maxresdefault

A harmonização de vinhos é uma das principais práticas dos enófilos: quem gosta da bebida sabe da importância de encontrar a sintonia perfeita entre vinho e culinária – o que não é uma prática tão simples assim. Conhecida como enogastronomia, para chegar no equilíbrio ideal o praticante deve levar em conta uma série de características que envolvem tanto o rótulo quanto o prato escolhido.

Foi com o intuito de tornar essa prática mais acessível que a Eniwine criou o Eniwine Dinner, série online que auxilia na escolha dos melhores vinhos com os pratos ideais para cada tipo de rótulo. A Eniwine é uma plataforma online que reúne diversos serviços para os amantes de vinho, entre eles uma vitrine completa com mais de mil opções de rótulos disponíveis com preços especiais para quem é membro do clube. Além de fomentar a cultura do vinho no Brasil, a Eniwine também auxilia os enófilos, tanto os iniciantes quanto os mais experientes, a descobrirem novas combinações com a bebida.

“O Eniwine Dinner é para quem quer entender um pouco mais sobre harmonização. Nosso intuito é levar informações sobre inúmeras possibilidades de pratos e vinhos e também incentivar o espectador a testar e experimentar sozinho novas combinações”, afirma Marcelo Abrileri, fundador e idealizador da marca.

Toda semana Marcelo visita um restaurante da capital paulista e, junto ao sommelier da Eniwine, experimenta o principal prato da casa com o rótulo escolhido pelo profissional. Segundo Abrileri, a harmonização deve levar em conta outros fatores que vão além do prato e da bebida, como a escolha do próprio restaurante, por exemplo. “Tudo deve ser analisado nos mínimos detalhes: o local, a companhia, a ocasião, o horário que o prato é servido. Todo o contexto pode interferir diretamente na harmonização”, ele explica.

Outras características analisadas na harmonização são as informações de produção do vinho, como a safra, região produtora, método de produção, temperatura, etc.; e no caso do prato deve-se levar em consideração aspectos como textura da comida, tempero, frescor, temperatura, entre outros, sem esquecer dos ingredientes utilizados.

Marcelo e sua equipe já visitaram diversos estabelecimentos da cidade de São Paulo que incluem restaurantes, pizzarias e bares. Os rótulos utilizados durante as experiências gastronômicas podem ser encontrados na vitrine da Eniwine (sempre com condições exclusivas para associados). Ao todo, a série Eniwine Dinner já possui 19 episódios disponíveis no YouTube com harmonizações que vão do clássico ao inusitado.

“O bacana dessa série é desmistificar a ideia de que vinho só combina com pratos sofisticados, o que não é verdade. Estivemos em um bar de São Paulo que nos serviu dadinho de tapioca com queijo meia cura e chutney de tomate. A escolha para harmonizar com o petisco foi um espumante Delmas Passion Brut, um Cremant de Limoux francês de alta acidez e aroma marcante de frutas cítricas, foi o casamento perfeito!”, diz Marcelo, que garante não haver regras para atingir o equilíbrio entre vinho e prato escolhido: “O importante é se divertir e fazer novas descobertas”.

Eniwine Dinner

Episódios: https://www.youtube.com/channel/UCYyv5iZ7efBXopWXgC0iG3Q

Comentários do Facebook

Deixe um comentário