Foto: Cacio Murilo.

Foto: Cacio Murilo.

A elaboração do roteiro turístico integrado entre municípios do Compartimento da Borborema foi o tema de um encontro realizado na tarde desta quarta-feira (dia 17), no SEBRAE de Campina Grande, com a participação de prefeitos e de secretários de turismo da região. A iniciativa partiu da Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), e tem colocado em prática um dos objetivos da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, que é o fortalecimento e a integração dos municípios circunvizinhos, além da criação de uma agenda de trabalhos conjuntos, com a divulgação dos destinos e fomento ao ecoturismo, explorando as características de cada município inserido no roteiro.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, explicou que a implementação do Roteiro Turístico visa integrar e fomentar o turismo regional, tendo como destino indutor a cidade de Campina Grande, ligando os municípios de Fagundes, Queimadas, Boqueirão, Cabaceiras e Ingá, proporcionando um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável, a valorização da cultura local, o empreendedorismo, a integração e o fortalecimento das MPE’s.

Rosália explica que a proposta deverá criar possibilidades de viagens e eventos durante todo o ano por meio de demandas espontâneas ou planejadas. “A proposta da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima em parceria com o SEBRAE e com outros municípios é de qualificar a oferta e com isso, aumentar a permanência do turista na região. Tudo através do fortalecimento da identidade turística regional e a melhoria da qualidade e da gestão dos serviços turísticos”. Completa a secretária.

Com a exploração turística de forma integrada entre os municípios, o empreendedorismo local será impulsionado para o benefício das regiões e a prosperidade das comunidades através dos micro e pequenos negócios do turismo. Empresários e empreendedores individuais de meios de hospedagem, alimentação fora do lar, agências de receptivo, guias, condutores, grupos culturais (danças populares, artes cênicas, artesãos, músicos) e agronegócios (produção associada ao turismo), localizados em Campina Grande (destino indutor), Agreste (Fagundes e Queimadas) e Cariri Paraibano (Boqueirão e Cabaceiras).

Deixe um comentário