19 de abril de 2024
DicasNacional

Circuito das Águas Paulista, rota mais diversificada do estado

Jaguariuna

A apenas 130 Km da capital paulista, a chamada rota turística do Circuito das Águas (CICAP) oferece aos visitantes atividades de ecoturismo, gastronomia com referências de diversos países, conhecimento sobre arquitetura e história do Brasil, tratamentos de saúde, vivência sobre culturas diversas, turismo rural, compras e lazer.

Localizada na Serra da Mantiqueira Paulista, uma cadeia de montanhas de rara beleza, garantindo um clima ameno e paisagens que tranquilizam a alma e que propiciam aos visitantes cenários únicos dignos das mais belas fotos.

Circuito das Águas, composto por nove municípios, tem no total 1.630 Km² cercados pelas montanhas, com referência de excelência em seu parque hoteleiro, onde cada cidades traz características específicas, com a oferta de experiências únicas, atendendo expectativas diversas do turista que opta por conhecê-las.

Em Águas de Lindóia, denominada a capital termal do Brasil, com suas águas curativas, é destino desde o início do século passado para tratamentos de saúde em seu balneário, e teve no Hotel Glória, conservado e ainda em funcionamento, palco de grandes festas e local obrigatório de férias e fins de semana da alta sociedade paulista nas décadas de 30 a 50; oferta grande de parque hoteleiro de alta qualidade, a tranquilidade típica do interior, e gastronomia com influência mineira.

As cidades de Amparo e Jaquariúna são berços da história do Brasil, tendo a primeira destaque por ter sido a maior produtora de café do Brasil no período Imperial, sendo um museu arquitetônico a céu aberto, com imóveis em estilos neoclássico, gótico e art nouveau, além de casarões, igrejas e fazendas de café tombados pelo CODEPHAT.

Jaguariúna se destaca pela importância na rota ferroviária da Companhia Mogyana, tendo sua estação sido inaugurada em 1875 por D. Pedro II, e oferece aos turistas a possibilidade de reviver um passeio em Maria Fumaça aos finais de semana e feriados e é sede de um dos mais importantes rodeios do país.

Visitar Holambra, fundada por imigrantes neerlandeses, destaque nacional na produção de flores e plantas ornamentais, palco da maior exposição de flores da América Latina, a Expoflora, é poder conhecer a cultura holandesa, através das construções locais, gastronomia e um moinho holandês, reprodução fidedigna dos utilizados nos campos do país.

Lindóia, considerada a “Capital Nacional da Água Mineral”, responsável por 40% da produção nacional de água mineral e Monte Alegre do Sul, guarda em suas áreas rurais alambiques artesanais e pequenos produtores.

Quem busca aventura tem na cidade de Socorro destino certo, com opções de passeios de jeep, rafting, tendo ainda uma tirolesa com 1 Km. Destaque como cidade acessível, a cidade tem grande oferta hoteleira, gastronomia com forte influência italiana e montanhas que presenteiam os viajantes que buscam seus cumes, com cenas de pores do sol inesquecíveis.

Serra Negra, encravada em meio a Serra da Mantiqueira, conhecida pela tranquilidade e produção de malhas e produtos em couro, acolhe em seus hotéis de categoria ímpar as famílias que encontram na cidade diversas opções de lazer para todas as idades.

Circuito das Águas Paulista (CICAP) tem ainda para os que o visitam a cidade de Pedreira, a “Cidade das Porcelanas”, e uma das principais distribuidoras de peças em MDF. É um verdadeiro paraíso para compras.

A diversidade das ofertas dos roteiros oferecidos pelo Circuito das Águas Paulista (CICAP), a proximidade da capital, a excelência do parque hoteleiro, as múltiplas opções gastronômicas e, sobretudo, sua localização em meio a uma das mais bonitas serras brasileiras, a Serra da Mantiqueira Paulista faz desse circuito um dos mais completos do Estado de São Paulo.

Para saber mais sobre o Circuito das Águas Paulista (CICAP), acesse: www.circuitodasaguaspauista.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *