29 de março de 2024
Dicas

Confira as 6 dicas da Paytour para criar um plano de negócios para o turismo receptivo

Um bom plano de negócio para o turismo receptivo é, geralmente, a porta de entrada para um universo de acertos neste segmento. Com um projeto estruturado, você tem como saber por onde começar e qual caminho percorrer com o seu empreendimento.

E quando se fala em turismo receptivo, é necessário pensar em pilares estratégicos antes de começar a desenhar o plano. É o que diz Marcus Borges, CEO do Paytour, que nos enviou seis dicas essenciais sobre o assunto. Confira!

1) Estudo do setor

Esse é o primeiro passo na hora de montar um plano de negócios: saber onde se está pisando. Estude o setor por inteiro, como está o mercado atualmente, que nichos estão em crescimento e em decadência, se o cenário é favorável e as perspectivas dos especialistas. Segundo muitas entidades do turismo, o segmento tem tudo para decolar no pós-pandemia.

2) Nicho vislumbrado

Dentro do mercado do turismo receptivo, enxergue o nicho que mais se adequa ao seu perfil empreendedor, aliando claro às possibilidades oferecidas pela localização de atuação, uma vez que esse tipo de negócio depende muito da questão geográfica. 

3) Análise da concorrência

Junto à escolha do nicho, procure analisar também quais são as empresas concorrentes que já tem certa relevância em sua região. Observe os produtos e serviços oferecidos, a forma de atuação, o que eles não fazem (ainda), as possíveis falhas e os acertos, o feedback dos clientes e a autoridade da marca frente ao mercado.

4) Produtos e serviços oferecidos

Decidiu qual será a área de atuação de sua empresa de turismo receptivo?Então é hora de determinar quais serão os produtos e serviços oferecidos. Leve em conta os concorrentes analisados para definir uma cartela diferenciada e seja contido, não dê um passo maior que a perna incluindo serviços demais.

5) Público-alvo e persona

Seu negócio visa atender quem? Turistas de negócios? Famílias? Aventureiros? Idosos? Tenha em mente quem é o público que geralmente procura o seu serviço de turismo receptivo. Depois, mapeie a persona de sua empresa, que nada mais é do que um perfil específico do cliente que vai procurar sua empresa e finalizar a compra.

6) Sistema de gestão

Algo que o Paytour entende bem: gestão operacional e financeira eficiente e que permite vender mais. Em seu plano de negócios, não deixe de incluir qual será o sistema usado para gerenciar as suas vendas, as disponibilidades e reservas, o envio de vouchers, cálculo de lucro, recebimento de pagamentos, entre outros processos. Um ambiente online para fazer tudo isso é muito importante para negócios modernos e que desejam crescer de forma organizada.

Sobre o Paytour

Paytour é um sistema de reservas online para receptivos, passeios e atividades turísticas. Proporcionamos à pequenas e médias empresas ampliar canais de venda online, aumentar sua rede de parceiros e as vendas. A solução oferece praticidade, segurança e melhor controle nas operações de vendas aos pequenos empreendimentos no turismo receptivo. Além de fortalecer a rede de parceiros que também ganham mais uma opção de vendas para seus clientes. Todo o controle de vendas é feito na plataforma com relatórios e gráficos simples de serem gerados e analisados.

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