28 de março de 2024
Sem categoria

Projeto de lei quer liberar consórcio entre escritórios de advocacia

ad

Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados que liberar consórcio entre escritórios de advocacia com registro na Ordem dos Advogados do Brasil. O PL 3.716/19, de autoria da deputada federal Professora Dorinha Rezende (DEM-TO), acrescenta três incisos no artigo 15 do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94), que trata de sociedades de advogados.

O texto define que somente poderá formar um consórcio a sociedade que tiver os registros dos atos aprovados pelo conselho seccional da OAB do estado em que a empresa tenha sede. Atualmente, advogados podem reunir-se em sociedade simples de prestação de serviços ou sociedade unipessoal de advocacia.

A deputada justifica que hoje os escritórios se dividem duas frentes: os especialistas na aplicação do direito material e direito consultivo, e aqueles com atuação restrita no âmbito judicial. No primeiro caso, segundo a deputada, há bitributação dos serviços que onera o cliente. Ela argumenta que as relações são informais e prejudicam a transparência.

“Os escritórios poderão firmar ostensivamente laços de cooperação, sem prejuízos aos clientes, com a máxima transparência. Do mesmo modo, nos termos do consórcio, poderão limitar a responsabilidade da cooperação, dando pleno conhecimento das relações sempre que necessário”, diz a deputada no PL.

Conjur

One thought on “Projeto de lei quer liberar consórcio entre escritórios de advocacia

  • ex vice presidente oab rn marisa rodrigues almeida diogenes não tem moral ética pra ser desembargadora do TRT 21 RN ela é cara de pau de verdade
    é advogado de zita maria dantas onde a mesma não tem documentos legais de adoção dilapida o inventario do ex deputado francisco serafico dantas de forma criminosa sem respeita a lei n°0012307.54-2000.8.20.0001 Vara 8° de sucessoes de natal rn até o IPTU ela tem colocado varios nome como contribuinte fora a falsificação de documentos publico o luga dela é cadeia não trt rn nos precisamos de des com moral que respeite a lei os direitos não de bandida do colarinho branco.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *