Arquivos de agosto, 2018

Coluna TN: Barbeiragem

31/08/2018 às 12:00 por Marcos Lopes

Futebol brasileiro, teve dois exemplos claros da chamada barbeiragem administrativa e que envolveu dois grandes. A maior de todas foi a do Internacional que contratou Paolo Guerrero e que viu o alto investimento ser derrubado com a punição que impede o atacante de jogar até março do ano que vem. Um absurdo! Outra foi a perda de pontos do Santos que escalou de forma irregular o Carlos Sánchez, que estava punido pela Conmebol. Outro absurdo!

Mais barbeiragem?

Um clube de futebol que não honra acordos e compromissos firmados e que permite avalanches de ações trabalhistas, uma barbeiragem administrativa recorrente pelas bandas de cá. O maior exemplo na terra de Câmara Cascudo? O ABC, ou vai dizer que estou exagerando

Coluna TN:Briga pelo título

31/08/2018 às 09:54 por Marcos Lopes

Amanhã começa a disputa pelo título da Série C, e para fazer “inveja” vamos assistir de longe. No Nabi Abi Chedid, o Bragantino do treinador Marcelo Veiga vai enfrentar o Operário que vem segurando um planejamento sólido já faz algum tempo, e que é, para mim o candidato ao título. No domingo, o Cuiabá vai enfrentar na Arena Pantanal, o Botafogo de Ribeirão Preto. Os quatro já são campeões, os quatro já receberam a maior premiação da Série C que foi o acesso. O título é importante? É, claro que é, mas o acesso, o acesso não tem comparação.

Coluna TN: Como será 2019?

30/08/2018 às 11:13 por Marcos Lopes

ABC, Globo, Confiança, Náutico, Santa Cruz, Remo e Atlético Acreano seguem na Série C. Chegam no pedaço, o Ferroviário, Treze e Imperatriz, fechando teoricamente o grupo que abrigar times do Norte/Nordeste. Mas tem o Sampaio caindo, o CRB e Paysandu correndo riscos de queda. 2019 tem tudo para ser pauleira na C.

Tem que mudar

Se o ABC não mudar a filosofia de contratações, se insistir em apostas em jogadores sem qualidade como fez nesta temporada, vai ter sérias dificuldades notadamente no Brasileiro. O modelo de contratações adotado por Giscard Salton mostrou-se ineficiente em 2018. Será que o clube vai permitir a continuidade do mesmo modelo?

Campeonato Potiguar Sub-19 Loterias Caixa: Olho na rodada

29/08/2018 às 17:34 por Marcos Lopes

Com gol de Ferreira, o Força e Luz venceu o América na tarde desta quarta-feira no Juvenal Lamartine, e no Nogueirão, o Mossoró fez 4 a 0 no Santa Cruz, com três gols de João Victor e um de Wallace. João Victor chegou aos 12 gols em 8 jogos. Com os resultados, o Mossoró lidera o grupo B com 10 pontos, América e Força e Luz tem 7 pontos cada e o Santa Cruz, sem chances de classificação tem 4 pontos.

A sexta e última rodada da segunda fase começa no sábado (01) com Força e Luz x Santa Cruz no Juvenal Lamartine e fecha domingo, no Nogueirão com Mossoró e América. Rodada que vai definir os dois semifinalistas do grupo.

Pelo grupo A, o ABC venceu o Palmeira por 1 a 0, gol de Jeová. No Edgarzão, o Visão Celeste venceu o ASSU por 2 a 1. A  liderança é do ABC com 10 pontos, Visão Celeste vem em segundo com 9 pontos, ASSU tem 6 e sem chances de classificação aparece o Palmeira com 4 pontos.

Sábado que vem, o Palmeira joga no Nazarenão contra o Visão Celeste e domingo, o ASSU recebe o ABC.

Coluna TN: Ideal seria mudar

29/08/2018 às 17:19 por Marcos Lopes

Já passou da hora da CBF mudar o sistema de disputa da Série C e eliminar o injusto mata-mata. O calendário permite que a Terceirona seja disputada nos mesmos moldes das Séries A e B, com os 20 clubes jogando todos contra todos em ida e volta. Ao final das 38 rodadas sobem os quatro primeiro, descem os quatro últimos.

Ideal seria mudar I

Outra mudança que seria importante no Brasileiro é na Série D, aqui sim um regulamento criminoso sob todos os aspectos. Claro e evidente que com 68 clubes é inviável fazer pontos corridoscom todos jogando contra todos, mas defendo que pelo menos a partir da terceira fase, quando sobram 16 equipes, o sistema de disputa saia do mata-mata e permita aos classificados e teoricamente os melhores da competição, uma disputa mais justa, com ida e volta até a definição dos quatro que sobem.

Fernando Suassuna aparece como nome de consenso no ABC

29/08/2018 às 14:52 por Marcos Lopes

Ao jornal Tribuna do Norte,  Cláudio Emerenciano, presidente do Conselho Deliberativo, disse que “hoje nós estamos em busca de um nome de consenso, que se não contar com a aprovação de 100% dos conselheiros, tenha ao menos o maior respaldo possível”.

O maior entrave para definição desses nomes vem sendo justamente a resistência do atual presidente Paulo Tarcísio e do financeiro, Fred Menezes que alegam falta de tempo para conduzir o ABC.

Cláudio Emerenciano trouxe um nome “novo” para o processo sucessório, de um ex-dirigente que esteve afastado por um bom tempo do dia a dia do ABC: ” o nome de Fernando Suassuna foi citado pois ele  participando diretamente diretamente desse novo processo junto com o conselho e também pode encabeçar a chapa de consenso”.

Fernando Suassuna foi vice-presidente de Judas Tadeu mas depois acabou se afastando do cargo e em 2009 chegou a se lançar como candidato à presidência, mas depois retirou a candidatura.

Coluna TN: Se depender da torcida

29/08/2018 às 08:12 por Marcos Lopes

Se depender da vontade da torcida do América, Luizinho Lopes que teve uma reunião preliminar com o executivo de futebol do América, Armando Desessards, será o treinador rubro para 2019. O América vem demonstrando claramente que esta mudando a filosofia do futebol principalmente no tocante ao trabalho de base. Será que os caras mudaram a “cabeça” no tocante ao futebol profissional?

Campeonato Potiguar Sub-19 Loterias Caixa: Olho na rodada

28/08/2018 às 21:38 por Marcos Lopes

Nesta quarta-feira (29), quatro partidas válidas pelo Estadual Sub-19 Loterias Caixa serão disputadas em Natal e Mossoró.

Pelo grupo A, às três da tarde no Frasqueirão, tem ABC x Palmeira. No Edgarzão, cinco da tarde, tem ASSU x Visão Celeste.

Pelo grupo B, os dois jogos às três da tarde. No Nogueirão tem Mossoró x Santa Cruz, e no JL, com transmissão da TV FNF, tem América x Força e Luz.

Fenapaf recebe presidente do Sindafebol, Mustafá Contursi, e debate relações entre atletas e clubes

28/08/2018 às 21:27 por Marcos Lopes

O presidente da Fenapaf, Felipe Augusto Leite, recebeu nesta terça-feira (28) o presidente do Sindafebol (Sindicato Nacional das Associações de Futebol), Mustafá Contursi, na sede da Federação, no Rio de Janeiro.

O encontro das duas principais entidades que representam jogadores e clubes profissionais do futebol brasileiro debateu as relações de trabalho entre as classes e formalizou o interesse de ambas as partes em organizar uma convenção coletiva nacional para discutir amplamente o tema.

“Foi uma grande honra receber o presidente Mustafá Contursi aqui na nossa sede. Essa aproximação entre Fenapaf e Sindafebol é de extrema importância. Só quem ganha são os jogadores, os clubes e, é claro, o futebol brasileiro. Precisamos estar unidos para pensarmos juntos o melhor para o espetáculo e seus protagonistas, que são os atletas e os clubes”, afirma Felipe.

O presidente do Sindafebol, Mustafá Contursi, relembrou os tempos à frente do Palmeiras e se mostrou satisfeito com o resultado do encontro.

“Fico muito agradecido pela recepção que tive na Fenapaf, desde a minha gestão no Palmeiras sempre prezei pelos direitos dos atletas e sei da importância da instituição para o nosso futebol e para a classe”, reitera Mustafá.

Também participaram da reunião o Relações Institucionais da UGT, Miguel Salaberry e os membros da diretoria da Fenapaf Alfredo Sampaio, Marcos Gaúcho e Paulo Mocelim, além do advogado da entidade Décio Neuhaus.

Site FENAPAF.

Fessin é visto como protagonista no Corinthians

28/08/2018 às 20:55 por Marcos Lopes

Não é de hoje que a base do Corinthians vem passando por um processo de inúmeras mudanças. Depois de perder Osmar Loss e Dyego Coelho, a direção apostou em Eduardo Barroca, ex-Botafogo, para comandar a equipe Sub-20 do Timão. Desde que o novo técnico chegou, muitos jogadores foram contratados para a categoria. O processo não deve ser rotina durante todo o trabalho e faz parte da implementação de uma ideia pré-definida pelo comandante.

“Meu objetivo a médio e longo prazo é que a gente tivesse uma equipe Sub-20 com 90% formada pelo Sub-17, e um Sub-17 95% pelo Sub-15. Foi uma das coisas que a direção me apresentou, a ampliação de captadores nas idades menores. Aumentamos a agressividade dessa captação nas categorias menores. Entendemos que, quanto menos sazonal esse processo, melhor para enraizar característica de trabalho”, pontuou, em entrevista a UOL Esporte.

Entre os nomes contratados para a equipe Sub-20, um gera expectativa especial na torcida. Ex-companheiro de Matheus Matias no profissional do ABC, o meia Fessin chegou e já assumiu protagonismo no time comandado por Barroca.

“Fessin é um dos jogadores que mais me chamaram atenção nesses dois meses. Ele veio em uma condição de profissional, mas a postura dele é excelente. A performance é maravilhosa, tem cinco ou seis gols, um jogador de altíssimo índice de assistência”, destacou.

É difícil carimbar o jogador, mas me leva crer que ele é decisivo no terço final do campo, com zero de problema na parte física, que aguenta bom o jogo, bom cognitivo, enfrentamento… estou bastante satisfeito com o que ele tem feito e vem fazendo a diferença. No futuro próximo e momento adequado, ele vai ter espaço no profissional”, completou.

O projeto alvinegro, cabe ressaltar, vai além dos acréscimos técnicos e táticos de Barroca. Entre as principais propostas do presidente Andrés Sanchez, a construção do CT da base já está em andamento e, nas palavras do mandatário, deve estar pronto no início do ano que vem. O técnico do Sub-20 valorizou a medida.

“Acho que primeiro (fator positivo) é ter uma casa, um lugar onde você saiba que é ali que você vai formar teu jogador, desenvolver. A proximidade com o profissional quando cair o muro e virar uma coisa só vai proporcionar uma integração maior e mexer com o sonho do jogador em estar mais próximo. É importante pra caramba, analisou.

“Mesmo sem o CT concluído, o Corinthians já oferta muito boas condições de trabalho. As pessoas no comando estão muito preocupadas com isso”, concluiu.

Site Meu Timão