25 de abril de 2024
Sem categoria

Eleição OAB/RN: Advogada Elizângela Fernandes encabeça movimento Por uma Ordem Progressista

WhatsApp Image 2021-09-17 at 18.13.25

A advogada Elisângela Fernandes, atualmente conselheira da OAB-RN, membro da Comissão de Acompanhamento do Coronavírus e seus Impactos, entrou na corrida pelo cargo de presidente da Seccional do RN. Conhecida por fazer parte de uma ala formada por esquerdistas, Elizângela chega encabeçando o movimento Por uma Ordem Progressista. Confira a entrevista que a pré-candidata concedeu à coluna Poder Judiciário.
(foto advogada Elisângela Fernandes)

Por que decidiu ser candidata?
A definição do meu nome como pré-candidata a presidente da OAB-RN foi o desfecho de um processo coletivo das advogadas e dos advogados que se identificam com uma pauta comum e compõem o movimento Por uma Ordem Progressista. Conversamos com as pré-candidaturas até então postas para saber qual o grau de comprometimento com as premissas por nós defendidas e decidimos seguir de forma independente. Primeiro criamos nossa carta programática, convocamos aqueles que queriam compor conosco e, só então, começamos a discutir qual seria o nome a nos representar. Estou na OAB desde 2010, passei por diversas comissões, representei a instituição em comissões estaduais e municipais importantes e fico honrada que colegas me tenham como referência dentro da instituição, sendo reconhecida como uma das conselheiras mais atuantes.

Quais as bandeiras e diferenciais em relação às demais candidaturas?
Nós, que integramos o movimento Por uma Ordem Progressista, estamos na OAB há bastante tempo, somos responsáveis pela maioria das proposições que fortalecem a advocacia e pelos movimentos que tornam a instituição dinâmica dentro dos seus trabalhos. Falamos sobre aquilo que verdadeiramente conhecemos. As nossas bandeiras refletem o juramento que fazemos de compromisso com a ética e independência necessária para o nosso mister, além de defesa da justiça social, boa aplicação das leis, rápida administração da justiça e fortalecimento da democracia, da OAB, das instituições jurídicas e das prerrogativas da advocacia. Entendemos que a OAB precisa atuar em prol do fortalecimento da advocacia, defender a qualidade de vida do advogado e da advogada e uma remuneração digna para a categoria, sem perder de vista que quando a OAB atua em prol de uma sociedade mais justa, ela atua em defesa da advocacia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *