24 de abril de 2024
Sem categoria

Barroso apresenta queixa-crime contra ex-senador Magno Malta

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, apresentou queixa-crime contra o ex-senador Magno Malta por calúnia. Magno teria dito, em evento, que o ministro “bate em mulher”. De acordo com o Portal Migalhas, a queixa-crime foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news e das milícias digitais na Corte. O ex-senador terá 15 dias para se manifestar.

Ex-senador Magno Malta – Foto: FABIO RODRIGUES POZZEBOM – ABR

O ex-senador e pastor religioso discursou em evento de Eduardo Bolsonaro, em Campinas. Na ocasião, proferiu uma série de ataques ao STF e a seus ministros. Entre os ataques, disse que, quando Barroso passou por sabatina no Senado, respondia a processo por espancamento de mulher. Como explicamos, o mote do frustrado político era, possivelmente, uma fantasiosa ação, que não tinha qualquer fundamento.

Na queixa-crime, Barroso afirma que, mais do que ataques à sua própria honra, as declarações têm como objetivo “ato concertado para a difusão de desinformação contra o Judiciário e a promoção de atos antidemocráticos.

“O pronunciamento injurioso e calunioso não constitui ato isolado de violação à honra individual do Querelante. Como é possível extrair da integralidade da fala do ex-senador Magno Malta, bem como do contexto em que proferida, trata-se de ato concertado que revela manifestação concreta das táticas utilizadas para a operação de redes de desinformação contra o órgão de cúpula do Poder Judiciário e o Estado de Direito.”

Ministro Luís Roberto Barroso – foto reprodução

Barroso ainda afirmou que a “conduta de atingir a honra e a imagem de terceiro assumirá maior gravidade quando – como no caso em exame – for empregada deliberadamente para minar a confiança da população nas instituições democráticas, por meio de calúnia e injúria voltadas contra aqueles responsáveis pelo desempenho de atividades necessárias ao próprio funcionamento da democracia”.

Migalhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *