29 de março de 2024
Sem categoria

Ministro aposentado do STJ José Augusto Delgado morre aos 83 anos

JOSÉ AUGUSTO DELGADO

 

E com pesar que comunicamos o falecimento do ministro aposentado José Augusto Delgado. O potiguar, natural de São José de Campestre/RN, deixou nesta quarta-feira(08), a esposa Zezé e os três filhos: o juiz federal Magnus Augusto, Liane e Ângelo. O magistrado foi empossado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 1995 e aposentou-se em junho de 2008. Delgado é irmão da advogada Fátima Delgado, casada com o sub-procurador da República aposentado Eduardo Nobre.
“O passar dos anos nos ensina a ver sem espanto o fluir natural da vida e a partida dos amigos. Hoje, no entanto, é com um sentimento de dor que me despeço do grande potiguar José Delgado. Delgado foi juiz a vida toda. Honrou a magistratura potiguar, depois a magistratura federal exercendo com excelência essa vocação que lhe deu a sua personalidade prudente e tranquila à qual se juntaram ao longo do tempo o raciocínio afiado e a experiência. Três requisitos essenciais para quem abraça a judicatura”, disse o advogado Eduardo Nobre. O cunhado lembra que Delgado exerceu em paralelo a carreira do magistério e a vocação de escritor, que lhe levaram a estar sempre preocupado com a segurança jurídica, diante da imprevisibilidade das decisões, e a buscar tornar as leis mais ideias do que reais. Eduardo Nobre se despede dizendo: “Vai Delgado, ficam suas ideias, reflexões e ensinamentos para os jovens que insistem em fazer prevalecer a justiça neste país”.

 

A Justiça Federal do RN emitiu uma nota externando luto pelo falecimento do ministro José Augusto Delgado.

Nota da Justiça Federal no Rio Grande do Norte:

A Justiça Federal no Rio Grande do Norte externa todo seu luto pelo falecimento do inesquecível ministro José Augusto Delgado. Um jurista que marcou a história do Judiciário Federal potiguar, de onde foi um dos primeiros juízes.

O ministro Delgado, como era carinhosamente chamado por todos, sempre esteve presente no nosso dia a dia, mesmo após ter alçado os voos ímpares na carreira de judicatura, como desembargador e depois como ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Foi um professor na forma mais completa do termo. Mestre nas lições profissionais, exemplo de homem honrado, estudioso e cidadão comprometido com a causa do Direito. Nosso Ministro Delgado escreveu uma história irretocável e de grandes legados.

Neste momento da sua partida, choramos todos nós. Sentimo-nos órfãos do nosso ministro, que deixa muita saudade

Em nome do Juiz Federal Magnus Augusto Costa Delgado, seu filho, externamos nossas condolências ao seus familiares e amigos.

O ministro Delgado permanecerá entre nós, com tudo que aprendemos com ele e que reproduzimos como referência de inesquecível jurista.

Natal, 9  de setembro de 2021

Juízes Federais, Servidores, Mediadores, Conciliadores, Residentes e Estagiários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *