19 de abril de 2024
Rio Grande do Norte

Capacitações oferecidas pela Secretaria de Turismo formam 332 alunos em 24 cidades potiguares

setur

A Secretaria de Estado do Turismo, realizou na manhã desta segunda-feira (24), no Centro de Convenções de Natal, a solenidade de encerramento dos cursos de capacitação ofertados pelo órgão. Com o investimento de R$ 148 mil, a ação beneficiou 24 municípios potiguares, capacitando 332 pessoas entre gestores municipais de turismo, empreendedores e/ou prestadores de serviços turísticos.

A solenidade contou com a presença dos gestores e alunos, que receberam os certificados de conclusão dos cursos ofertados. Devido a pandemia, e respeitando o novo decreto do Governo do Estado, a entrega ocorreu de maneira simbólica apenas para alguns alunos de cada cidade contemplada.

“Nossa intenção é que essas capacitações fomentem uma gestão integrada do turismo entre a comunidade, o trade e os gestores públicos. Fortalecendo uma perspectiva fundamental para o desenvolvimento econômico: a regionalização do turismo. Algo que é prioridade no governo da professora Fátima Bezerra e da nossa gestão”, destaca Aninha Costa, secretária de Estado do Turismo do RN.

Através de um contrato firmado com o Senac, foram ofertados cursos de Turismo de Base Comunitária, Gestão de Pequenos Negócios em Comércio e Serviços, Turismo Sustentável e o curso de Instância de Governança Municipal, todos  ministrados na modalidade presencial, com carga horária entre 16h e 80h. “O Senac/RN vem atuando de mãos dadas com a secretaria de Turismo do Estado na profissionalização da atividade turística levando aos municípios conhecimento acerca de boas práticas de gestão, turismo de base comunitária e assim propiciar a oferta de um serviço melhor ao turista que nos visita”, explicou Gedson Bezerra, diretor de educação do Senac/RN.

Para efetivação da ação, a SETUR/RN contou com o apoio das prefeituras na disponibilização de espaço físico para realização das aulas e mobilização para as inscrições dos participantes, conforme o perfil necessário à capacitação a ser desenvolvida na cidade. Um dos municípios contemplados foi São Miguel do Gostoso, e o prefeito da cidade, Renato de Doquinha, destacou a importância da capacitação para ampliar a profissionalização do turismo. “A capacitação em Gestão de Pequenos Negócios em Comércio e Serviços foi muito importante para o município de São Miguel do Gostoso, pois é característica do nosso município ter os pequenos empreendedores, e ajudar esta parcela significativa da nossa comunidade simboliza fortalecer a economia e gerar mais renda para o nosso povo”.

Para o aluno do curso de Turismo de Base Comunitária, do município de Parnamirim,  Mateus Augusto, a capacitação é uma grande oportunidade para todos que fazem turismo no estado. “Essa iniciativa alavanca ainda mais o turismo local, é também uma grande oportunidade para aqueles que amam sua cidade, possam trabalhar com turismo de base comunitária, mostrando nossas potencialidades e nossa história para os turistas que nos visitam”, disse.

Cidades contempladas com os cursos oferecidos pela Setur/RN

Ceará-Mirim, Extremoz, Nísia Floresta, Porto do Mangue, Baraúna, Mossoró, Grossos , Touros, Pedra Grande, Currais Novos, Acari, Cerro Corá, Lagoa Nova, Carnaúba dos Dantas, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Martins, Portalegre, Passa e Fica, Baía Formosa, Parnamirim (Pium), Galinhos, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *