As vibrações de uma música na mediação

Na semana em que completa cinco meses de fechamento à visitação em virtude da pandemia mundial de Covid-19, o Inhotim anuncia a implantação de seu protocolo de reabertura. Mesmo ainda sem data definida para a volta do público, já que está aguardando as definições das autoridades mundiais de saúde, o Instituto se adiantou e contratou uma das mais renomadas consultorias em infectologia do país para auxílio na definição das estratégias de prevenção e controle do novo coronavírus. O objetivo é atuar de maneira forte e responsável para garantir um retorno seguro às atividades para todos os envolvidos – visitantes, funcionários e moradores de Brumadinho.

Durante todo o período de fechamento (que teve início em 18 de março), as áreas de manutenção de galerias, obras e jardins se revezam para manter as instalações impecáveis e aproveitam a ausência de visitantes para realizar reparações técnicas e de conservação. Já as equipes dos setores administrativos trabalham em casa, garantindo a continuidade de projetos socioeducativos, de captação de recursos, comunicação com o público, entre outros.

Quando houver consenso entre as autoridades, especialmente os órgãos oficiais de saúde, o Inhotim reabrirá com uma dinâmica de funcionamento diferente. Inicialmente, abrirá sextas-feiras, sábados, domingos e feriados. Sexta-feira das 9h30 às 16h30, e até 17h30 nos outros dias. Antes da pandemia, o funcionamento era de terça a domingo, nos mesmos horários.

O limite de público passa de 5 mil pessoas diárias para 500, com ingressos retirados antecipadamente on-line. Até que a situação estabeleça patamares mais seguros, não serão permitidas visitas em grupos (no formato de excursões). As visitas educativas serão feitas seguindo todas as medidas segurança, como redução do número de participantes (de 20 para 5), uso de máscara, priorização de espaços abertos e troca de uniforme dos mediadores após o atendimento.

A circulação, que é divida por eixos para organizar os roteiros de visitação ao parque (laranja, rosa, amarelo), será alternada em turnos (manhã e tarde).

Deixe um comentário