Senador José Agripino diz que episódio sobre apoio no segundo turno está “superado”

3 de setembro de 2014 por annaruth

O senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM e coordenador nacional da campanha de Aécio Neves (PSDB), afirmou que a polêmica sobre uma suposta declaração dele afirmando que no segundo turno apoiaria Marina Silva é assunto “superado”. “Evidente que não dei aquela declaração naquele sentido. O foco agora é trabalhar para levar Aécio Neves ao segundo turno”, disse.

O senador do DEM detalhou ainda que ontem esteve reunido com Aécio e o candidato a vice-presidente Aloysio Nunes, em São Paulo. “Não há qualquer crise. Estive com Aécio e estamos na campanha, agora é seguir adiante”, disse.

Na última segunda-feira, o coordenador nacional da campanha de Aécio Neves chegou a emitir uma nota oficial e negou qualquer debate sobre apoio no segundo turno. “Todo o esforço que os partidos que apoiam a candidatura de Aécio realizam neste momento se volta para levá-lo ao segundo turno e temos a convicção de que nele estaremos. Alianças para o segundo turno serão discutidas quando o segundo turno vier, oportunidade em que esperamos contar com o apoio daqueles que, como nós, desejam mudanças”, diz um dos trechos da nota do senador do DEM.

No Rio de Janeiro, Garotinho lidera pesquisa com 27%, Pezão tem 19%

2 de setembro de 2014 por annaruth

Pesquisa Ibope sobre o pleito do Rio de Janeiro mostrou liderança de Garotinho com 27%. Em segundo lugar está Pezão com 19%.

Veja os números:

Anthony Garotinho (PR) – 27%

Luiz Fernando Pezão (PMDB) – 19%

Marcelo Crivella (PRB) – 17%

Lindberg Farias (PT) – 11%

Tarcísio Motta (PSOL) – 3%

Dayse Oliveira (PSTU) – 1%

Ney Nunes (PCB) – 0%

Brancos e nulos – 14%

Não sabem ou não responderam – 8%

A pesquisa foi contratada pela TV Globo e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº RJ-00026/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-00491/2014.

Aprovado em comissão especial aumento do repasse do FPM

2 de setembro de 2014 por annaruth

A comissão especial, presidida pelo deputado João Maia (PR-RN), que analisa propostas de aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 406/09 e apensadas – aprovou por unanimidade hoje, o aumento de 1% nos repasses para o fundo. A aprovação do texto foi fruto de acordo entre os partidos e com entidades representativas de prefeitos.

Antes da votação do relatório, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, esteve reunido com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, para discutir um acordo para aprovação do aumento de 1%. A reivindicação inicial dos prefeitos era de um acréscimo de 2%. Na conversa com Henrique Alves nesta terça-feira, os prefeitos admitiram, entanto, apoiar a proposta de aumento de 1% para viabilizar um acordo e assegurar a aprovação mais rápida da matéria.

Os prefeitos que estiveram em Brasília com Henrique Alves disseram que a situação financeira das prefeituras é critica e exige medidas urgentes. Paulo Ziulkoski ressaltou o empenho de presidente da Câmara para a aprovação da matéria. “O senhor vestiu a nossa camisa e, como presidente da Câmara, assumiu essa bandeira como se fosse sua”. Henrique Alves assegurou a votação da matéria em Plenário até o final deste ano.

O substitutivo do deputado Danilo Forte (PMDB-CE), aprovado pela comissão, aumenta o percentual da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) destinado ao fundo de 23,5% para 24,5%.

fotos; Luiz Macedo

fotos; Luiz Macedo

Pesquisa Ibope em São Paulo mostra Alckmin com 47% e Skaff com 23%

2 de setembro de 2014 por annaruth

Divulgada hoje mais uma pesquisa Ibope sobre o pleito de São Paulo. Veja os números:

Geraldo Alckmin (PSDB) – 47% das intenções de voto

Paulo Skaf (PMDB) – 23%

Alexandre Padilha (PT) – 7%

Gilberto Natalini (PV) – 1%

Laércio Benko (PHS) – 1%

Walter Ciglioni (PRTB) – 1%

Raimundo Sena (PCO) – 0%

Wagner Farias (PCB) – 0%

Gilberto Maringoni (PSOL) – 0%

Brancos e nulos: 8%

Não sabe: 11%

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o número SP-00021/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-

00492/2014.

Rosalba declara apoio a Betinho e mantém “segredo” sobre Governo

2 de setembro de 2014 por annaruth

A governadora Rosalba Ciarlini, ao ser questionada pelo PANORAMA POLÍTICO, sobre o apoio ao Governo ela respondeu que “o voto é secreto”.

E declarou apoio apenas ao candidato a deputado federal Betinho Rosado Segundo. Há cerca de um mês, Rosalba Ciarlini havia declarado que participaria ativamente do pleito eleitoral. Mas pelas declarações parece ter desistido da primeira intenção.

PM que adquiriu transtorno afetivo bipolar será indenizado pelo Estado

2 de setembro de 2014 por annaruth

A juíza Francimar Dias Araújo da Silva, condenou o Estado do Rio Grande do Norte a pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 15 mil, mais juros e correção monetária, a um Policial Militar em razão deste ter adquirido transtorno afetivo bipolar em razão do exercício da função que exercia, tornando-o incapaz definitivamente para o serviço ativo, conforme fartamente constatado pela própria Administração.

Na ação, o autor informou que é servidor público estadual vinculado aos quadros da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, na qualidade de soldado desde o ano de 2004. Alegou que há mais de seis anos vem se submetendo a intensos tratamentos psiquiátricos que, inicialmente, emanaram da síndrome do pânico, mas que no decorrer do tempo constatou-se a presença de várias outras mazelas do gênero, as quais se desencadearam durante o serviço ativo militar e pela maciça utilização de remédios e afins.

Argumentou que desde então encontra-se em efetivo tratamento da enfermidade psíquica, que se manifesta como depressão e ansiedade exacerbada, conforme laudo médico expedido pela Junta Policial Militar de Saúde, de 06 de junho de 2011, que atesta que seu estado clínico compatível com o CID – F31 (transtorno afetivo bipolar).

Decisão judicial torna o estádio Juvenal Lamartine “patrimônio cultural e histórico”

2 de setembro de 2014 por annaruth

Em julgamento realizado pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o Estádio Juvenal Lamartine foi reconhecido como patrimônio histórico, cultural, esportivo e arquitetônico da cidade de Natal. Com isso, segundo determinação deste órgão do Judiciário potiguar está proibido ao Estado do Rio Grande do Norte realizar qualquer tipo de modificação arquitetônica, de acesso ou de destinação. Também não é permitida a alienação do imóvel, de modo a impedir a sua modificação ou destruição. A relatoria do processo foi do desembargador Claudio Santos.

A decisão do órgão do TJRN determina, ainda, que se proceda à preservação e conservação dos edifícios e afins, que devem ser objeto permanente de atenções técnicas por parte dos órgãos públicos habilitados. Em seu voto, o desembargador ressalta : “mostra-se fundamental a preservação de um patrimônio conhecido, da memória representativa para a população natalense, com identidade quase secular na consciência coletiva.”.

No entendimento do desembargador Claudio Santos as questões de preservação cultural não podem ser consideradas como algo supérfluo, mas, em contrário, devem ser contempladas como bens públicos inestimáveis. A preservação de bem público condiz com a melhoria da qualidade de vida e resgate de valores, plenitude da cidadania, se afirmando como história em um país sempre voltado para o novo.

Certus registra pesquisa no TRE

2 de setembro de 2014 por annaruth

Mais uma pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral. Certus Pesquisa e Consultoria registrou ontem pesquisa para ser divulgada no próximo sábado.

Até ontem foram entrevistadas 1.470 pessoas. A pesquisa está registrada com o número 21/2014.

O que chama atenção é o fato da solicitação de registro ter sido feita após a conclusão da pesquisa. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Começou o plebiscito popular reforma do sistema político no Brasil

2 de setembro de 2014 por annaruth

Até o dia 7 de setembro, todos os brasileiros com mais de 16 anos poderão dizer se são contra ou a favor a uma reforma do sistema político brasileiro, por meio da convocação de uma Assembleia Constituinte Exclusiva e Soberana.

Cerca de 400 entidades estão montando pontos de votação em igrejas, locais de trabalho por todo o País, que funcionarão a partir da manhã desta segunda-feira até o feriado de domingo. Haverá também uma votação online em uma urna virtual disponível no site oficial da campanha [http://plebiscitoconstituinte.org.br/ ], onde é possível encontrar também a lista dos locais onde o cidadão pode votar de forma presencial.

Prazo para apresentar 2ª parcial de prestação de contas de campanha termina hoje

2 de setembro de 2014 por annaruth

Termina nesta terça-feira (2) o prazo para que os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros entreguem à Justiça Eleitoral a segunda parcial de prestação de contas de campanha das Eleições 2014. O prazo de envio da segunda parcial teve início no dia 28 de agosto. A divulgação dos dados dessa parcial será no dia 6 de setembro. Além de serem obrigatórias pela legislação eleitoral, as entregas das prestações de contas parciais de campanha atendem aos princípios da transparência e da publicidade perante a população.

As prestações de contas parciais de campanha devem conter a discriminação dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizaram, detalhando doadores e fornecedores. Nos casos em que os candidatos, partidos e comitês financeiros não encaminharem as prestações de contas parciais, a Justiça Eleitoral divulgará os saldos financeiros, a débito e a crédito, dos extratos bancários enviados pelas instituições financeiras.

As prestações de contas finais de todos os candidatos deverão ser enviadas até 30 dias depois da realização das eleições. A publicidade destas informações se dará à medida que as prestações de contas forem sendo recepcionadas pela Justiça Eleitoral. No caso da não prestação de contas nos prazos fixados, a Justiça Eleitoral notificará os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros, no prazo de cinco dias, para prestá-las em até 72 horas, sob pena de tê-las julgadas como não prestadas. Situações de ausência de movimentação de recursos de campanha, financeiros ou estimáveis em dinheiro não isentam do dever de prestar contas.

Em evento do PROS, Wilma de Faria pede para militantes: “falem quem sou eu”

2 de setembro de 2014 por annaruth

Durante evento promovido pelo PROS, a candidata ao Senado pelo PSB, Wilma de Faria, fez um apelo para a militância divulgar quem ela é.

“Estou muito emocionada. Tem sido difícil minha vida pública, mas todas as nossas vitórias conseguimos com muito trabalho. Enfrentando dificuldades, injustiças, inverdades. Não é fácil ocupar cargos políticos, mas sempre fui avaliada com grande aprovação popular e quero que me ajudem a mostrar quem fui, quem sou”, observa.

Laurita Arruda, esposa de Henrique Alves, disse que acompanha a vida pública de Wilma desde pequena. “É um exemplo de mulher que sempre esteve à frente de sua geração. Não tem eleição ganha, nem perdida. Hoje vai ser um divisor de água. Fiquei arrepiada aqui com essa energia de todos vocês cantando os hinos da guerreira e precisamos colocar essa força diferenciada nas ruas”, complementou.

image (2)

image (5)

Com presença do coordenador nacional, amanhã será lançado primeiro comitê pró-Dilma em Natal

2 de setembro de 2014 por annaruth

O coordenador nacional da campanha de Dilma Rousseff responsável pelo Nordeste, Ricardo Pontes, estará amanhã em Natal para participar do lançamento do primeiro comitê pró-Dilma, em Natal. Antes do evento, marcado para às 18h, na sede do comitê, no rua Olinto Meira, no Barro Vermelho, o coordenador nacional da campanha se reunirá com o comitê local, que tem a frente Geraldo Pinto.

O representante do PC do B na coordenação nacional, Pedro Lopes, também participará do evento amanhã.

Ainda não há definição sobre a data da vinda da presidente Dilma Rousseff ao Estado.

Sintern declara apoio à Fátima Bezerra

2 de setembro de 2014 por annaruth

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Energética e Empresas Prestadoras no Serviço Elétrico do Rio Grande do Norte (Sintern) declararam apoio à candidatura da deputada Fátima Bezerra para o Senado Federal.

“Ela sempre prestou apoio às reivindicações da nossa categoria. Única autoridade no estado que tem prestigiado nossas lutas e tem levado as discussões para o âmbito federal”, ressaltou o vice-presidente do Sintern, Paulo Barateiro, referindo-se às negociações coletivas dos eletricitários, como o fim da terceirização e melhores salários e condições de trabalho.

Sindicato dos Eletricitários (2)

TRT potiguar condena Prefeitura de Mossoró a pagar R$ 23 mil a socorrista do SAMU

2 de setembro de 2014 por annaruth

O ente público que contrata empresa para fornecer mão de obra tem a obrigação de fiscalizar o cumprimento do contrato administrativo, exigindo da contratada comprovação do cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

Baseado neste entendimento, o município de Mossoró foi condenado pela 2ª Vara do Trabalho a responder, subsidiariamente, pelo descumprimento das obrigações trabalhistas por parte da Brisa Serviços Empresariais Ltda. para com um motorista socorrista do SAMU.

O trabalhador fora contratado pela Brisa para prestar serviços junto à Secretaria Municipal de Saúde e, ao ser demitido, entrou com uma ação na Justiça do Trabalho contra a empresa e contra o município de Mossoró, na condição de litisconsorte.

No pedido, o empregado requereu o pagamento de salários retidos, FGTS + 40%, diferença salarial, aviso prévio, férias integrais e proporcionais, 13º salário proporcional, multas dos arts. 467 e 477 da CLT, baixa da CTPS, honorários advocatícios sindicais e indenização por danos morais. Nem a empresa, nem a prefeitura de Mossoró compareceram às audiências ou apresentaram defesa.

Após decretar a revelia e a confissão das reclamadas, o juiz José Dario de Aguiar Filho condenou parcialmente a empresa e, solidariamente, o município, a pagarem R$ 23 mil ao trabalhador.

Movimentação dos candidatos

2 de setembro de 2014 por annaruth

Reunião de Ricardo e Rafael Motta

O vereador candidato a deputado federal, Rafael Motta, e o deputado estadual que busca a reeleição, Ricardo Motta, ambos do PROS, promoveram um encontro, ontem a noite, com jovens na capital potiguar. “São seis mandatos na Assembleia, com votações expressivas, resultado do trabalho e dedicação ao Rio Grande do Norte. Estou sempre na estrada, o que me rendeu o título de estradeiro, porque eu faço o que eu gosto, estar perto do povo. E através das minhas viagens que eu levo a ansiedade e as necessidades do povo mais humilde para o plenário da Assembleia”, contou Ricardo Motta.

redimensionada

Rogério Marinho em Dix Sept Rosado

o candidato a deputado federal Rogério Marinho (PSDB) voltou a cumprir agenda em Natal, caminhando pelas ruas do bairro Dix-Sept Rosado, na zona Oeste da capital potiguar. Ao lado do deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) e dos vereadores Aroldo Alves e Clécio Júnior (Ceará-Mirim), Rogério falou da carência da população quanto à necessidade de direitos básicos, como a saúde e a segurança pública. “O povo quer apenas cidadania. As pessoas querem ver os postos de saúde funcionando dignamente e poder sair nas ruas sem o medo que lhes assombra, e os jovens querem apenas uma oportunidade, um emprego, para não correrem o risco de serem pegos pela marginalidade”, disse Rogério Marinho.SONY DSC

 

Sindicato dos Alternativos confirma que fará manifestação caso prefeito Carlos Eduardo “terceirize alternativo para o Seturn”

2 de setembro de 2014 por annaruth

O Sindicato dos Transportes Opcionais do Rio Grande do Norte (Sitoparn) já confirmou que fará manifestação caso o prefeito Carlos Eduardo, no processo da bilhetagem eletrônica, terceirize as atividades do ticket do alternativo para o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos.

“Mesmo assim o SITOPARN não descarta possibilidade de fazer manifestação, tudo isso dependendo do prefeito, que caso autorize a terceirização dos alternativos para o SETURN, estará rasgando as leis e os decretos que o mesmo publicou, prejudicando assim o sistema”, diz um dos trechos da nota.

Hoje pela manhã acontecerá uma reunião da comissão paritária formada pela: SEMOB, SETURN, SITOPARN, Conselho de Transporte e Câmara Municipal.A pauta do grupo é discutir o contrato com as regras de negócio da bilhetagem eletrônica unificada entre SITOPARN e SETURN.

Silveira Júnior promove mobilização em Mossoró

2 de setembro de 2014 por annaruth

Prefeito de Mossoró, Silveira Júnior está buscando imprimir um ritmo mais intenso na campanha eleitoral. Ele promoveu um comício na cidade, ao lado do candidato a deputado federal Betinho Rosado Segundo.

“A nossa campanha cresce em ritmo acelerado e é por isso que precisamos trabalhar mais; que vamos para a rua ocupar os cinco cantos de Mossoró, porque nós vamos mudar o rumo dessa campanha e escrever uma nova história no Rio Grande do Norte”, destacou o prefeito.

DSC_0112

Questionada sobre pesquisa Ibope, onde 55% das pessoas apontam como péssimo o Governo, Rosalba diz que é “momento”

2 de setembro de 2014 por annaruth

Questionada sobre o resultado da pesquisa Ibope, onde 55% das pessoas entrevistas consideraram o Governo do Estado “péssimo”, a governadora Rosalba Ciarlini afirmou que “é um momento”. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 016/2014.

“Pesquisa é momento, e estamos em um momento”, respondeu, em entrevista ao PANORAMA POLÍTICO.

Agenda do candidato Henrique Alves para hoje

2 de setembro de 2014 por annaruth

Cumpre agenda institucional como presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília

Agenda do candidato Robério Paulino para hoje

2 de setembro de 2014 por annaruth

9h – Panfletagem e caminhada no bairro Alecrim em Natal.