratações pontuais. Estadual o ABC tem sempre a obrigação de ganhar, Copa do Nordeste precisa fazer muito mais do que fez neste ano, Copa do Brasil é sempre uma incógnita, e na grande competição da temporada, o Brasileiro da Série B, o time de Geninho tem que chegar muito forte e bem armado.


Do blog – Gustavo Bastos não terá contrato renovado 

Coluna TN: Arbitragem 

30/10/2016 às 09:44 por Marcos Lopes

Tem razão o presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol, Luiz Carlos Câmara Bezerra – foi auxiliar e dos bons – que defende a adoção no Regulamento do Estadual do RN do mesmo modelo do Ceará, onde o clube que solicitar arbitragem de fora – e tem que ser o trio completo – além de arcar com o total da despesa do trio, destine a importância de 10 mil reais para a Escola de Arbitragem, para fins de qualificação dos árbitros. Quando um clube pede arbitragem de outra federação, ele está dizendo de forma muito clara que não confia nos locais e/ou que eles não estão preparados para um jogo de maior peso. Penso que no âmbito da CEAF, o coronel Ricardo Albuquerque tem pelo menos cinco árbitros com amplas condições de apitar qualquer decisão do Estadual, casos de Caio Max, Suelson Diogenes, Ítalo Medeiros, Pablo Ramon e Leandro Saraiva.


Colocar no regulamento



Vejo como simples a solução deste eterno problema no Estadual. É só “colar” o parágrafo 2º do artigo 65 do regulamento do Estadual do Ceará: Poderá mediante requerimento de clube disputante de partida, ser escalada arbitragem de fora dos quadros cearense (quarteto completo obrigatoriamente), cabendo à responsabilidade financeira (taxas,deslocamentos,etc) exclusivamente a entidade de prática que o requereu, além da taxa de R$ 10.000,00, a ser recolhida a tesouraria da FCF no ato do pedido, revertida em treinamento, formação e reciclagem de árbitros cearense.

Série D, um funil desgraçado e perigoso

29/10/2016 às 05:05 por Marcos Lopes

1- Futebol potiguar segue na fase final da Série C mesmo com a eliminação do ABC. O primeiro confronto entre Guarani x Boa neste sábado, no Brinco de Ouro em Campinas, terá arbitragem da CEAF/RN. Caio Max Augusto Vieira, o árbitro da FNF que mais trabalhou este ano no Brasileiro apita, auxiliado por Vinicius Melo de Lima e Jean Márcio Santos. Na temporada, Caio apitou  seis jogos pela Série B, quatro pela A, três na Copa do Nordeste e vai completar o segundo pela C, além de uma partida pela Série D

2- A Série D  deve começar no dia 4 de junho. São 68 clubes na primeira fase, classificando 32 para a segunda e a partir daí, mata-mata até a definição dos quatro que sobem para a Série C em 2018. Um funil desgraçado e uma maratona perigosa que começa com 68 times na primeira fase, 32 na segunda, 16 na terceira, 8 na quarta para finalmente definir os quatro que sobem

3- Leonardo Arruda, vice de futebol do ABC, no Arena da TV Ponta Negra: ” Estive reunido com Jones Carioca e ficou acertado com ele o seguinte, se não sair do Brasil renova com ABC. Existem algumas sondagens para o exterior, mas se for para continuar no futebol do Brasil, o atacante renova com ABC”

4-  O projeto do árbitro de vídeo, criado pela CBF e incorporado pelo International Football Association Board (IFAB), passou por mais uma bateria de testes práticos, entre os dias 26 e 28 deste mês, em Zurique, na Suíça. O diretor da Escola Nacional de Árbitros de Futebol (ENAF), Manoel Serapião, foi o representante da CBF no workshop

5- Departamento de Marketing da FNF, 10Sports e Fácil Comunicação estão trabalhando o lançamento do Estadual 2017 e a nova logomarca da federação. Evento acontece na próxima sexta-feira na Arena das Dunas

 

Lançamento do Plano Comercial do Campeonato Potiguar 2017 é confirmado para próxima sexta-feira

28/10/2016 às 18:36 por Marcos Lopes

Na próxima sexta-feira (4), às 16h, na Arena das Dunas, a Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) fará o lançamento do Plano Comercial do Campeonato Potiguar 2017. Serão apresentadas as cotas de patrocínio para o mercado publicitário, onde as empresas poderão escolher suas cotas para a competição do próximo ano.

Segundo José Vanildo, presidente da FNF, a expectativa é que cada vez mais empresas se interessem em patrocinar o Estadual 2017. “A expectativa é a melhor possível, porque em 2016 o campeonato cresceu 25% em receitas e patrocínios e teve um aumento de 59% em seu público pagante. Então a tendência é que as coisas evoluam no próximo ano”, disse José Vanildo.

O plano de marketing do Campeonato de 2017 foi elaborado pela 10 Sports, agência contratada pela Federação Norte-Riograndense de Futebol desde 2011.

Além do Plano Comercial, a FNF apresentará também a novas marca e bandeira da instituição, bem como fará a entrega de dez toneladas de alimentos não perecíveis, que foram arrecadados no treino da Seleção Brasileira para o confronto contra a Bolívia, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Os donativos serão destinados para Casa do Bem, Lar da Vovozinha, Armazém da Caridade, Instituto Juvino Barreto e Hospital Varela Santiago.

Sobre a Musa do Campeonato Estadual, premiação de destaque no contexto do torneio, a indicação será feita por cada clube, que poderá indicar sua representante até o dia 16 de dezembro deste ano. Em 2017 não poderão participar candidatas que já concorreram ao título de musa em edições anteriores.

O Campeonato Potiguar 2017 terá início no dia 15 de janeiro, com a participação de oito clubes: ABC, América, Globo F.C., Alecrim, Baraúnas, Santa Cruz, Potiguar de Mossoró e ASSU. A disputa será em dois turnos da competição.

Em 2016, Arena das Dunas, FETRONOR, Siker, Uniodonto, Penalty, Pitu, Esporte Interativo, Toyota, Toyolex, Potigás e Detran-RN patrocinaram o Campeonato. As empresas que têm interesse em participar do Campeonato Potiguar 2017, podem enviar e-mail para mkt@10sports.com.br

10Sports 

Carlos Moura e o trabalho de montagem do elenco no América

28/10/2016 às 17:14 por Marcos Lopes

Carlos Moura, Executivo de futebol do América: ” Estamos trabalhando para nossa apresentação que foi antecipada para o dia 5 de dezembro para dar um tempo melhor para preparar a equipe. Estamos trabalhando para reforçar  grupo e estamos avançados em algumas situações e vamos divulgar no momento oportuno”.

Nova função: ” Estava esperando por este momento. Neste tempo todo no América, agora tenho autonomia para trabalhar nesta função, me preparei para esta função e estou tendo a grande oportunidade de mostrar o meu trabalho, mesmo sabendo que as cobranças serão grandes. Temos que ter cuidado para não cometer erros e nem inchar o plantel. Não tiro a minha parcela de culpa, mas eu não tinha a autonomia que tenho agora”.

Montagem do elenco: “Vamos fazer um plantel bastante enxuto, temos que ter um grupo qualificado com jogadores que façam mais de uma função. Tenho conversado diariamente com o Surian. Como se sabe a dificuldade de contratação é muito grande e aqueles atletas que a gente procura sempre esperam algumas situações nas séries A,B e C e eles só aceitam a D se for uma proposta muito boa ou se não tiver uma situação melhor”.