218913197

As cabanas são desmontáveis e foi utilizado apenas 3% de cimento e tijolos em sua construção.

Pense em uma pousada única, ecológica e com design surpreendente. Agora, pegue essa ideia e insira na Praça Principal de um dos maiores destinos turísticos do mundo: o Parque Nacional de Jericoacoara, há 5 horas de carro de Fortaleza – CE. Essa é a Pousada Ecológica Raiz Kite Cabana, que foi inaugurada este mês em Jeri.

Quem passa pela praça de Jeri, área central e mais popular da vila, não pode deixar de notar a eco construção, com domos geodésicos de palha e outros 4 tipo de cabanas com formatos diferenciados. Ao chegar no local, você já se depara com uma Kombi Bar “mil novecentos e borrachinha”, reformada pelos proprietários, o casal do Brasil e Suíça, Letícia Alves e Valérian Escher.

228921001

“Construímos em 3 meses a pousada. Ela é completamente desmontável, pois trata-se de uma área alugada. O local estava sujo e não trazia uma boa imagem para a vila. Nesse tempo, transformamos um terreno vazio na praça em uma eco pousada inovadora”, contou Letícia.

A pousada possui apenas 3% de cimento e tijolos na construção das cabanas. Entre os materiais utilizados, quase 80% é o pinus, madeira de reflorestamento utilizada na construção civil para a montagem de andaimes e para fazer moldes para vigas. Também foi utilizada palha de carnaúba e outros materiais recicláveis.

“Quando a pessoa chega aqui, se surpreende desde a entrada. As mesas do café por exemplo foram feitas com janelas usadas. Canos que restaram da obra transformaram-se em luminárias. As camas são feitas, sabe de que? Forras de porta! Até na placa utilizamos o que restou da obra”, explica Valérian.

Domo com cajueiro

228920992

Uma das cabanas mais interessantes é o Domo Geodésico com um cajueiro dentro. Os fundadores do Raiz mantiveram a árvore dentro da cabana, dando um charme todo especial ao ambiente.

O formato da cabana também é um dos mais espetaculares. São triângulos que juntos compõem uma grande área circular completamente cobertas por palha de carnaúba.

Origem

A ideia do Raiz parte do princípio do próprio nome, ou seja, aquilo que vem do ínicio, o fundamento, a base. “É o nosso retorno às nossas raízes. Ao tempo que tínhamos pouco e que isso era suficiente para sermos felizes”, conta Letícia.

Com base nessa ideia, o Raiz propõe uma experimentação para seus hóspedes. A ideia é de que os hóspedes saiam do conforto de suas casas ou apartamentos e fiquem em uma habitação típica e rústica, mas, sem, com isso perder o conforto.

“Você pode ter pouco, estar em uma cabaninha de madeira e ficar bem, confortável e com tudo que precisa para ter uma estadia única e inesquecível”, diz Valérian.

Deixe um comentário