Segurados do INSS já podem checar valor do décimo terceiro salário

20 de agosto de 2012 por renatamoura

Comentários 4

Os segurados do INSS podem consultar pela internet os contra-cheques de agosto e quanto irão receber na primeira parcela do 13º salário, que será paga entre os dias 27 deste mês e 10 de setembro. Para tanto, é preciso acessar a Agência Eletrônica do Segurado e clicar na opção extrato de pagamento de benefício (disponível no seguinte endereço: http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/hiscre/index.html). Para visualizar a informação nesta página, será preciso preencher o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário, o CPF e o código informado no canto direito da tela.

Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto terá o 13º terceiro salário calculado sobre oito meses. O segurado receberá, portanto, metade deste valor. Em dezembro, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento do benefício.

Não recebem

Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

 

Faça um comentário

Você pode deixar uma resposta, ou trackback a partir do seu próprio site.

4 Comentários para “Segurados do INSS já podem checar valor do décimo terceiro salário”

  1. pedro nonato de jesus disse:

    gostaria de saber se eu tem o direito de receber o beneficio que esta pra receber a partir de janeiro de 2013

  2. LOURIVALRODRIGUESFRANCO disse:

    GOSTARIA DE SABER COMO ENTRAR NA AGÊNCIA ELETRONICA DO SEGURADO

  3. renatamoura disse:

    Oii Lourival, basta entrar no site da previdência. O http://www.previdencia.gov.br/. Quando abrir essa página, você verá na parte central o nome Agência Eletrônica: Segurado. Abaixo desse nome há vários links que deverão direcioná-lo à página que deseja acessar.

  4. renatamoura disse:

    Pedro, nessa página você consegue descobrir se terá direito à revisão do benefício: http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=1125

Comentário