20 de abril de 2024
Rio Grande do Norte

Experiências de turismo sustentável em três destinos potiguares são discutidas em seminário

Foi para um auditório lotado que os representantes da Consultoria Turismo 360 apresentaram o “Seminário de Turismo Sustentável” na manhã desta terça, 24, em São Miguel do Gostoso. Essa é a primeira formação coletiva do projeto que, irá realizar o diagnóstico das atividades turísticas e potencialidades de São Miguel do Gostoso, Touros e Pedra Grande, ajudando a desenvolver novas experiências turísticas nestes destinos.

O seminário desta terça contou com a presença da subsecretária de Política e Gestão Turística, Solange Portela, da subcoordenadora de Qualificação da Setur, Kaline Mendonça, da secretária de Turismo de São Miguel do Gostoso, Janielle Linhares, da secretária de Turismo de Touros, Ana Matilde Santos, e do secretário de Turismo de Pedra Grande, Edinaldo de Araújo Pereira.

Da plateia, cerca de 100 pessoas assistiram a formação. Em sua maioria, empresários dos ramos de hospedagem, alimentos e bebidas, passeios e artesanato das três cidades. A conclusão dos trabalhos está prevista para dezembro/2022. Ao longo deste período a consultoria também realizará ações nas escolas com o intuito de envolver os jovens em temáticas ligadas ao turismo sustentável. 

“Nossa expectativa é que essa consultoria abra caminho para novas experiências sustentáveis, ampliando as possibilidades para os turistas que visitam essas cidades. Entendemos que precisamos agregar valor aos elementos naturais que temos em abundância em nosso estado, sempre fugindo de um modelo exploratório de turismo. Essa consultoria vai ajudar a destravar esse potencial nas três cidades contempladas”, comenta Solange Portela.

Durante o seminário os representantes da consultoria apresentaram todo o projeto para a comunidade, explicaram conceitos sobre turismo sustentável e sobre como se constrói uma experiência turística. O cronograma detalhado para realização do trabalho também foi discutido. Marcela Pimenta, Líder de Estratégia da Turismo 360, convidou os empreendedores locais a realizar uma inscrição para, assim, auxiliar a consultoria na etapa de seleção de experiências sustentáveis que serão desenvolvidas . Os interessados dos municípios de Touros, Pedra Grande e São Miguel do Gostoso podem realizar a inscrição através do link https://bit.ly/turismosustentavelrn 

“Hoje foi um grande momento para os três destinos. O seminário foi um grande norteador para que nossos destinos possam estar preparados para trabalhar a sustentabilidade, o que irá acontecer com ainda mais força ao final desta consultoria”, afirmou Janielle Linhares, secretária municipal de Turismo de São Miguel do Gostoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *