19 de abril de 2024
Rio Grande do NorteTurismo Cultural

Hotel em Sibaúma realiza exposição para enaltecer cultura e artistas da região da Praia da Pipa

Hotel em Sibaúma realiza exposição: Em um cenário paradisíaco com a imensidão do mar de Sibaúma como testemunha, o Kilombo Villas inaugura, a partir do dia 01 de julho, uma exposição de artistas da comunidade local, ressaltando a importância da cultura da região. Para o hotel, que tem o conceito de eco Slow Paradise, o parar é necessário para apreciar a vista, desconectar, relaxar e, também, respirar arte. 

“O Kilombo reuniu artistas e artesãos para expor seus trabalhos pelo hotel com o objetivo de apoiar cada vez mais a rica cultura local. É muito mais que apenas uma exposição, é um resgate à memória e à cultura local, tão importante e que precisa ser valorizada. Por aqui, o meio ambiente e a história do povo são fundamentais para a experiência completa no Kilombo”, conta Eduardo Gilles, sócio-proprietário do Kilombo Villas.

Pelo hotel, será possível conhecer o trabalho de artistas como Marcos Batista de Araújo, que trabalha com coco; Severino Costa Xavier Júnior, que usa materiais que exaltam a cultura local, como cabaça, coita e madeira rústica; Lindemberg Crisóstomo, puro talento quando o assunto é macramê; e Janaína Honora, que reutiliza resíduos de conchas.

Confira detalhadamente sobre cada artista e suas obras:

1. Marcos Batista de Araújo

Natural de Sibaúma, Marcos Batista de Araújo faz parte da cultura local. Artesão com sensibilidade única e olhar irretocável, trabalha com coco e com cipó, uma raiz clássica da mata, e seu trabalho pode ser apreciado por vários cantos do hotel. Conosco, Marcos está há 12 anos construindo uma história única com seu artesanato.

2. Severino Costa Xavier Júnior

O nome traz a força que seu trabalho tem: Severino Pernambucano é um dos artesãos que expõe seu trabalho no Kilombo Villas. Na verdade, seu nome completo é Severino Costa Xavier Júnior, mas é como Severino Pernambucano que você vai reconhecê-lo na região. No artesanato, seu trabalho é feito com cabaça, coite, catemba de coco, madeira rústica, pó de serra e outros materiais que exaltam a cultura local.

3. Lindemberg Crisóstomo Carlos 

Histórias profundas conectam. Lindemberg Crisóstomo Carlos é um ativista cultural que trocou o universo da CLT para dedicar-se ao artesanato. No macramê encontrou seu propósito: além de participar de dezenas de feiras, o artesão é decorador do Kilombo Villas, onde traz um olhar atento e apurado com suas peças. 

4. Janaína Honoria Ferreira

Heroína não apenas combina com seu nome, mas com a sua missão. Janaína Honoria Ferreira é indispensável no dia a dia do Kilombo Villas: ela é a responsável pela reutilização do resíduo de conchas da atividade de mariscagem em seus artefatos artesanais. Gestora ambiental e engenheira de pesca, Janaína dá vida ao que a olhos crus pouco se percebe: com os resíduos oriundos da mariscagem produz artesanalmente uma série de produtos que, hoje, ajudam diversas famílias pela região. 

5. José Carlos Dionísio

Aos 40 anos e filhos de artesãos, José Carlos Dionísio nasceu em Ares, mas foi em Goianinha que viveu por toda a sua vida. Na sua trajetória, a arte sempre fez parte de seu dia a dia. Apesar de trabalhar por anos em hotelaria na região de Pipa, nunca deixou seu talento de lado. Optou por colocar a arte em prática na sua vida com a pintura. Para ele, um dos passos mais importantes que poderia ter dado! Acordar todos os dias para realizar aquilo que ama foi uma grande conquista para o artista, que a cada dia que passa, conquista mais clientes com a sua arte. Usando suas palavras, a “pintura trouxe equilíbrio e é um combustível para a alma”.

Serviço:

Serviço – Kilombo Villas  

Endereço: R. das Tartarugas, s/n, Sibaúma, RN  

Telefone: +55 (84) 3246-5534 | +55 (84) 98177-6910  

Site: https://kilombovillas.com/   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *