29 de março de 2024
InternacionalRio Grande do Norte

São Miguel do Gostoso, Tibau e Tibau do Sul disputam premiação mundial

Del Turismo

Após o reconhecimento internacional como uns dos 100 destinos turísticos do mundo com as melhores práticas sustentáveis em 2020 e 2021, os municípios potiguares de São Miguel do Gostoso, Tibau, na Costa Branca e Tibau do Sul, onde fica a famosa “Pipa”, foram indicados para o “Green Destinations Stories Awards”, premiação que destaca histórias inspiradoras de turismo sustentável. Atendidos pelo programa DEL Turismo, metodologia executada pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac – os destinos apresentarão cases na ITB de Berlim 2022, evento considerado uma das principais feiras do trade internacional de turismo.

Esse é o segundo ano que municípios do RN são indicados para concorrer na premiação. A votação é popular, através do link https://greendestinations.org/events/2021-green-destinations-awards/green-destinations-story-awards-at-itb-berlin-2022-peoples-choice-award/. Os destinos vencedores serão divulgados na cerimônia on-line da ITB Berlin, que ocorrerá no próximo dia 11 de fevereiro, às 13h (horário de Brasília), no mesmo endereço eletrônico.

Tibau irá apresentar as Lives de São João, iniciativa realizada durante a pandemia como forma de fortalecer a cultura local. Já Tibau do Sul está concorrendo com o case de turismo sustentável na Lagoa de Guaraíras, que oficializou o local como uma Área de Proteção Ambiental (APA). E São Miguel do Gostoso está concorrendo com o case do turista monitorado, que trata das iniciativas que o município adotou para controlar o fluxo de visitantes frente ao contexto da pandemia, como a implantação de barreiras sanitárias, aferição de temperatura e comprovação de realização de teste Covid-19.

Os destinos de Tibau e Tibau do Sul também estão concorrendo, no Júri Técnico, nas categorias Reinicialização e Recuperação do Turismo e Meio Ambiente e Clima, respectivamente.

“Os reconhecimentos que os municípios participantes do DEL vêm recebendo desde a implantação do programa demonstram a eficácia e os resultados dessa metodologia que o Sistema Fecomércio trouxe ao RN. Um trabalho feito de forma colaborativa e que tem consolidado o nosso estado como referência mundial neste tema”, afirma Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN.

Programa desenvolvido no RN pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e do Instituto Educacional da Economia Bávara da Alemanha (BBW), o DEL desenvolve uma metodologia inspirada no modelo alemão para elaboração e implementação uma gestão focada no desenvolvimento sustentável do turismo local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *