Os melhores do Machadão

29/06/2011 às 02:57 por Pedro Neto

A Tribuna do Norte fez uma pesquisa interessante.

O jornal pediu aos torcedores que votassem nos melhores jogadores e técnicos dos seus respectivos clubes que atuaram no estádio Machadão desde a sua inauguração.

Algumas escolhas foram interessantes.

Como por exemplo Ferdinando Teixeira que foi escolhido como o melhor técnico em dois clubes. ABC e Alecrim.

Já o meia Souza foi o único escolhido com 100% de votos pelo torcedor rubro.

Confiram o resultado:

ABC
Goleiro: Hélio Show (73,86%)
Lateral direito: Nêgo (42,48%)
Zagueiro central: Edson (31,35%)
Quarto zagueiro: Ben-Hur (29,09%)
Lateral esquerdo: Nonato (52,55%)
Volante: Dedé de Dora (44,07%)
Meia direita: Alberi (69,10%)
Meia Esquerda: Marinho Apolônio (49,95%)
Ponta direita: Ivan (32,48%)
Ponta Esquerda: Wallyson (67,80%)
Centroavante: Sérgio Alves (87,79%)

Técnico: Ferdinando Teixeira (48,37%)

América
Goleiro: Ubirajara (44,44%)
Lateral direito: Ivan Silva (60,00%)
Zagueiro central: Scala (50,00%)
Quarto zagueiro: Gito (60,00%)
Lateral esquerdo: Olímpio (30,00%)
Volante: Carioca (44,44%)
Meia direita: Moura (50,00%)
Meia esquerda: Souza (100,00%)
Ponta direita: Paulo Isidoro (40,00%)
Ponta esquerda: Severinho (40,00%)
Centroavante: Rogers/Pancinha (30,00%)

Técnico: Adílson Batista (40,00%)

Alecrim

Goleiro: César (33,49%)
Lateral direito: Saraiva (54,93%)
Zagueiro central: Lúcio Sabiá (50,72%)
Quarto zagueiro: De Leon (49,84%)
Lateral esquerdo: Noronha (47,53%)
Volante: Carlos Alberto (28,86%)
Meia direita: Odilon (81,34%)
Meia esquerda: Didi Duate (60,98%)
Ponta direita: Curió (48,20%)
Ponta esquerda: Romildo (31,33%)
Centroavante: Baíca (43,46%)

Técnico: Ferdinando Teixeira (74,67%)

Do blog: Como podemos observar o torcedor conhecede  futebol, pois Ferdinando Teixeira foi campeão por onde passou. Já Souza merece todo crédito do mundo por parte do torcedor rubro!

16 Comentários para “Os melhores do Machadão”

  1. Rosemilson Silva disse:

    Pedro,
    É um verdadeiro absurdo a volta de Max para o america. Mais uma vez a Diretoria prova que está perdida nas aquisições de jogadores para formação de uma boa equipe. Max é um artista mesmo, vai passar por todos os clubes no Brasil nao consegue se firmar em nenhuma, campeão em cartões amarelo e vermelho, problemático e ninguem tem a consciencia de que ele nao joga NADA. O America contrata pela terceira vez só por causa de um gol que ele fez comtra o Atletico Mineiro e nada mais. É uma aberração. Merece mesmo está onde estar o america com as atitudes das diretorias que tem passado pelo clube. Quem está ganhando nessa historia dessa vez, com a contratação desse perna de pau? porque o américa concerteza não é. É de lascar um negócio desse pode crer!!!

  2. Gilvandro Alves disse:

    Essas pesquisas retratam mais o momento, nunca os melhores, pois escolher Nêgo com melhor lateral do Machadão é não conhecer a história do ABC no referido estádio. Só para citar alguns, jogadores de seleção brasileira, Fidélis, Sabará, Rildo, todos foram laterais do ABC e muito melhores do que o fraco Nêgo.

    No América como deixar de fora Hélcio Jacaré, um dos melhores jogadores que já pisaram no Machadão, para ficar só num nome.

    Essas pesquisas são engraçadas, talvez por isso tenha visto no Museu do Futebol no Pacaembu, Edmo Sinedino como ídolo do Alecrim Futebol Clube, uma piada.

  3. LUCIANO BERTO disse:

    Concordo com Gilvandro Alves. As pessoas analisa o momento e não todo um passado. O torcedor do América que não reconhece o trabalho que o Ferdinendo Teixeira já fez pelo América é piada de mau gosto. Não consigo deixar de fora desta seleção jogadores como Marinho Apolônio, Élcio Jacaré, Baica, Baltazar. Esse tal de Paulo Isidoro é uma piada. Vaiado várias vezes pela torcida, chegou ao nível de estirar o dedo para a torcida que pagava ele. Eu e muitos que estavam presentes naquela noite já mais esqueceremos, nota zero para ele. Antes e depois dele já passaram vários jogadores melhor do que ele que deve ser lembrado. Obrigado e um grande abraço.

  4. João Maria Alves disse:

    A Historia do machadão e desde 1972 alguns internauta não conhece realmente a historia, nego ser o melhor lateral direito e realmente piada.outras posicoes como central e quarto zagueiro esqueceram,de mario cesar,luiz,marcão,joel e sergio poti.

  5. Fco. Freire disse:

    Pelo ABC, entraria Claudio Oliveira (Zagueiro), Danilo Menezes (Meia) Reinaldo (atacante).
    Pelo amériCCCCCa, Helcio Jacaré (meia) Odélio (zagueiro) Ivanildo (ponta esquerda)n e Jangada.

    Quem escolheu essas seleções, com certeza não conhece o futebol do RN. Exemplo, como pode deixar de fora do alecrim, os jogadores Marcos Pintado e Zé Augusto e incluir Romildo e Baíca (que só conseguia ficar 20 minutos de pé).

  6. Luiz Galvão disse:

    PN,essa pesquisa estar completamente desnoteada,eu acho que foi feita por alguem que não conhece a historia de quem frequentou o finado Machadão/Castelão,,se é pra falar dos melhores da época que passaram no estadio em seu apogeu,era preciso ter mais coerencia em quem divulgou esses nomes tanto em ABC e America,talvez o Alecrim tenha sido o mais perfeito nesta desastrosa pesquisa,que ver,,vou so lembrar alguns que vi atuar e que realmente foram os melhores,,

    ABC,,,,,,
    GOLEIRO;;HÉLIO SHOW
    LATERAL D;FIDÉLIX
    ZG,CENTRAL;EDSON
    QUAT;ZG.;CLAUDIO OLIVEIRA
    LATETAL,ESQ.;MARINHO CHAGAS

    VOLANTE;MARANHÃO

    MEIESQ; DANILO MENEZES

    MEIA DIRT; ALBERI

    PONT DIRT,NOÉ SILVA
    CENTR.AVANT;SERGIO ALVES
    PONT ESQ..MORAIS

    TECNICO;NÃO TEVE UM,,,
    OBS ;SE FOSSE HOJE SERIA LEANDRO CAMPOS

    NO America tiveram grandes jogadores ,,não sei se vc lembra,,de ,,ELCIO JACARÉ,,SANTA CRUZ,,PEDRADA ,,JANGADA,,,IVAN SILVA,,,EDINHO E GARCIA QUE FORMARAM O MAIOR MEIO CAMPO QUE O MEKINHA TEVE EM TODO SEUTEMPO ATE HOJE,,,SCALA ,,MARIO BRAGA,,,OLIMPIO, IVANILDO ,,E POR AÍ VAI,,,

    OBRIGADO,,ABRAÇOS..E PARABENZ AO TIME CAMPEÃO BRASILEIRO

  7. Júnior disse:

    Pensei que ja tinha visto de tudo no futebol, mas Sousa com 100% e Alberi com 69% não dá pra entender. O grande jogador Sousa pode ter tido mais sorte que o Alberi, mas o negão era muito mais jogador, sem dúvida.

  8. Sr. Pedro, tomei a liberdade de copiar seu post e divulgá-lo no site: http://www.fortaleza.net – no link:http://www.fortaleza.net/forum/xmb/viewthread.php?tid=4848&page=2#pid194496 – que é da comunidade dos torcedores do Fortaleza,

  9. Há, e coloquei a fonte de onde foi extraído…

  10. DDELINO disse:

    ALBERI JOGOU NA SELECAO BRASILIEIRA.NO CORINTHIAS NO SAO PAULO,JOGOU NO ABC CAMPEONATO ESTADUAL.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK QUER COMPARAR E.SIM LATERAL ESQUERDO ESQUECERAM DE TECI MARCIANO,CNTROAVANTE CLAUDINHO ROBGOL VCS TAO DE BRINCADEIRA ISSO E COISA DE MARCO LOPES NAO CONHESE NADA DE FULTEBOL.

  11. DDELINO disse:

    O BENHUR QUASE NAO JOGOU NO MACHADAO COMO ELE TA NOS MELHORES DO MACHADAO E PIADA ISSO NE.

  12. FELIX disse:

    DESDE QUANDO WALISON JOGOU NO MACHADAO,VC TA DE BRINCADEIRA NE REINALDO ALELUIA LEONARDO CENTROVANTE ARTILEIRO PARA GENTE.POR ISSO NOSS FULTEBOL NAO PASSA DE GOANINHA .

  13. Gustavo Henrique disse:

    Pessoal… ISSO foi uma enquete!!!
    Foram VOTOS espontâneos!!!
    Votou quem quis!!!
    É até engraçado alguém não concordar com uma votação porque a vontade dele não foi feita!!!
    Se vc NÃO concorda.. Só LAMENTO!!!
    “Tire as calça e pise em cima…”
    Outra coisa..
    Tudo bem que, na opinião de alguns possa até ter lateral melhor que Nêgo…
    Mas daí a chamar o cara de FRACO!!!
    Com CERTEZA: ou nunca mais assistiu um jogo do ABC e não sabe nem pra que lado fica o Frasqueirão, ou REALMENTE não é ABCDISTA!!!

  14. Daniel disse:

    É Pedro Neto a torcida do américa esqueceu que na era MACHADÃO o grande téc. para eles foi o Ferdinando Teixeira, não se lembram que foi ele quem levou o américa deles a série A, é como você mesmo diz: BRINCADEIRA AMIGO, como é que pode, o Ferdinando é o melhor téc. da terra, O CARA É BOM MESMO, já provou isso aqui na terrinha e em outros Estados, nós ALECRINENSES temos muito a agrader ao Ferdinando Teixeira, principalmente nos anos 85 e 86 quando fomos BI CAMPEÕES e tivemos o direito(Dentro do campo), sem ajuda de ninguém, de disputar o Brasileirão da série A, graças a competência de Ferdinando Teixeira em formar um time FORTE na época, portando a torcida do VERDÃO sempre vai reconhecer o que Ferdinando fez pelo VERDÃO.

    OBS: Pedro Neto a torcida do américa foi muito ingrata a não escolher o téc. Ferdinando Teixeira como o melhor técnico do américa na era MACHADÃO, são ingratos memos, pois já esqueceram que foi lá no MACHADÃO que Ferdinando levou o américa deles para a série A, é Pedro Neto, é como diz o seu colega Chico Inácio: TUDO MUDOU, pois é Pedro Neto, mudaram mesmo, lá no ano de 1997 Ferdinando era o CARA, era um HERÓI, agora já esqueceram tudo isso, MUDOU TUDO e digo uma coisa: NUNCA DEVEMOS ESQUECER DE ALGUÉM QUE NOS AJUDOU DE ALGUMA FORMA, A INGRATIDÃO É UMA DAS COISAS QUE NOS MACHUCA MUITO, DÓI, MAS TUDO BEM, É A VIDA, TALVEZ EU, VOCÊ, NÓS, JÁ FIZEMOS ISSO COM OS OUTROS, CREIO QUE ISSO JÁ ACONTECE DESDE ADÃO E EVA, VEJA O EXEMPLO: DEUS ENVIOU O SEU ÚNICO FILHO(JESUS) PARA MORRER POR TODOS NÓS E SEMPRE ESTAMOS ESQUECENDO ESSE GRANDE AMOR POR NÓS, QUE DEUS(JESUS) DEMONSTROU, A SUA MISÉRICÓRDIA É MULTÍSSIMA GRANDE.

    “FERDINANDO TEIXEIRA MUITO, MAIS MUITO MESMO, OBRIGADO PELO O QUE FEZ PELO MEU ALECRIM FC”

    FERDINANDO VOCÊ AINDA VAI SER CAMPEÃO INVICTO PELO NOSSO ALECRIM FC, E POR QUE NÃO ? VOCÊS
    VÃO TER QUE NOS ENGULIR E COM OS NOSSOS BRAÇOS E PERNAS ABERTAS, FICA MAIS DIFÍCIL, NÃO ?

    Daniel

  15. Roberto - Beto disse:

    Olha esse Ferdinando Teixeira, me colocou de Meia esquerda, depois de uns cinco e seis meses de Treinamento. Eu, já era um jogador feito, treinado dois toques, (aquilo era estranho para mim, num clube profissional ficar perdendo tempo com dois toques.
    eu futebol e objetivo inteligente, como o Negrão Alberí, o meu grande ídolo do Futebol, tudo que se fizer para homenagear este imenso jogador de Futebol, Um jogador extraordinário.
    Mais há uma grande homenagem que eu já tentei, mais não obtive resposta, é as gravações dos jogos entre ABC X SANTOS(Pelé) – ABC X VASCO – ABC X CRUZEIRO(TOSTÃO) – ABC X AMÉRICA (COM QUASE 45.000. MIL PESSOAS.

    indos dos anos oitenta, mais também tem uma epoca muito boa daprtir de setenta, com o tricampeonato Mundial de futebol pelo Brasil.

    sou ABCEDISTA, mas gostaria que fosse mostrado o Gol que alberí fez contra seu antigo clube ABC, justamente pelo seu rival adversário o AMÉRICA.
    É PORQUE DURANTE O JOGO, QUANDO O MESMO PEGAVA NA BOLA E TORCIDA VAIAVA, ERA SÓ ESTAR COM A BOLA, FOI IDÍLO EM GRANDE CLUBES, ARTILHEIRO NATO, MALICIOSO, INTELIGENTE, SUTIL, CHUTE FORTE, BATE DE TRIVELHA COM AS DUIAS CANETAS.

    ESSE ERA O CARA,
    NEGÃO VOCÊ FOI MEU PELÉ.

    BETO
    Santarém

  16. Manuel Neto disse:

    Essa pesquisa não dá para entender Alberi, BOLA DE PRATA da Revista Placar 69% e Souza 100% , brincadeira pessoal essa escolha foi feita por esses garotinhos que só conhecem o Machadão da era 2000 pra cá. O melhor futebol do RN foi praticado entre 1972 até 1995, aí sim nesse período tivemos Machadão cheio, um ABC X América com 42.000 torcedores, os grandes craques, tonto no ABC quanto no América, tivemos Alberi, Maranhão, Danilo Meneses, Reinaldo, que foi parar no Santos, Noé Silva, Noé Soares, Sérgio Alves, Helio Show, Marinho Chagas, seleção Brasileira, Marinho Apolônio, Dedé de Dora, Silva, Hélcio Jacaré um dos melhores atacantes que já tivemos no Machadão, Pedrada, Ivanildo, Scala, e tantos outros que nem me lembro mais, mas os americanos votaram em Rogers, esses caras que votaram pelo América nunca viram Hélcio Jacaré jogar. Aguentamos cada uma.

Deixe seu Comentário