19 de abril de 2024
NordesteRio Grande do Norte

RN é destaque no projeto “Destinos Brasileiros”, apresentado pelo Sesc

Sesc

O Serviço Social do Comércio Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio RN, convida você para conhecer um pouco da cultura, religiosidade, culinária e belezas potiguares, tudo isso sem sair do lugar. Essa é a proposta do projeto nacional Destinos Brasileiros, uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc, que produziu uma série sobre os pontos turísticos do país com acesso público pela internet.

Um pouco do Rio Grande do Norte será mostrado em episódios gravados nas cidades de: Natal, Mossoró, Santa Cruz e Serra de São Bento, tendo a contextualização do guia de turismo nacional, Josailton Fontes.

Nesse passeio virtual, o público irá conhecer um pouco da história da Praia da Redinha e seu famoso prato ginga com tapioca, que desde 2019 é considerado patrimônio imaterial do RN, assim como a religiosidade do povo potiguar e sua relação de fé com a padroeira de Natal, Nossa Senhora do Rosário, encontrada nas margens do Rio Potengi.

No episódio gravado em Santa Cruz, município distante 102km de Natal, o turista visitará a imagem de Santa Rita de Cássia, considerada uma das maiores do mundo com seus 53 metros. Uma das curiosidades do local é um sino posicionado nas costas da construção, que segundo conta a história é uma referência aos sinos que tocaram na cidade italiana de Cássia, no momento do falecimento de Santa Rita, datado em 22 de maio de 1457.

Os aspectos econômicos também figuram na série com histórias sobre a rota comercial realizada pelas ruas do bairro da Ribeira, em Natal, e o comércio de sal em terras mossoroenses. Ainda em Mossoró, cidade distante 281km da capital Natal, o guia relata os grandes feitos históricos ocorridos no município, como a de ter sido a primeira cidade a libertar os escravos no Brasil, sem falar em ser famosa por ter expulsado o bando do cangaceiro Lampião (1927).

Todos os episódios do Rio Grande do Norte podem ser conferidos no Youtube do Sesc RN. Fica o convite para conhecer um pouco das belezas potiguares e a sugestão de visitá-los presencialmente no pós-pandemia.

Confira:

1. Abertura: https://www.youtube.com/watch?v=EATnkmS5vlo 

2. Santa Cruz: https://www.youtube.com/watch?v=JSOVDtEbBvU&t=7s

3. Rio Potengi: https://www.youtube.com/watch?v=z3FKV9GTUOo

4.Baobá do Poeta: https://www.youtube.com/watch?v=peOuZ9C5PUo

5.Serras Potiguares: https://www.youtube.com/watch?v=LmkJeb7NAjA

6. Mossoró: https://www.youtube.com/watch?v=Q-C0TFRZNBw

7. Ginga com Tapioca: https://youtu.be/s0EAPCG1VYo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *