19 de abril de 2024
Rio Grande do NorteTurismo gastronômico

Bate-papo com Zeca Camargo marca a abertura oficial da 2ª edição do Sabores da Pipa

A Praça do Pescador, na Praia da Pipa, ficou pequena para a quantidade de visitantes que foram prestigiar a Arena Saberes e Sabores, montada para a abertura oficial da 2ª edição do Sabores da Pipa Festival Gastronômico, junto ao apresentador, jornalista e escritor Zeca Camargo. A presença ilustre foi acompanhada pela gastróloga, mestra e doutoranda em turismo/gastronomia pela Universidade Federal do RN, Karina Maia, pelas organizadoras do evento, Juçara Figueiredo, da Juçara Figueiredo Produções e Adrianne Ciantelli, da produtora de eventos Lá na Casinha. O momento foi de troca com os turistas e participantes, que bateram um papo sobre gastronomia com os especialistas no assunto.

Zeca Camargo, Larissa Cavalcante e Karina Lima em bate-papo no Sabores da Pipa.

E a movimentação não ficou somente na praça, os 39 estabelecimentos participantes do festival receberam grande volume de visitantes, que aproveitaram os pratos assinados pelos Chefs exclusivamente para o evento. No Aventureiro, o prato “Frutos do Mar à portuguesa”, foi sucesso entre os clientes, comentou Pedrita Martins proprietária do restaurante na beira mar da Pipa.

Releitura do clássico “Bacalhau à portuguesa”, remontado com frutos do mar de Tibau do Sul, respeitando o conceito de gastronomia km0 do festival: Dourado, camarão, polvo, sururu, cebola, pimentões coloridos, tomates, azeitona e ovos, regados com muito azeite, acompanhado de batatas ao murro, criado a quatro mãos pelas chefs Fátima Nascimento e Pedrita Martins.

A diversidade de opções, desde salões de requinte às barracas de praia, também agradou. A tradicional Barraca da Neide ficou lotada de visitantes procurando pelo prato do festival, o Encanto do Mar, prato com bolinhos de peixe recheados de queijo coalho, azeitona e tomate, acompanhados de molho de abacaxi levemente picante. “Tem turista que não dispensa a experiência do pé na areia. E nada melhor do que relaxar comendo um prato delicioso, com o gostinho da nossa terra”, disse Orquídea, filha da dona Neide, que comanda a Barraca.

Quem ainda não aproveitou as delícias do Sabores da Pipa, ainda tem chance. O festival segue até o próximo domingo (27). “Ver os restaurantes cheios e as pessoas aprovando a qualidade da nossa gastronomia é gratificante”, pontuou Juçara Figueiredo. “O retorno é maravilhoso e impacta toda a cadeia produtiva local, estamos muito felizes com a resposta do público”, completou Adrianne Ciantelli.

Juçara Figueiredo e Adrianne Ciantelli, organizadoras do Sabores da Pipa.

ARENA SABERES E SABORES

Além das criações nos estabelecimentos participantes, também foi oferecida uma vasta programação de oficinas gratuitas, abertas ao público e aos colaboradores do setor. “Acreditamos e investimos no viés social do Sabores da Pipa e através das oficinas de capacitação, colocamos a gastronomia à serviço da comunidade, como alternativa viável para diminuir diferenças e atender as demandas do destino turístico Pipa/Tibau do Sul”, enfatizou Adrianne.que também é presidente da Abrasel na Pipa, entidade apoiadora do evento.

A anfitriã, aproveitou a oportunidade para contar ao público uma grande novidade. “Logo após o Festival, iniciaremos a construção da Escola de Gastronomia da Pipa, uma iniciativa público-privada, que envolve a toda a cadeia de alimentação fora do lar em parceria com a Prefeitura Municipal de Tibau do Sul, destacando todo o apoio do Prefeito, Valdenício Costa, e de Lavoisyer Macena, nosso secretário municipal de Turismo”, pontuou.

Para mais informações sobre o que ainda vai acontecer no evento até o dia 27 de março, siga o Instagram @saboresdapipaoficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *