29 de março de 2024
Sem categoria

Cármen Lúcia e Eunício articulam saída para crise entre o Supremo e Senado

Cármen Lúcia e Eunício

O clima tenso entre o Supremo Tribunal Federal e o Senado agravado com a decisão da primeira turma de afastar e recolhimento domiciliar do senador Aécio Neves (PSDB-MG)  levou a presidente do STF, Cármen Lúcia, e o presidente do Senado, Eunício Oliveira, a articularem uma saída para o caso.

De acordo com o Portal Jota, as tratativas entre os dois começaram na noite de quarta-feira, quando se falaram por telefone minutos depois de o ministro Marco Aurélio Mello determinar a notificação do Senado da decisão tomada pelo colegiado. Carmen Lúcia e Eunício acertaram que agiriam para baixar a temperatura da crise enquanto tentam costurar uma solução. A ideia era evitar que ganhasse fôlego a tese de choque entre as instituições.

Com isso, Eunício conseguiu adiar para a próxima semana uma votação no plenário do Senado sobre a decisão da corte que suspendeu o tucano das atividades parlamentares e o proibiu de sair de casa de noite.

Cármen Lúcia tentou minimizar a crise dizendo: “Estamos na boa [relação com o Senado]. Calma. O fim do direito é a paz, a finalidade do direito é a paz. Nós construímos a paz”, disse a ministra. “Se Deus quiser, será breve [o julgamento da ação. Seria muito bom ser julgada essa ação prontamente”.

“Cármen e Eunício, segundo interlocutores, avaliam que ainda não há uma solução pronta e que o ideal seria ganhar tempo para recolocar a conversa nos trilhos”, afirma o jornalista Márcio Falcão do Portal.

Márcio Falcão – De Brasília

JOTA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *