18 de abril de 2024
AviaçãoNacional

Associação Voar dá início à formação da sua primeira turma de bolsistas na área de aviação comercial

plane-50893_1280

A primeira turma da Associação Voar, instituição sem fins lucrativos que dá bolsas de estudo para formações na área da aviação comercial, começa este mês a dar asas aos sonhos da sua primeira turma de bolsistas. Neste primeiro ano, foram selecionadas 17 pessoas que vão realizar o sonho de se especializarem nas carreiras de piloto, comissário de voo e mecânico de aeronave.

Foram mais de 1.100 inscritos e cerca de 700 candidatos atenderam aos requisitos da seleção e passaram pelo amplo processo de seleção, que foi iniciado em 2019. Dos 17 selecionados, seis se formarão pilotos, seis serão comissários de voo e outros cinco se formarão mecânicos de aeronave. O tempo de formação varia entre 4 meses e 3 anos e meio, a depender da profissão escolhida pelo candidato. Ao fim do curso, os formados pela Associação Voar estarão prontos para o mercado de trabalho.

A Associação Voar foi criada em 2019 pelos executivos da Azul com o propósito de dar asas aos sonhos daqueles que querem e têm potencial para se tornarem pilotos, comissários de voo ou mecânicos de aeronaves, mas que não têm condições socioeconômicas para investir na formação. Através de uma combinação entre investimento privado e parceria com as melhores escolas de aviação no Brasil, esses líderes da Azul dão o pontapé inicial a essa iniciativa inédita no setor como uma nova forma de dar mais oportunidade às pessoas, fomentar a aviação comercial e a melhorar a qualificação profissional no Brasil. A instituição ainda é administrada por Tripulantes da companhia aérea, que de maneira voluntária, ajudam a Associação, que tem atuação totalmente independente da estrutura da empresa.

“Eu idealizei a Associação Voar com o anseio de ajudar e dar oportunidades para qualquer pessoa crescer na carreira de aviação. Muita gente nasce em famílias humildes e não tem a mesma oportunidade que outras pessoas para investirem em seus sonhos, pois o valor das formações pode chegar a R$ 150 mil. Nosso desejo é que o projeto alcance bons resultados, que os Tripulantes selecionados concluam suas qualificações e que tenhamos a cada edição lindas histórias para contar, apoiar e transformar vidas.”, comenta John Rodgerson, presidente da Azul e mantenedor da Associação Voar.

Para Camila Almeida, diretora de Pessoas da Azul, a Associação é um importante agente de transformação social, impulsionando a educação e empoderando as pessoas para conquistarem sucesso e progresso em suas carreiras. “Estamos felizes em iniciar um projeto que foi idealizado com tanto carinho e dedicação. Queremos transformar histórias, contribuir com a sociedade e fortalecer o mercado da aviação com profissionais qualificados que estudarão nas melhores escolas do país. Criar oportunidades investindo na formação de pessoas é o que move a Associação Voar. Queremos que todos decolem na carreira dos sonhos e que cada vez mais pessoas sejam favorecidas pela iniciativa”, finaliza a executiva.

A comissária de voo Bianca Castro, de Campinas, é uma das selecionadas e vai realizar a formação para piloto. “Eu entrei na aviação em 2013, trabalhando no balcão de informações de Viracopos. Já tinha o curso de comissária, mas a oportunidade só apareceu em 2017 na Azul, quatro anos depois. Lembro que eu ia toda a semana levar o meu currículo e entregava no balcão do check out para a moça que ficava lá”, relembra. Para ela, a paixão pela aviação foi surgindo conforme ela conhecia cada vez mais este universo. “Eu fui reconhecendo essa paixão ao longo do período em que eu fui trabalhando. É um dinamismo muito grande na aviação. Cada voo é diferente, cada dia é diferente”, completa. Agora, Bianca, de 32 anos, quer dar um passo além. “E no meio disso, surgiu o interesse em me tornar piloto. Na hora do pouso e da decolagem, eu comecei a sentir uma inspiração, pensava ‘nossa, eu poderia estar lá na frente’. Então, comecei a me fascinar com a possibilidade de me tornar piloto e fui atrás para ver o que isso exigia de mim. Foi aí que surgiu a Associação Voar na minha vida”.

Atualmente, além dos executivos da Azul, também são apoiadores outros executivos do ramo da aviação, empresas que fazem esse mercado funcionar e qualquer pessoa ou empresa que queira incentivar a qualificação profissional para o setor. Para as próximas turmas, a proposta é ampliar ainda mais os incentivos, já que qualquer pessoa pode contribuir para manter a instituição e expandir as oportunidades de bolsas de estudo, com doações de diversos valores, ajudando o desenvolvimento do país por meio da educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *